Menu
Your Cart

Roteiro curricular básico (rcb): uma proposta interdisciplinar da àrea de ciências da natureza para o ensino médio a partir de "situação de estudo"

Roteiro curricular básico (rcb): uma proposta interdisciplinar da àrea de ciências da natureza para o ensino médio a partir de
Roteiro curricular básico (rcb): uma proposta interdisciplinar da àrea de ciências da natureza para o ensino médio a partir de "situação de estudo"

Autor: Ritter, Jaqueline

Editora: Appris Editora

Idioma: por
Ano: 2020
Idioma: por

R$ 57,00

Frete Grátis Brasil

Prazo de entrega:

Sul e Sudeste de 5 a 7 dias

Centro-Oeste, Norte e Nordeste de 10 a 15 dias

Este livro é a expressão do que seja "a atividade", no sentido de Leontiv, de professores que decidem pesquisar sua própria prática curricular, não sem antes assumir o protagonismo da produção e desenvolvimento curricular do que se denominou na legislação brasileira de "organização temática". E é diante do inacabamento que envolve toda prática da humana docência que ousamos apresentar nesta obra três "Situações de Estudo" (SE) como modo de organização curricular temática para o primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio, etapa final da educação básica. São produções de professores da área de Ciências da Natureza (CN) da escola de educação básica em parceria colaborativa com um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Rio Grande (Furg). O Grupo de Educação Química na produção curricular em CN (GEQPC) tem como objetivo subsidiar teórica e metodologicamente os professores na produção de currículo interdisciplinar e contextualizado em forma de "tríades" formativas envolvendo a parceria universidade e escola por meio da pesquisa-ação colaborativa. Essas tríades envolvem alunos da graduação e seus professores, bem como pós-graduandos e professores da escola que atuam nas disciplinas/áreas de Física, Química e Biologia. Assim, este livro nada mais é do que a expressão desse movimento formativo e colaborativo em prol de um currículo produzido no coletivo e na área de conhecimento visando a inserir temas de relevância social com potencial de "significar conceitos" interligados de química, física e biologia. Assim, apresenta-se a SE televisão, presença constante no cotidiano vivido; a influência das águas de superfície no padrão e qualidade de vida; e matrizes energéticas um mundo de transformações; que foram produzidas pensando no currículo do 1º, 2º e 3º ano, respectivamente. Não se trata de uma sequência de aulas, mas de um texto narrativo, descritivo e reflexivo denominado Roteiro Curricular Básico ou RCB, que manifesta a "atividade docente" de produção curricular e reflexão por meio da pesquisa quando se decide dialogar com um tema e suas problemáticas por meio/mediação da "significação conceitual". Para tanto, seguimos os aportes da abordagem histórico-cultural de Vigotski e seus contemporâneos para o desenvolvimento das capacidades humanas, docentes e discentes. Boa leitura!

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.
Etiquetas: Ritter, Jaqueline