O livro Formação de professores do campo: o uso das tecnologias digitais por meio do letramento digital no ensino fundamental nasce a partir da necessidade do trabalho com professores das escolas do campo, numa perspectiva de aproximar os saberes campesinos que norteiam a escola com algumas ferramen..
Renata Cabral é, como Edith Stein, uma mulher surpreendente que acumula as qualidades de advogada, artista, filósofa, mãe e escritora. Ela presenteia-nos agora com uma obra inédita e criativa que se propõe a ler nas entrelinhas das obras de Stein, fazendo seus leitores conhecerem algumas das dimensõe..
O que é violência? Como enfrentá-la? Será que ela determina o modo de vida e a existência das pessoas? E a singularidade? E a liberdade? Como a Psicologia pode contribuir? Este livro pretende refletir sobre essas questões adotando um olhar amplo e cuidadoso para a pessoa humana, na perspectiva da an..
O arrebatamento de Lol V. Stein (1964) é um dos romances mais célebres de Marguerite Duras. Tão enigmático quanto terreno fértil de interpretações, entusiasmou e motivou Jacques Lacan a escrever, em 1965, um texto em sua homenagem, posfácio da presente edição. Ele diz: “arrebatadora é Marguerite Dur..
O livro Nas trilhas de Edith Stein: gênero em perspectiva fenomenológica e teológica apresenta a questão de gênero numa perspectiva fenomenológica e teológica e tem como base as contribuições teóricas, experiências e a memória histórica de Edith Stein. Discute os fundamentos antropológicos e teológi..
O conceito de formação é central na obra pedagógica de Edith Stein e implica a pergunta “como se forma o ser humano?”, que deve ser precedida da resposta sobre “quem é o ser humano?”. Partindo da fenomenologia de Husserl, adentrando na filosofia aristotélico-tomista, Stein percorre um caminho antrop..
Reconhecendo o outro: política de cotas na universidade vem contribuir para os estudos e debates indispensáveis à formação de professores, à valorização da cultura afro-brasileira e às docentes. Apresentam-se questões referentes a alteridade, universidade e representações sociais, bem como à necessi..
Por que estudar e compreender o trabalho feminino? O que é ser trabalhadora no Brasil? Quais são as especificidades das vivências de prazer e sofrimento no trabalho feminino? Quais são as dificuldades enfrentadas por mulheres no contexto de trabalho associadas ou agravadas por gênero, raça e classe?..
Passado presente trata da análise da Revolução Francesa feita por Antonio Gramsci, considerando desde seus primeiros escritos (1910) até os Quaderni del carcere, redigidos entre os anos de 1927-1935 durante a prisão sob o regime fascista de B. Mussolini. Entender a leitura da Revolução Francesa em G..
Sobre o capacho da entrada de sua casa, 'Carlota Cora Cornelius' encontra um envelope endereçado a ela. De quem será a carta misteriosa? Em sua imaginação e com os olhos do desejo, Carlota lê cartas aparentemente improváveis, que a convidam a se libertar das suas quatro paredes e do jugo da mãe. Est..
Os conteúdos do currículo escolar sempre causaram uma série de discussões, perguntas, dúvidas e incertezas. Pensando nisso, esta obra identifica como os elementos curriculares de educação infantil, presentes na literatura e nas diretrizes oficiais da área, traduzem-se nos discursos dos professores, ..