Romance de autor russo que permaneceu mais de setenta anos censurado guarda semelhança com distopias literárias de Kafka e antecipa temas tratados por Hannah Arendt
Escrito em 1923 pelo russo Vladímir Zazúbrin (1895-1937), Lasca só veio a público em 1989, graças às reformas liberalizantes da glásnos..
Escrito em 1923 pelo russo Vladímir Zazúbrin (1895-1937), Lasca só veio a público em 1989, graças às reformas liberalizantes da glásnost de Mikhail Gorbatchov. Com isso, seu período de proibição tácita quase coincidiu com a existência oficial da União Soviética (1922-1991). Nada mais s..
Este livro possui grande alcance para quem se interessa por relações internacionais e ciência política — seja estudante ou profissional —, ao revelar os caminhos percorridos pela nação russa, desde a sua formação no século IX até os presentes dias, culminando no controle exercido há duas décadas por..
A invocação de Nabokov traz à tona uma série de lembranças sutis, e tornam este livro uma das autobiografias mais originais e marcantes da literatura contemporânea. Por meio das lentes de Nabokov - que reforçam a cor de cada uma de suas lembranças e distorcem a passagem do tempo - vemos o despertar ..
Neste volume, Vladimir Safatle discute a gênese do conceito de dever na filosofia moderna focando, para isto, em problemas ligados ao desenvolvimento da noção de autonomia. A partir do recurso à psicanálise e a certas críticas do formalismo moral, o livro procura mostrar as limitações de um conceito..
O número de pessoas obesas tem aumentado em todas as partes do mundo nas últimas décadas e a prevalência da doença em crianças chama a atenção pelo rápido crescimento. Dentre os vários fatores que causam a obesidade, o ambiente tem sido cada vez mais estudado e as relações familiares constituem um a..
Polêmico, irônico e tocante, este romance narra o amor obsessivo de Humbert Humbert, um cínico intelectual de meia-idade, por Dolores Haze, Lolita, 12 anos, uma ninfeta que inflama suas loucuras e seus desejos mais agudos. Através da voz de Humbert Humbert, o leitor nunca sabe ao certo quem é a caça..
Em O músico cego, sua obra mais conhecida, Vladimir Korolenko (1853–1921) conta a história de Piótr Popélski, garoto que nasce sem enxergar. A novela mostra a trajetória do menino, suas sensações e reações, entre a luz e a escuridão, e sua sensibilidade e aptidão em relação à música. A narrativa, de..
Para Jankélévitch, a filosofia moral - que é o primeiro problema da filosofia - se apresenta ao pensador que se aventurar a pensar a moral como o cúmulo da ambigüidade e do inapreensível. Ao invés de apresentar mais um tratado de filosofia moral, o autor extrai e expõe a infinita cadeia de contrad..
O alfabeto deste livro não segue uma ordenação típica. Em vez disso, ele percorre um caminho de colisões, da escrita do que se entrega só como espanto e impacto. Trata-se de uma amostra da vasta produção de Vladimir Safatle, feita de fragmentos, suas “escritas em farrapos” que misturam as muitas fac..
O livro Tanatomusicologia: música, espiritualidade e cuidado no fim da vida é um convite para apreciarmos, com outro olhar, o espetáculo da vida, conscientes de que ele encerra-se com a morte. Na obra, podemos reconhecer a importância da música como recurso de cuidado em diferentes contextos, bem co..
Este é um livro sobre memória, amor e literatura. Considerado por Vladimir Nabokov sua melhor obra escrita em russo — ele mesmo revisaria sua tradução para o inglês, décadas depois —, O dom condensa, com extrema virtuose estilística, o melhor de sua produção no período.
Ele capta, com riqueza de det..
Primeiro romance escrito em inglês por Vladimir Nabokov, "A verdadeira vida de Sebastian Knight" é um dos livros mais impressionantes — e menos conhecidos — do autor. Ao criar uma paródia de uma narrativa policial — com suas pistas, reviravoltas e suspense —, ele constrói um impressionante relato so..
Os livros Em má companhia – memórias de infância de um amigo meu e O músico cego, que compõem esta caixa, são essenciais para conhecer melhor a obra de Vladimir Korolenko (1853–1921), considerado por Liev Tolstói “um dos principais contistas da literatura de língua russa” e comparado a Charles Dicke..
Esta obra tem como objetivo descrever um modelo que identifica e analisa os focos de febre amarela no Brasil por meio da mídia social Twitter. No livro, a febre amarela é abordada num contexto histório e epidemiológico, até os anos mais recentes dessa epidemia. Utilizamos a mídia social Twitter para..
O Olho é o quarto romance de um dos mais importantes autores do século XX. Publicado originalmente em 1930, quando Nabokov vivia em Berlim e ainda escrevia em russo, foi traduzido por ele e pelo filho, Dmitri, e relançado nos EUA em 1965. Nabokov cria uma narrativa inovadora ao se colocar na pele de..
Ada ou ardor é um dos romances mais ambiciosos de Vladimir Nabokov. Com uma narrativa de fôlego, carregada de lirismo, o autor arquiteta uma história complexa e fluida, que nos leva através das lembranças de Van Veen em sua tentativa de reconstruir a história de amor que viveu com a prima, Ada. Ad..
Em má companhia – memórias de infância de um amigo meu é um dos livros essenciais para conhecer melhor a obra de Vladimir Korolenko (1853–1921), considerado por Liev Tolstói “um dos principais contistas da literatura de língua russa” e comparado a Charles Dickens pelo crítico Otto Maria Carpeaux.
Ko..
Indignado com as acusações de que sua espécie é a responsável pela pandemia de covid-19, além de outras doenças, Morceguito, um morcego que mora numa caverna na China, fez um desabafo, mostrando como esses animais são importantes para o ecossistema, como vivem, como se alimentam. Ele afirma que as d..
Internado num hospital na Suíça, em 1977, Vladimir Nabokov deixou instruções a seus herdeiros para que destruíssem as fichas catalográficas que formavam o manuscrito de O original de Laura. Mas sua mulher, Véra, não conseguia pensar na ideia de destruir seu último trabalho. E o destino das fichas fo..
Escritos entre os anos 1920 e 1950, os 68 contos selecionados para Contos reunidos, de Vladimir Nabokov - sendo boa parte traduzida pela primeira vez no Brasil -, mostram toda a riqueza imaginativa do escritor russo, sua inventividade estilística e a ironia que o colocam entre os grandes escritores ..
O 'Curso de Filosofia Moral' de Vladimir Jankélévitch foi originalmente ministrado na Universidade Livre de Bruxelas em 1962. Nele Jankélévitch mostra-se muito didático e não hesita em fazer referências precisas e numerosas à história da filosofia. Nem por isso abandona seus temas prediletos. A sing..