Não há como negar o protagonismo juvenil dos estudantes e sua influência na construção democrática no cotidiano escolar em todo o território brasileiro. O livro Protagonismo Juvenil e democracia O legado das ocupações das escolas no Rio de Janeiro e seus desdobramentos lança um novo olhar sobre os e..
No ano de 2014, passei por um processo seletivo e não consegui a vaga. Mas queria muito trabalhar naquela empresa, portanto tentei pela segunda e terceira vez, até conseguir realizar meu grande desejo de fazer parte daquela equipe.
Tive a oportunidade de passar em entrevistas nas maiores e mais conc..
Hanói é um romance sobre deslocamentos, sobre detalhes que mudam um destino, e sobre a transitoriedade da vida. É também uma história contemporânea sobre o encontro de culturas distintas e miscigenação. David é brasileiro, filho de mãe mexicana e de pai brasileiro. Alex é uma garota que vem de uma ..
A medida do amor, em régia proporção, é a mesma da dor – eis a descoberta sempre tardia do luto. Justo então será, aos que restamos, examinar a letra miúda de uma tal revelação. “Dura quanto o amor para ser amor?”, pergunta-se a narradora deste livro entre as visitas ao pai internado em um hospital ..
Adriana Lisboa usa o próprio ofício da escrita para mergulhar nos mistérios que envolvem as relações mais íntimas. Quando desapareceu no mar de Mangaratiba, a jovem escritora Teresa deixou dois prêmios literários recém-conquistados, um romance inacabado e um poema de Manuel Bandeira pendurado num ím..
O sucesso reúne nove contos que desenvolvem personagens marcantes: uma jovem cartomante com um passado traumático; um casal elegante com uma filha de temperamento instável; um fotógrafo que descobre uma tragédia iminente; uma empregada doméstica que se envolve num arriscado jogo de sedução, entre ou..
“O vivo” é o quarto volume de poesia de Adriana Lisboa, premiada romancista, contista e tradutora brasileira. Pela Relicário Adriana publicou, em 2019, “Deriva”, volume de poesia finalista nos prêmios Oceanos e Jabuti 2020.“O vivo” conta com prefácio de Cláudia Roquette-Pinto e texto de orelha de Pr..
Entre idas e vindas temporais, Adriana Lisboa conduz o leitor a habitar os pensamentos em desassossego de Adelaide, uma ex-presidiária e ativista pelos direitos dos animais que se vê diante da brutalidade das relações humanas.
Adelaide integrou um grupo de ativistas dos direitos animais e acabou se ..
Haruki é um desenhista carioca, de origem nipônica, que é convidado para ilustrar a tradução de uma clássica obra japonesa, o Diário de Saga, de Matsuo Basho. Diante do desafio, ele resolve passar um tempo no país de seus antepassados - algo que nunca havia pensado em fazer antes. Às vésperas da via..
Escrito a quatro mãos, este livro nasceu do encontro entre dois grandes nomes da música e da literatura, respectivamente: Jocy de Oliveira e Adriana Lisboa.
“Realejo dos mundos” é um romance inédito de Adriana Lisboa, escrito em homenagem à peça homônima multimídia de Jocy de Oliveira, de 1987. Por..
"Inúmeras são as entradas e saídas pelas veias (vias, vaus, vagas) abertas deste conjunto de poemas de Adriana Lisboa. Uma travessia em que se podem nomear (como sugere a epígrafe de Rosalba Campra) “sizígias e eclipses e marés que deixam a descoberto velhos naufrágios”. Uma odisseia às avessas, já ..
Duas irmãs, filhas de um fazendeiro fluminense, são as figuras centrais deste romance, que desvenda o horror e a poesia da vida com rara sensibilidade. Publicado originalmente em 2001 e vencedor do Prêmio José Saramago, Sinfonia em branco foi também finalista do Prix des Lectrices da edição francesa..
“Minha situação era óssea, era da ordem das estruturas, sem carne, sem glacê. Eu cabia dentro de um corpo de treze anos de idade e todos os meus bens materiais cabiam, agora, numa mala pesando vinte quilos”, escreve Adriana Lisboa, em Azul Corvo, romance magistral, selecionado pelo jornal inglês The..
Numa mescla de passado e presente, em meio a um Rio de Janeiro mítico e uma Nova Zelândia misteriosa, Adriana Lisboa constrói um romance brilhante sobre arrependimento e perda.
Vanessa e André estão eternamente ligados por uma perda irreparável na infância. Num feriado à beira da piscina, o irmão..
A crise de 2008 está completando uma década e, longe de estar resolvida, seu fantasma ainda paira sobre a economia global. Para tentar entender o que aconteceu e preparar governos, empresas e cidadãos para cenários futuros, diversas explicações para bolhas e crises financeiras surgiram desde então –..
Questões relacionadas a preservação do patrimônio histórico e cultural tem estado cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, principalmente nos centros urbanos. A maioria dos cidadãos concordaria com a preservação de construções e monumentos em seu ambiente quotidiano nesse contexto, quer sej..
Tendo como mote o estudo sobre a transmissibilidade da tradição de umbanda pela oralidade, valorizando a memória e a experiência compartilhada na convivência cotidiana e nos rituais, este livro traz contribuições para se pensar a relação da Tradição Umbandista na contemporaneidade. O leitor encontra..
O livro Da negação da infância à invenção dos tweens: imperativos de autonomia na sociedade contemporânea problematiza a noção de adultização da infância, oferecendo uma nova perspectiva para o fenômeno, que tem sido analisado desde os anos 1990. A autora investiga como práticas de consumo midiático..
União Europeia: visões brasileiras, financiada pelo Programa Jean Monnet da União Europeia, foi realizada pela equipe da Cátedra Jean Monnet da Universidade Federal da Grande Dourados. Para tanto, este livro reúne os trabalhos de diversos pesquisadores de diferentes instituições brasileiras. Criada ..
A ideia inicial de escrever um livro sobre pesquisa transformativa do consumidor representa algo que surgiu timidamente e foi sendo amadurecido e paulatinamente articulado em diversos encontros, reuniões e debates ao longo de três anos, no âmbito do que costumamos chamar de divisão de Marketing e So..
O objetivo do presente trabalho é examinar as relações entre o Brasil e o Paraguai durante as tratativas políticas sobre a construção de Itaipu, que se iniciaram em 1962, com a divulgação do projeto Otávio Marcondes Ferraz, e tiveram seu término em 1979, com a assinatura do Acordo Tripartite, que co..
Entre tradição e desenvolvimento: uma clínica brasileira em diálogo. Uma obra coletiva fiel às clínicas de trabalho e à clínica de atividade, mas sobretudo tingida com uma nota singular, original, tanto em termos da metodologia, como dos meios profissionais em questão e de uma epistemologia fortemen..
Diante da multiplicidade de métodos de pesquisa existentes, divididos não simplesmente entre quantitativo e qualitativo, mas também tendo cada uma dessas categorias uma miríade de diferentes técnicas e estratégias, este livro vem para elucidar e exemplificar meios de aplicação das múltiplas técnicas..
Vamos imaginar a seguinte situação: Você está prestes a entrar no mercado de trabalho e recebe uma carta, essa carta foi escrita por você só que do futuro, muitos anos se passaram, inúmeras experiências te transformaram e essa carta vem, nesse momento, pra te dar dicas, caminhos ou simplesmente para..