O livro Intersecções Discursivas em Alice Vaz de Melo: literatura, história e memória faz um estudo dos traços memorialísticos presentes nos escritos da referida autora e destaca a complexidade de tais textos por sua riqueza em aspectos histórico-identitários. Para tal abordagem, a obra encontra-se ..
O livro é legítima a pena privativa de liberdade? traz-nos a reflexão da pena privativa de liberdade, largamente utilizada no sistema brasileiro. é legítima? Não colide com o direito fundamental de liberdade de locomoção? Não fere o princípio da dignidade humana? Na obra, a autora analisa o históric..
Por meio de uma animação visual, crianças de 6 a 10 anos foram convidadas a dialogar com uma personagem de outra galáxia, explicando como é a escola e do que gostam ou não nela. Em suas narrativas encontram-se os fatores de encanto e desencanto na escola, e a partir dessa escuta as pesquisadoras tra..
O livro analisa o modo como homens e mulheres reclusos lidam com as oportunidades de educação oferecidas pelo sistema penitenciário. A autora, que atua como psicóloga no sistema prisional, ao aproximar-se das ações educativas oferecidas nas escolas das unidades prisionais, reconheceu a importância d..
Quando e como foi criado o primeiro curso de Jornalismo no Brasil? O que motivou essa iniciativa? Como ela se refletiu na prática jornalística brasileira? Essas e outras questões a elas relacionadas são apresentadas pelo livro Cásper Líbero e a Modernização do Jornalismo Brasileiro. A obra analisa o..
O livro A escrita e a leitura no ensino fundamental: espaço para a produção de autoria foi produzido para professores, pesquisadores e interessados no ensino e na compreensão da Língua Portuguesa. A obra trata de questões relacionadas à produção do relatório de campo, e além disso, dá condições para..
Com o título Olhares e narrativas: público do Museu Oscar Niemeyer, o que se revela para o leitor, como quem observa a imagem multifacetada do "caleidoscópio" por meio de diferentes olhares e suas narrativas, é que a representatividade do Museu Oscar Niemeyer – MON está condicionada à ação do Poder..
Em Burnout: a doença que não existe, o autor faz uma análise crítica detalhada da noção de burnout, sobretudo quanto à afirmação de que se trata de uma doença, patologia, moléstia, enfermidade ou síndrome, conforme terminologia usada pelos autores da área. Cita inúmeros argumentos que evidenciam as ..
Toxicologia aquática com microcrustáceos é uma obra na qual o leitor terá uma visão sobre o cultivo, manutenção de organismos e elaboração de ensaios de toxicidade aguda, crônica e transgeracional para estudos toxicológicos com águas e efluentes. Considerando a diversidade de possibilidades de ensai..
O livro Cinelândia: narrativas sem fim de um território carioca parte do pressuposto de que determinados lugares da cidade constituem-se enquanto territórios de socialidade e influenciam o processo de subjetivação das pessoas que neles convivem. Propõe-se o conceito de território de socialidade, ist..