Em Dimensões identitárias e assistenciais do espiritismo, o leitor tem diante de si uma coletânea de artigos, escritos pelos sociólogos Pedro Simões e André Ricardo de Souza, sobre duas dimensões do espiritismo no Brasil: a identitária e a assistencial. Ambas marcam características fortes dessa reli..
Sérgio Ricardo é um artista múltiplo. Compositor, cineasta, artista plástico, escritor, sua obra é uma das mais significativas da cena cultural brasileira desde os anos 1960, assim como é uma das mais desconhecidas. Esse desconhecimento não é apenas relativo ao grande público, aos circuitos do "merc..
O livro Tríade poética na obra de Ricardo Dicke contém um estudo aprofundado da narrativa ficcional do escritor mato-grossense, procurando decifrar os contornos de sua escrita criativa. O que antes era considerado uma literatura hermética ou para iniciados torna-se, com este livro, uma construção di..
As geotecnologias têm o potencial de religar os conhecimentos geográficos. Por isso, os conceitos são aqui integrados, centrando-se na utilização de geotecnologias como SIG e sensoriamento remoto por professores do ensino básico, discutindo-se o estado da arte das geotecnologias, conceituando e expl..
As memórias do ativista Beto Ricardo evidenciam sua constante luta em contribuição à dos povos indígenas, que sempre buscaram saídas para as injustiças perpetuadas ao longo da violenta história política do nosso país. Com prefácio de Ailton Krenak e posfácio de Leão Serva.
Figura central do moviment..
28 nomes da literatura brasileira contemporânea. 15 objetos pessoais de Caio Fernando Abreu. É o fruto desse encontro que o leitor tem agora em mãos. A partir do Acervo Caio Fernando Abreu, disponível no Delfos/PUCRS – que abriga desde seu antigo álbum de bebê e sua máquina de escrever, até suas car..
Em O crime de Genocídio no Direito Internacional, André Ricardo dos Santos Lopes analisa de forma crítica como se desenvolveu o conceito de genocídio, a teoria política para a sua positivação como crime no Direito Internacional Penal e a forma pela qual se deu, até o momento, a penalização dos perpe..
Imagine um improvável encontro entre André Rebouças e Frantz Fanon? O primeiro, engenheiro brasileiro, afrodescendente, um dos maiores nomes do abolicionismo no Brasil do século XIX. O segundo, psiquiatra francês negro, natural da Martinica, pensador humanista e um dos grandes influenciadores de mov..
Quem tem medo da literatura? Encurtada entre curtidas e o preço do papel; lida entre teorias que esquecem, apagam ou recalcam a história e a sociedade que se escrevem nas teias dos textos. Como navegar? A sociedade dos textos se propõe a ser um escrito corsário: desde a sociologia, contra-atacar a r..
Da dificuldade econômica vivenciada nas últimas décadas no Vale do Mucuri, pode-se apontar como principal responsável as atividades predatórias contínuas que marcaram a exploração agrícola a partir do século XIX. Tendo como ponto de partida essa formação e seus reflexos que surge em boa hora este li..
As narrativas presentes em “Ocaso – Contos de entreluz” soam como pequenos pesadelos, como rápidas cenas nas quais o leitor se intromete semelhante a uma mosca testemunhando um crime, como instantâneos das sutilezas do cotidiano que insistimos em ignorar. Em comum entre elas, está algo que falta mui..
Os sintomas regressivos de resistência ao pensamento, quer dizer, ao tempo, ocupam uma dimensão crescente no imaginário contemporâneo. As consequências naturais do estabelecimento paulatino de resistência – em sentido tanto filosófico quanto psicanalítico – à Alteridade se evidenciam com crescente c..
O tema da escravidão – sua história, suas lógicas e mutações através do tempo, suas situações sociais e geográficas, as especificidades regionais, e, no caso evidente do Brasil, a pesadíssima e decisiva herança em que se constitui para o tempo presente –, é um dos temas mais fundamentais e relevante..
Trata-se o nosso tema, de uma questão que pretende atingir o cerne da possibilidade de sobrevivência do humano. Pois o problema, neste início de século, parece ser exatamente uma urgentíssima reconsideração radical do humano, da vida, do mundo, a partir da Alteridade desde onde significam, onde se e..
O livro Palma forrageira: cultivo e uso na alimentação animal traz atualizações sobre os principais fatores que devem ser considerados no cultivo e as formas de utilização da palma forrageira na alimentação animal. É também ressaltada a importância da palma forrageira para pecuária do Brasil, em esp..
Será escrever, hoje... sucumbir sob o peso da responsabilidade? Quem escreve em um mundo maciço, respirando continuamente as espessuras mais profundas da existência, corre logo o risco de se impregnar do imenso peso dos dias, da sua rouquidão, como diria talvez J. Paviani. Pois há sangue demais corr..
O público interessado em entender o país encontrará no livro Para onde vai a política brasileira? perguntas e respostas instigantes sobre os últimos acontecimentos que marcam a crise política atual. As manifestações de junho de 2013, a Operação Lava Jato, as eleições presidenciais de 2014, os protes..
Construindo Cidades Inteligentes apresenta alguns dos elementos fundamentais que devem estar envolvidos no desenvolvimento das cidades. Os autores apresentam as diferenças entre os modelos tradicionais e a moderna cidade inteligente, construída sobre um novo modelo organizacional. São analisadas as ..
O livro Recortes da produção de conhecimento na área de Educação Física – uma abordagem revisionista lança um olhar sobre a produção do conhecimento em Educação Física. O conhecimento científico disponibilizado no campo acadêmico não é simplesmente socializado sem nenhum um tipo de filtro, há contes..
As organizadoras do livro são enfermeiras, professoras doutoras, integrantes do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública (ProEnSP) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As produções técnicas e tecnológicas apresentadas nos capítulos do livro são produtos do Me..
Esta pesquisa debruça-se a ler, interpretar e discutir o romance Mad Maria, de autoria de Márcio Souza, com a ?nalidade de observar o diálogo entre ?cção e história nele presente. Com base na hipótese de que esta obra é concebida como novo romance histórico, conforme os traços apresentados por Seymo..
O livro Segurança pública em pauta nasceu de práticas realizadas por professores, técnicos e acadêmicos do curso de pós-graduação lato sensu em Planejamento Estratégico no Setor Público em parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) e a Secretaria de Estad..
As amplas reflexões estético-filosóficas desenvolvidas por Schiller respondiam às exigências da Aufklärung e de duas revoluções: a kantiana e a francesa. Para Schiller, chegara a hora de fazer com que a esfera estética fosse finalmente atingida pela “revolução no modo de pensar” iniciada por Kant. A..
O livro “Cuidar de quem? De quê? A ética que nos conduz”, retoma um debate importante, em especial para o campo da saúde, em um minucioso estudo sobre o conceito de cuidado, tendo como interlocutores principais o filósofo francês Michel Foucault e a filósofa holandesa Annemarie Mol (esta também uma ..