As idéias de Voltaire se desenvolveram em todas as direções e parecem cada dia mais atuais. Para ele, a filosofia era mais uma atitude do espírito, mais um meio de combate, uma concepção de vida, que um sistema. Este volume vem somar-se aos demais da série ''Voltaire vive'' para projetar sobre os pr..
Nas páginas desta pequena, notável obra de história antiga, o exagerado, o monstruoso encontra em Voltaire um prudente, sensato cético, desde o título, inspirado no filósofo grego Pírron de Elis. O filósofo iluminista ataca aqui todas as autoridadeshistóricas aceitas de olhos fechados na sua época: ..
Neste volume, cuja publicação na forma como está é inédita, Voltaire aplica a filosofia à história, reconstituindo, sob o fluxo dos acontecimentos políticos, a história da mente humana. A filosofia da história traz a introdução do filósofo para seu Ensaio sobre os costumes, apresenta ainda dois verb..
Voltaire é e será sempre atual, porque haverá sempre superstição, fanatismo, intolerância, injustiça, simonia, milagres, tolice. Nas obras de Voltaire, a revolução. É preciso lê-lo...
Cândido foi publicado no início de 1759 sem indicação do nome do autor, obtendo imediatamente um sucesso prodigioso. Ninguém duvidou de que o autor fosse Voltaire. Naquele mesmo ano, mais de vinte edições saíram na França e várias traduções apareceram na Inglaterra e na Itália. Os governos tentaram ..
'O Tratado sobre a tolerância', de Voltaire, foi redigido em 1762 e teve como origem o famoso caso Jean Calas. Neste episódio Voltaire encontrou uma vez mais a oportunidade para encetar um novo combate pela liberdade. Esta lição de universidade, que continua válida ainda em nossos dias, é um magnífi..
Este Dicionário filosófico é formado por breves ensaios – organizados em ordem alfabética – que reúnem o essencial das ideias filosóficas, morais, políticas e religiosas de Voltaire. Uma obra de humor sarcástico, que apresenta uma análise brilhante e cáustica das convenções sociais e religiosas que ..
Este livro apresenta uma coletânea de textos de Voltaire que tratam do que hoje chamaríamos de crítica da cultura ou crítica dos costumes. Os objetos desses textos são variados e vão da política à literatura, da religião à arte, da moral à cultura. Como bom filósofo iluminista, Voltaire sempre toca ..