O livro Socorro! Essa criança não tem jeito – lidando com problemas de comportamento é um material autoinstrucional sobre princípios desta linda ciência chamada Análise do Comportamento. Neste material, nosso objetivo é auxiliar você, profissional da saúde ou da educação, a trabalhar mesmo na presen..
Trabalho, saber e práxis de resistência dos trabalhadores é uma obra que se posiciona educacional e politicamente a favor da classe trabalhadora a partir do reconhecimento da produção da práxis e saberes dos sujeitos organizados em grupos sociais. É um instrumento de contribuição na luta contra as i..
O livro Palma forrageira: cultivo e uso na alimentação animal traz atualizações sobre os principais fatores que devem ser considerados no cultivo e as formas de utilização da palma forrageira na alimentação animal. É também ressaltada a importância da palma forrageira para pecuária do Brasil, em esp..
O livro As benéficas luzes da educação para meninas no Orphelinato Paraense (1893-1910) lança um novo olhar à história da educação de meninas no Orphelinato Paraense, criado em Belém ao final do século XIX, pela Associação Protetora dos Órphãos. Esta obra revela detalhes de como essas meninas eram e..
Uma análise discursiva do fenômeno da próclise no português do Brasil apresenta ao leitor uma instigante pesquisa sobre o uso generalizado da próclise – precisamente o não padrão. A autora suscita reflexões acerca dos efeitos de sentido dos diferentes usos desse fenômeno, envolvendo a relação Língua..
A obra Pedagogia da Reconciliação: uma alternativa à humanização das relações interpessoais pretende auxiliar a quem está mergulhado em conflitos, e deseja superá-los de forma livre das consequências negativas que interferem nas relações, mas também ajudar àqueles que assumiram o papel de mediadores..
Ambientado no interior da Amazônia, o Grupo Escolar de Igarapé-Miri, no estado do Pará, representou a continuação do projeto pedagógico republicano para alfabetizar e civilizar os futuros cidadãos dessa região. Tal projeto foi implementado a partir da ritualização do cotidiano escolar, onde crianças..
Se alguém superou suas limitações e venceu seus desafios, por que também não podemos vencer? Em O amor extraordinário no TEA: histórias de famílias e profissionais na Amazônia que superaram a si mesmos, as autoras ampliam a inclusão de pessoas com autismo, e isto só acontece quando as pessoas acumul..
A coletânea intitulada Pesquisa, formação de professores e currículo busca analisar sob diferentes olhares e perspectivas o cotidiano da escola no que se refere à importância da pesquisa, à necessidade de uma formação de professores com qualidade e à construção de um currículo que valorize e prioriz..
O livro Diálogos e legislação: Educação Especial em Boa Vista, Roraima buscou identificar os caminhos percorridos pela Educação Especial Inclusiva, contextualizando suas conquistas e expectativas por meio de uma abordagem histórica dos aspectos legais, considerando o contexto da realidade roraimense..
Esta obra vem incentivar e ampliar uma discussão que apenas começou no meio educacional brasileiro - que efeitos os discursos da inovação teórico-metodológica das duas últimas décadas têm produzido sobre as práticas dos professores no cotidiano da sala de aula. Ao entrar na sala de aula, Maria do So..
O livro Sertão mundo: narrativas sertanejas atualiza o olhar sobre o sertão nordestino, descortinando esse mundo a partir das falas dos autores de suas próprias vidas: os sertanejos. Com a emergência da temática da convivência com o semiárido e a iminência do agravamento das crises hídricas mundiais..
Educação ambiental no ensino superior: reflexões e caminhos possíveis, trata-se de um esforço teórico em que Maria do Socorro da Silva Batista, ao observar sua experiência, busca construir elementos que subsidiem educadores e instituições no processo de fortalecimento de espaços para que a educação ..
"O título deste livro está associado ao terceiro conto que o compõe. Nele, uma narradora-protagonista evoca o passado ao se deparar com um jovem engolidor de fogo. Em termos literários, é uma experiência deslumbrante observar a ressonância da chama manipulada pelo artista em vários episódios vividos..
Por que investigar o processo de práticas de apropriação do conteúdo paradidático-publicitário, marcas constitutivas dos folhetos e livros do poeta Manoel Monteiro? Buscando compreender os conceitos de paradidático, publicidade, apropriação, estratégia, tática, função-autor e literatura de folhetos,..
No livro A criança e o mar: saberes e infâncias em ambientes costeiros na Amazônia, as crianças são as protagonistas, os atores sociais com uma autonomia representacional distinta, e suas experiências e experimentações são os principais elementos que constituem esta obra, a qual tem a intensão de ap..