Vera do Val mora atualmente em Manaus, onde pesquisou e recolheu lendas e mitos dos povos amazônicos, a partir dos quais escreveu o belo 'O imaginário da floresta'. Dessa obra foram selecionados os contos que falam das origens - da noite, das estrelas, da lua, dos rios, do mundo --, que compõem este..
Macacos, onças, jabutis, veados, coelhos, cotias, tartarugas são personagens frequentes dos contos populares brasileiros. Neste livro, Vera do Val reconta algumas dessas histórias com linguagem fluente e graciosa, dando vida e voz humana aos animais da nossa fauna. Nas ilustrações o artista Geraldo ..
O estilo é uma das grandes armas de Vera do Val neste livro. Aparentemente simples, sem grandes invenções, traz um clima regional forte e uma atmosfera de erotismo mesclado ao cotidiano dos povos ribeirinhos, o que torna sua fala encantada. O uso da linguagem criativa, a descrição psicossocial dos ..
Vera do Val reúne neste volume histórias contadas ao anoitecer nas ribeirinhas que mostram a beleza e a dignidade do rio Negro, a torrente do Solimões, a imponência do Tapajós, a elegância do Purus e o heroísmo de Ajuricaba. Algumas das lendas são de origem desconhecida, como a da criação dos rios e..