O livro Aprendizagem e desenvolvimento na Psicologia e Psicoterapia Antroposófica lança ineditismo em “o que” e “como” ensinar em educação continuada. Esta obra apresenta conteúdo inédito para uma Psicologia Fenomenológica inspirada na Antroposofia e sua Psicoterapia Antroposófica, como contribuição..
Com a tentativa de superar lacunas que associam a imaginação apenas ao entretenimento e à fantasia, esta obra tece, de maneira inédita, a relação entre os aspectos sócio-históricos da abordagem de Vygotsky e o desenvolvimento da imaginação manifestada, principalmente, na infância através da brincade..
A adversidade é uma das forças mais potentes na nossa vida. Cada um de nós enfrenta uma rica variedade de adversidades a cada dia, desde pequenos atritos até grandes reveses e desafios, ou até mesmo tragédias. As vantagens da adversidade mescla as comprovadas técnicas de liderança de Paul Stoltz e s..
Os estudos culturais têm um compromisso político de desnaturalizar construções que vão se sedimentando na cultura trazendo limites muito diversos para a vida das pessoas. Contestar as barreiras de gênero, de raça, de classe, de deficiência, de território, entre outras que impedem que a diversidade s..
Na perspectiva de um autêntico espírito universitário, é não somente legítimo, mas, na verdade, pertinente celebrar a memória dessa grande dama do pensamento que foi Maria Inácia D’Ávila Neto. E isso de um triplo ponto de vista, considerando sua pessoa, sua cultura e sua obra. É preciso sublinhar su..
Autora de Guimarães Rosa e a psicanálise e Arte e psicanálise, Tania Rivera associa o turbilhão de imagens do cinema aos vertiginosos movimentos do inconsciente, diante dos quais cabe ao homem romper a sensação de ilusão, em busca de uma realidade possível. ..
“A branquitude significa pertença étnico-racial atribuída ao branco. Podemos entendê-la como o lugar mais elevado da hierarquia racial, um poder de classificar os outros como não brancos, que, dessa forma, significa ser menos do que ele. O ser-branco se expressa na corporeidade, a brancura. E vai al..
Este livro recupera a memória e os avatares de várias mulheres ‒ artistas e pensadoras da Geração de 27 ‒ cujo legado se mostra determinante para a história da Espanha, da mesma forma que o de seus colegas pertencentes a essa geração incontornável.
Mulheres que tiraram os seus chapéus, esse espart..
Entre imagem e escrita, faz-se literatura. E psicanálise.
A teoria freudiana constitui-se em um diálogo constante com a literatura, paralelamente àquele estabelecido com a clínica. A psicanálise, por sua vez, chega quase a se fazer produção literária, e sem dúvida imprimiu profundas marcas na liter..
Aventurar-se pela obra literária de Chico Buarque é uma experiência instigante, provocadora, que desabilita a zona de conforto do leitor, levando-o a deambular pelo mundo labiríntico de palavras, de signos, de imagens e de alegorias, permeados por uma ficção ondulante e enigmática. Linguagem, corpo,..
A proposta abordada neste livro versa sobre a formação docente nos cursos de licenciatura em Educação Física e apresenta reflexões sobre o estágio curricular supervisionado. Acreditamos que a formação exigida para a profissionalização docente possa ser compreendida como vetor de mudanças nas prática..
Diante das dificuldades de professores(as) em planejar atividades matemáticas, que propiciem às crianças experiências que favoreçam a sua aproximação com noções e conceitos no campo da geometria, o livro Desenho de tarefas matemáticas para a Educação Infantil desenvolvendo a percepção espacial traz ..
O livro A leitura no jornal escolar O COLEGIAL (1945-1950) aborda a leitura e seu ensino no passado para compreender seus reflexos no tempo presente. Partimos da análise dos discursos sobre a leitura em O COLEGIAL, com base nos escritos do Círculo de Bakhtin na Linguística Aplicada. Na época, havia ..