Alfaguara dá sequência ao relançamento das obras do consagrado escritor peruano Mario Vargas Llosa, um dos principais expoentes do realismo fantástico, ao lançar Os cadernos de dom Rigoberto. Os cadernos de dom Rigoberto é um livro arrebatador sobre a arte de amar, em suas formas mais variadas e pro..
Diariamente, ao se preparar para ir à escola, Fonchito vê de sua casa um homem sentado no banco do parque, contemplando o mar. Intrigado, resolve ir ao seu encontro e perguntar o que ele procura ali, todas as manhãs. O velhinho, com um sorriso nos lábios, decide compartilhar com Fonchito uma históri..
A festa do Bode é um dos romances mais importantes de Mario Vargas Llosa. Com uma pesquisa histórica rigorosa e uma preocupação flaubertiana pelos detalhes, ele recria uma República Dominicana de meados do século XX para recontar a história do general Rafael Leonidas Trujillo Molina - o "Bode" - e a..
A jornada de um homem que sonhou com um país unido pela música e enlouqueceu na tentativa de escrever o livro perfeito. Do autor vencedor do Prêmio Nobel de Literatura.
Toño Azpilcueta vive pela música tradicional peruana, e é, sem sombra de dúvida, a maior autoridade sobre o assunto no país. No ent..
Em um volume único, a Alfaguara reúne dois livros fundamentais na obra de Vargas Llosa: Os chefes, seu primeiro livro, publicado em 1959, reúne seis contos sobre desafios, provações e morte; Os filhotes, de 1967, é uma novela de impacto sobre o difícil amadurecimento de garotos na Lima dos anos 1950..
Este é um dos livros mais importantes de Mario Vargas Llosa, um épico latino-americano em que ele reconta a Guerra de Canudos - conflito que está entre os mais dramáticos da história do Brasil -, com toda a genialidade que o consagrou como um dos grandes autores de língua espanhola da atualidade. A ..
Vargas Llosa cria um contraponto perfeito entre o amor e a inocência, inspirado em situações da sua própria vida. O peruano revela no livro a volúpia da quarentona Dona Lucrecia, casada com Rigoberto e madrasta de Fonchito, com quem acabará se envolvendo. Reflexões sobre a felicidade, suas motivaçõe..
Tempos ásperos é uma história das conspirações internacionais durante os anos mais críticos da Guerra Fria. O romance do prêmio Nobel Vargas Llosa é um vibrante relato histórico sobre o golpe que mudou o destino da Guatemala e de toda a América Latina nos anos 1950. Suas disputas, traições e mentira..
A amizade de Marisa e Chabela se transforma quando, presas tarde da noite na casa de uma delas, as duas se veem sozinhas, deitam-se na mesma cama e, sem conseguir dormir, dão asas aos seus mais reprimidos desejos. Quique e Luciano, seus maridos e amigos de longa data, são empresários peruanos de suc..
Nesta edição especial, o selo Alfaguara publica, pela primeira vez no Brasil, a novela Os filhotes, de Mario Vargas Llosa, com imagens do fotógrafo catalão Xavier Miserachs. Lançado originalmente na Espanha em 1967, o livro fazia parte da coleção Palabra e Imagen, criada no início da década de 1960 ..
Felícito Yanaqué é o dono de uma empresa de transportes no norte peruano. Um dia, antes de ir ao trabalho, se surpreende ao encontrar uma carta anônima presa à porta de sua casa. Sua família e sua empresa serão protegidas, diz o texto, mediante um pagamento mensal. Como assinatura, uma sinistra aran..
Mario Vargas Llosa mescla memória e erudição para falar de um autor essencial para a arte do romance: Gustave Flaubert. Vargas Llosa não fala apenas "por que Madame Bovary remexeu camadas tão profundas do meu ser, por que me deu o que outras histórias não conseguiram me dar", fala também das circuns..
Publicado pela primeira vez em 1977, Tia Julia e o escrevinhador é uma das obras mais criativas de Mario Vargas Llosa. Neste romance de cunho autobiográfico, o autor conta a história de Varguitas, um jovem peruano de 18 anos, que vive com os avós na Lima dos anos 50. Varguitas, que trabalha para um..
Segundo romance de Vargas Llosa, A Casa Verde é, também, um de seus livros mais ambiciosos. Nele, o autor de Travessuras da menina má entrelaça a voz de diferentes personagens para narrar a história de um prostíbulo montado perto de uma das cidades mais isoladas do Peru, mudando a rotina de seus hab..
Publicado originalmente em 1969, Conversa no Catedral é um dos livros mais importantes do autor Prêmio Nobel Vargas Llosa e um dos romances mais poderosos da ficção latino-americana na segunda metade do século XX. Estamos no Peru, em meados dos anos 1960. Zavalita, jornalista e filho de uma família..
Publicada em 1974 e adaptada para o cinema, "Pantaleão e as visitadoras" é uma das obras mais populares e divertidas de Mario Vargas Llosa. Pantaleão Pantoja, um capitão recém-promovido do exército, recebe uma missão inesperada: criar um serviço de prostitutas para as Forças Armadas do Peru isoladas..
Quem foi Victor Hugo? Mario Vargas Llosa mergulha no romance Os miseráveis pela perspectiva do leitor agudo, do entusiasta, do criador que conhece os meandros para se erguer um grande livro. E descobre, assim, os mecanismos secretos que impulsionaram o escritor ícone do romantismo francês, nascido e..
Em Lituma nos Andes, o vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 2010 revela um mundo dominado pelas superstições e guiado pelos instintos. No livro, o cabo Lituma e seu ajudante Tomás empreendem uma viagem a um vilarejo desolado na região dos Andes. O objetivo da polícia peruana é investigar uma sé..
O peruano Ricardo vê realizado, ainda jovem, o sonho que sempre alimentou: o de viver em Paris. O reencontro com um amor da adolescência o trará de volta à realidade. Lily - inconformista, aventureira e pragmática - o arrastará para fora do pequeno mundo de suas ambições. Ricardo e Lily - ela sempre..
Romance que revelou ao mundo o talento literário de Mario Vargas Llosa no início dos anos 60, A Cidade e os Cachorros é considerado hoje um clássico da literatura latino-americana. História de fundo autobiográfico, sua história se desenvolve no Colégio Militar Leoncio Prado, em Lima, onde um violent..
Em O sonho do celta, Mario Vargas Llosa volta à forma do romance histórico para narrar a saga de Roger Casement, um personagem complexo, muitas vezes controverso. Irlandês a serviço do Império Britânico, Casement conheceu a violência da colonização na África e na América do Sul no começo do século ..
Um dos mais evidentes ganhos da literatura é a possibilidade de tomarmos contato com a diversidade, significada pelas múltiplas percepções da vida, e isso é particularmente visível numa antologia de ficcionistas. No caso, são ficcionistas que passaram por uma experiência comum de oficina de criação ..
“Políticas Públicas do Brasil na Era Vargas (1930-1945)” que ora o leitor tem em mãos é destinado para os que pretendem entender melhor esse findo período histórico, os fenômenos políticos socioeconômicos, e de política externa e defesa. Marcado pela simplicidade, foi escrito pensando nas pessoas qu..
A obra de Mário de Andrade é atravessada por uma profunda inquietação em torno do sexo. Pulsante e permanente, essa inquietação se traduz tanto na exploração do domínio erótico, de notável amplitude, quanto na incessante busca formal que o tema lhe impõe sem descanso. Na tentativa de reconhecer a si..