O livro Uma atriz em cultivo pelas artes marciais traz um novo olhar sobre as artes marciais no contexto do treinamento de atrizes e atores de teatro. Praticante e instrutora de Kung Fu e Tai Chi Chuan, a autora-atriz propõe um mergulho na Cosmologia, na corporeidade e na ética da arte marcial, vive..
Débora Seabra é uma pessoa com plena consciência da grandiosa missão do professor: participar da educação de uma criança é coisa séria e não há ninguém mais habilitado para falar de inclusão social, superação de preconceitos, generosidade e tolerância do que ela. Débora experimenta isso diariamente...
A democracia tem passado por profundas mudanças na última década. As referências a essas mudanças mediante novos termos como “morte da democracia”, “crise da democracia”, “desdemocratização”, “autoritarismo furtivo”, “populismo autoritário”, “democracias iliberais”, “regressão democrática”, entre ou..
Mãos Solidárias é um grupo de mulheres que se reúnem semanalmente para a realização de trabalhos artesanais como costura, bordado, crochê, pintura, entre outros. Os artigos produzidos por elas são vendidos e a renda obtida é doada a entidades assistenciais. Esta obra encontra em Martin Heidegger um ..
Este livro dedica-se a abordar a admirável trajetória histórica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e de duas gerações de militantes da região Sul do Brasil que, a partir de meados da década de 1980, foram para o Nordeste, onde ajudaram a estruturar esse movimento social. Alguns de..
A voz silenciada de trabalhadores da saúde: potencialidade a ser resgatada destina-se a gestores, educadores, trabalhadores e estudantes comprometidos com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. É produto de pesquisa seriamente conduzida por Débora, que se propõe a trazer para a cena a voz habit..
Neste volume, Débora Morato Pinto analisa e expõe com clareza o modo como, na Modernidade, o tema da consciência é majoritariamente concebido em termos de rememoração, e investiga a novidade de Henri Bergson ao associar a consciência à memória e à vida, sem fazer dela uma coisa entre outras coisas, ..
Em 2 de agosto de 2017 vivenciamos um fato histórico: o Dia da Sobrecarga da Terra. Passamos a viver no vermelho, com saldo negativo em relação aos recursos naturais de que dispomos no planeta. Preocupados com a sustentabilidade da Terra, doutores, mestres, professores, especialistas e alunos reunir..
O livro Além do “era uma vez”... professores de um novo tempo traz um diálogo entre obras da Literatura Infanto-Juvenil e teorias, que culminam em uma Educação sonhada para o novo século que já adentramos.Sobre professores muito maluquinhos, professores ao contrário, que tinham ideias visionárias pa..
Paola, uma menina muito criativa, foi desafiada por sua mãe a brincar com uma folha de papel. A menina dobrou a folha de papel, brincou e acabou embarcando em uma grande aventura no mar da imaginação, misturando sua ancestralidade afro-brasileira e indígena. Viu a canoa da bisavó, o trabalho de seu ..
Com princípios da educação popular, que, atrelada aos movimentos sociais, insere-se nas relações de poder, na luta contra a ordem hegemônica elitista instalada na sociedade em que vivemos, Pedagogia da Terra: as mulheres da Reforma Agrária na Educação traz uma pesquisa pautada na atuação de pedagoga..
Nas entrelinhas deste livro, intitulado As crianças no Jardim Botânico: um encontro com a Ciência, será encontrada uma análise da relação existente entre as crianças e a ciência, fazendo um diálogo com a sociologia da infância e suas interações com o espaço não formal. Parte-se do pressuposto de que..
Os dois volumes de O Trágico, o Sublime e a Melancolia são um desdobramento do 12º Congresso Internacional de Estética, realizado em Belo Horizonte em 2015, e reúne artigos produzidos por pesquisadores muito diversos, seja do ponto de vista geracional, seja do ponto de vista da abordagem, nos mostra..
Um dos mais evidentes ganhos da literatura é a possibilidade de tomarmos contato com a diversidade, significada pelas múltiplas percepções da vida, e isso é particularmente visível numa antologia de ficcionistas. No caso, são ficcionistas que passaram por uma experiência comum de oficina de criação ..
Políticas e Poéticas Audiovisuais: diálogos sobre Cinema e Educação reúne artigos de pesquisadores que, a partir de diferentes campos de saber e de perspectivas teórico-metodológicas distintas, vêm pesquisando sobre cinema e/ou realizando filmes em diálogo com o campo da Educação. Ao propor uma refl..
O Livro Direitos sociais: reflexões e desdobramentos, volume 2 propõe-se a fazer uma análise dos direitos sociais no paradigma constitucional brasileiro contemporâneo. Composto por artigos que perpassam pelas searas jurídicas constitucional, trabalhista e penal, a obra tem por objetivo refletir sobr..
Os dois volumes de O Trágico, o Sublime e a Melancolia são um desdobramento do 12º Congresso Internacional de Estética, realizado em Belo Horizonte em 2015, e reúne artigos produzidos por pesquisadores muito diversos, seja do ponto de vista geracional, seja do ponto de vista da abordagem, nos mostra..
No inverno de 2017 um encontro entre Editora Zouk e Casa da Mãe Joanna germinou a criação de um livro de contos inéditos escritos por mulheres.
A certeza de que escritoras talentosas estavam espalhadas pelo País, e que era uma questão de encontrá-las, nos fez lançar um concurso convidando autoras a ..
O livro Relação entre a universidade pública e a rede municipal de educação: uma experiência formativa foi construído no decurso de mais uma edição do Curso de Especialização em Gestão Educacional (Cege), modalidade pós-graduação lato sensu, ocorrido de agosto de 2013 a julho de 2015. Contou com a p..
O livro Educação infantil: pelas crianças do Brasil é a expressão viva do amor e zelo pela educação infantil e traz em suas páginas uma riquíssima trajetória carregada de questionamentos sobre a criança, sua singularidade, suas necessidades, suas potencialidades e a arte de ensinar e aprender – como..