O livro Vem Brincar comigo! A arte na creche produzindo encantamentos e expandindo linguagens apresenta um tema bastante atual para aqueles que buscam aprender e pesquisar sobre como as vivências artísticas podem atuar como orientadoras da educação na primeira infância, sobretudo porque produzem sen..
Simone Weil (1909-1943) foi filósofa, operária, militante e mística francesa. Concebendo a filosofia como um modus vivendi, isto é, um processo de transformação integral do sujeito que pressupõe, por conseguinte, efeitos afetivos e concretos para além do âmbito estritamente cognitivo, delineou um it..
Simone Weil é uma filósofa parisiense que, sendo contemporânea de um momento histórico que abarcou inúmeros acontecimentos desastrosos e pouco acolhedores para a viabilidade do pleno desenvolvimento da vida humana, não deixou de lado o intento de lutar contra a opressão de seu tempo. Isso significa ..
Diante da multiplicidade de métodos de pesquisa existentes, divididos não simplesmente entre quantitativo e qualitativo, mas também tendo cada uma dessas categorias uma miríade de diferentes técnicas e estratégias, este livro vem para elucidar e exemplificar meios de aplicação das múltiplas técnicas..
O livro Psicopedagogia: reflexões e construções no percurso da prática foi criado a partir da articulação de autoras, pesquisadoras, estudiosas e profissionais da Psicopedagogia, com o objetivo de propiciar ao leitor o contato com o diálogo psicopedagógico, favorecendo um olhar acurado, tanto da abr..
Violência, abandono e destituição do poder familiar: diálogos entre a Psicanálise e o Direito é uma obra que debate, de forma instigante e reflexiva, questões relacionadas à família em condições de vulnerabilidade psíquica e social. Em busca de problematizar o aspecto da violência intrafamiliar e da..
As reflexões presentes em A infância vitimizada: relatos da violência doméstica contra a criança apresentam subsídios para se entender e repensar essa delicada questão, ainda muito presente na sociedade. A autora, médica e pediatra, mas com um olhar sociológico e histórico bastante aguçado, mostra c..
Esta obra aborda o fenômeno da sharing economy surgido num contexto de quarta revolução industrial, bem como o problema da privatização do direito decorrente da autorregulação por atores privados, no caso as grandes plataformas digitais. Estas, impulsionadas pelos seus efeitos de rede viabilizados p..
O livro Subproduto de compostagem: avaliação como biofertilizante tem como objetivo propor uma alternativa sustentável de aproveitamento de um efluente oriundo da compostagem em práticas agrícolas. Ele está organizado em seis capítulos e apresenta uma abordagem sobre resíduos sólidos urbanos, sua de..
“Os Estados têm a obrigação de proteger e preservar o meio marinho”, conforme o imperativo da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. No entanto, diante de metamorfoses sociais, mais precisamente, diante do advento das nanotecnologias no mundo, os desafios não se fazem nada simplórios par..
Durante o curso de preparação e aperfeiçoamento dos florais de Bach, tivemos uma turma transdisciplinar. Entre tantos outros profissionais que ali estavam, percebi a presença marcante de psicólogos e psiquiatras em especial. Todos buscavam de forma comprometida e responsável conhecer profundamente a..
O que dizer de uma sociedade tecnológica em que vida e virtualidade coexistem expandindo o sentido de realidade? O livro Sociedade Tecnológica aborda como a perspectiva proporcionada pela realidade aumentada na mise-en-scène do século XXI pode transformar a dialética, a estética e a experiência fílm..
A Terapia energética de Bach (sob a ótica da Física Moderna) é um livro de certa forma ousado, por desejar levar aos leitores uma visão mais científica da medicina energética do Dr. Bach. Ele pode servir como guia para todo pesquisador interessado em fazer uso da energia das flores nos tratamentos t..
Como a temática indígena passou a ser parte do currículo da educação básica? Das reivindicações do Movimento Indígena aos intensos debates na Comissão da Educação e Cidadania da Câmara, fundamentando-se nos conceitos de Edward Palmer Thompson e Ivor Goodson, a autora demostra que a Lei 11.645/2008 n..
Imagine se você que está aí, escolhendo este livro, perdesse os movimentos do corpo – que anda, que fala, que come, que respira, que abraça –, mas mantivesse intacta a sua mente. Como reagiria diante de si próprio e diante do mundo? é possível ser feliz com E.L.A.? relata-nos a história de uma mulhe..
A utilização da lignina kraft vem ganhando destaque em vários setores industriais. Atualmente a palavra resíduo caiu em desuso, e o que era visto como um subproduto ganha destaque especial; tudo é reaproveitado e torna-se produtos de maior valor agregado para diversos segmentos da indústria. A ligni..
O livro Pedagogia Histórico-Crítica e relações entre arte e vida na educação escolar analisa as relações entre prática educativa e prática social nessa vertente da Pedagogia, tomando como referência os estudos de Lukács e Vigotski sobre as relações entre arte e vida. Além disso, parte da premissa de..
O livro de Cássia Maria Fernandes Monteiro trata da relação, pouquíssima visitada, entre o artista visual Hélio Oiticica e seu diálogo com diferentes espaços cênicos ao longo de sua carreira. A própria ideia de “espaços cênicos” já é uma contribuição renovadora e definitiva para os que pesquisam a o..
O livro Representações sociais em narrativas de vida propõe uma aproximação entre a Teoria das Representações Sociais e a abordagem (auto)biográfica. Esta obra apresenta relatos das histórias de 16 profissionais da educação infantil do estado do Rio de Janeiro. Esse segmento educacional se constitui..
No dia 24 de maio de 2012, defendi minha dissertação de mestrado. E é com muita satisfação que, 10 anos depois, organizo essa produção em um livro. Minha principal pretensão é a de fazer circular os movimentos,
ziguezagueantes, de uma pesquisa e de uma pesquisadora que se comprometeu a compreender, ..
O livro Vídeo e Teatro, presença e influência do vídeo na arte cênica faz reflexões sobre as relações do atuante cênico — na fronteira entre as artes ao vivo e mediada eletronicamente — e a composição em rede que se tornou essa manifestação artística contemporânea. O objetivo principal é aproximar a..
Fora da Norma? A construção do “direito à identidade” de pessoas trans e travestis é uma obra essencial. Com muita sensibilidade, Simone Schuck da Silva problematiza o papel do Direito e da dogmática jurídica na regulação social e no cumprimento dos direitos e garantias constitucionalmente assegurad..
Com o colapso da União Soviética em 1991, os países bálticos – Estônia, Letônia e Lituânia – deram início aos seus respectivos processos de restauração da independência, o que gerou a necessidade de se reposicionarem no sistema internacional do pós-Guerra Fria. Na época, duas opções se apresentavam:..
O livro "O pão nosso de cada dia nos dai hoje": alfabetização e trabalho de crianças catadoras de um lixão é leitura obrigatória para educadores, estudantes e pessoas interessadas em conhecer e refletir sobre o cotidiano escolar e a vida de crianças trabalhadoras, tema ainda pouco explorado no campo..