Menino não dança e menina não luta: reflexões sobre a participação nas atividades da educação física escolar é fruto de uma pesquisa que teve como propósito realizar um diagnóstico das práticas corporais desenvolvidas dentro e fora das aulas de Educação Física e que influenciam na constituição da id..
Ulcilea Leal e Geraldo Silva – especialistas em controle ótimo, tanto no contexto das incertezas generalizadas como no clássico – e o pesquisador Weldon Lodwich, que tem grande experiência em temas relacionados à otimização e ao tratamento de incertezas, escrevem este texto dirigido a todo aquele qu..
O livro Formação continuada de professores nas políticas educacionais no Brasil do século XXI traz à baila uma análise das ações governamentais voltadas para a melhoria da qualidade da educação no âmbito do planejamento e da gestão da educação pública. O olhar dialético adotado descortina os cenário..
O livro de Severino Alexandre Biasoli, Um Direito de Justiça, é uma obra de notável profundidade e perspicácia, oferecendo uma análise minuciosa e reflexiva da filosofia do direito de John Rawls. O autor navega habilmente pelas complexidades das teorias de Rawls, fazendo o leitor apreciar a intrincada ..
Identidade, essencialismo estratégico e cultura popular a serviço da comunicação mercadológica de produtos, bens e serviços. O livro O poder da empatia: comunicação e marketing cultural em cenários de negócios convida o leitor a uma viagem fascinante ao Festival Folclórico de Parintins, no coração d..
O custo acima do razoável para se produzir e comercializar no Brasil, também conhecido como “custo Brasil”, encarece desnecessariamente tanto a exportação quanto a importação, tornando-se um entrave ao desenvolvimento do país e à acessibilidade dos consumidores brasileiros aos produtos importados a ..
A questão do abandono, da marginalidade e delinquência infantil, um tema social cadente na sociedade brasileira na atualidade, estava presente nas ruas, praças e nos logradouros do centro urbano da capital paulista entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX devido, principalment..
A situação política vivenciada nos últimos anos no Brasil, com a ascensão da extrema direita ao poder, evidenciou uma falsa oposição no campo educacional. Expoentes de uma suposta “escola sem partido” escancararam um desprezo pelo patronato atribuído a Paulo Freire pela Lei n.º 12.612, de 2012, prom..
O livro Gestão democrática nas perspectivas de Paulo Freire e Tsunesaburo Makiguchi: narrativas autobiográficas aborda os desafios que atualmente se fazem presentes para a construção de gestão democrática na educação. A ideologia do controle nos programas educacionais hegemônicos de cima para baixo ..
Em meio aos dilemas e aos dissensos em torno da promulgação de uma Base Nacional Comum Curricular, acirram-se os debates sobre os fundamentos e as intencionalidades das políticas públicas curriculares no Brasil. Nesse cenário, discutem-se a viabilidade e o direito de cada escola brasileira construir..
O livro Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica é fruto de um denso esforço investigativo que reuniu pesquisadores(as) brasileiros(as) sobre o pensamento freireano, buscando analisar e evidenciar o conjunto de influências presentes em sua obra. Na forma de uma arqueologia, escava o conjunto de e..
A obra Unidade e diversidade na prática: fiéis ucranianos e latinos em São Paulo, História, Memória e Fé retrata uma brilhante história de luta, trabalho, fé, determinação e contribuição para a construção e edificação do Bairro Vila Bela, da Igreja de São Paulo e da Igreja católica ucraniana no Bras..
Onde expunham os artistas na cidade de São Paulo antes das fundações do MASP, em 1947, e do MAM, em 1948? A exemplo das exposições que até hoje são realizadas em espaços alternativos ao circuito comercial/institucional, os artistas apresentavam seus trabalhos em saguões de hotéis, lojas, vitrines, c..
A partir dos anos de 1980, as escolas estaduais paulistas enfrentaram uma crescente precarização estrutural, agravada pelo declínio no desempenho estudantil evidenciado em avaliações externas como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Esta..
Durante o século XX, a cidade de São Paulo atravessou um processo de urbanização muito intenso que, em 1953, transformou-a na maior cidade do Brasil. Esse fato mereceu uma reflexão a partir das seguintes questões: como e em qual ambiente cultural se desenvolveu o samba paulista na década de 1950? Qu..
Esta pesquisa foi construída com base em um paralelo entre a produção das epístolas de Sêneca e de Paulo, durante o primeiro século de nossa era. E, na forma de condução da trajetória do gênero epistolar, o discurso constituinte é o elemento determinante: Sêneca se direciona pelos caminhos do discur..
A bonificação por resultado é uma prática no estado de São Paulo que vincula uma vantagem pecuniária aos profissionais da educação das escolas que conseguirem atingir a meta proposta por um índice de qualidade da Educação, o Idesp. Esse índice é uma nota que a escola recebe anualmente de acordo com ..
Estuda-se, no trabalho abordado neste livro, o processo de transformação urbana que tem como causa as mudanças no perfil econômico das cidades, em especial as que recaem sobre as atividades de serviço e reestruturação nos meios de produção. Mais especificamente, analisa-se nesta obra a correlação in..
Por mais que João Acácio Pereira da Costa, o Bandido da Luz Vermelha, tenha se tornado o mais famoso criminoso da crônica policial nacional em todos os tempos, a conclusão ao se ler este livro é que quase nada até então se sabia sobre ele. Por um motivo simples: os mais de oitenta processos que corr..
O quanto se conhece a Escola Normal de São Paulo? Será que as pesquisas existentes já exploraram tudo o que se podia sobre essa instituição? Quais saberes circularam dentro dessa escola? E quais figuras transitaram por esse espaço? O livro A contribuição e o funcionamento da Escola Normal de São Paul..
A obra As diferentes faces e interfaces de uma educação para o século XXI: diálogos fronteiriços com Paulo Freire, Edgar Morin, Fernando Hernández, Pierre Lévy e Rodolf Steiner propõe a você ampliar seus horizontes e superar o conhecimento cartesiano, reducionista e mecânico, ainda tão presente em n..
O livro O outro sou eu também: a formação de professores das classes populares em diálogo com Paulo Freire e Enrique Dussel apresenta uma pesquisa realizada com estudantes de um curso de Pedagogia. Procurou-se compreender como as demandas e as expectativas trazidas pelas estudantes das classes popul..
EDIÇÃO EM HOMENAGEM AO 469º ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. OBRA INCLUÍDA NA 65ª MOSTRA ANUAL DE ILUSTRADORES DA SOCIETY OF ILLUSTRATORS OF NEW YORK 2023. Neste livro-cidade, Irena Freitas e Mauro Calliari propõem um passeio por alguns dos principais pontos históricos, culturais e naturais de Sã..
Dois mil e vinte e um, o ano do centenário de Paulo Freire, o educador do Brasil e do mundo. Freire utilizou “sua palavra” para denunciar a opressão e também para anunciar a transformação necessária à emancipação dos sujeitos oprimidos. Por sua vida e sua obra, o reconhecimento à práxis freireana el..