Este livro aborda sobre o mais clássico dos vinhos fortificados do mundo: o Porto. A obra baseia-se em experiências vividas pela autora no período em que morou na cidade do Porto, Portugal. Apresenta de modo simples e ilustrativo os tipos de vinhos do Porto e suas particularidades, destacando que es..
Cecília não é um cachimbo é o primeiro livro de Assionara Souza. Lançado originalmente em 2005 ganha agora uma nova edição pela Arte & Letra. Ao longo dos contos que estão no livro se percebe o olhar de Assionara percorrendo o que acontece a sua volta. Na vida que passa diante dos olhos de quem se p..
Esta obra é uma oportunidade de observar o carinho de uma criança com os seus animaizinhos, bem como a reciprocidade e a interação entre eles. Um exemplo concreto de que para o amar não existe idioma, nem raça, cor, credo nem limites...
Dizem que a justiça só existe no inferno, e é lá que, como se sabe, devem-se depositar todas as esperanças. Os absurdos, os horrores e os brilhos da aplicação de nossas leis sempre preencheram lousas de pedra, decretos e colunas. Eles fazem inchar de raiva nossas artérias e algumas vezes cuidam para..
As atividades antrópicas voltadas para a explotação de recursos minerais têm resultado em alterações significativas na paisagem e, consequentemente, na dinâmica do meio em que se verificam. Pensando nisso, este livro traz o reconhecimento, mapeamento e caracterização de feições do relevo de natureza..
Luz, câmera, ação! As pessoas entram em cena e assim começa mais uma sessão de terapia de família. Dramas reais, crises, desentendimentos e muita emoção. O terapeuta atua como maestro, e orquestra as falas na construção de um diálogo que faça sentido para a trama familiar. Porém, quando as luzes se ..
O livro Variação lexical na sala de aula: uma proposta sociolinguística apresenta um estudo sobre variação linguística, empregada em uma localidade amazônica - Tucuruí - no sudeste paraense, utilizando o processo da pesquisa-ação embasado nos postulados teóricos da Sociolinguística. Dessa forma, est..
O livro Educação Emocional: conexões e possibilidades com a Educação Científica lança um olhar corajoso e comprometido com a inserção de uma educação amorosa e afetiva na Educação Científica, tema inédito e desafiante para instituições e atores de diferentes níveis de ensino. Assim, esta narrativa p..
Na perspectiva de um autêntico espírito universitário, é não somente legítimo, mas, na verdade, pertinente celebrar a memória dessa grande dama do pensamento que foi Maria Inácia D’Ávila Neto. E isso de um triplo ponto de vista, considerando sua pessoa, sua cultura e sua obra. É preciso sublinhar su..
O livro A função do vínculo no trabalho com trauma lança um olhar profundo e elucidativo sobre o vínculo como o elemento fundamental para o trabalho com trauma. Defender, como pesquisa, que o vínculo é um fator determinante para o processo psicoterapêutico bem-sucedido com essa temática de trauma, c..
Da conversa com quatro mulheres que participaram do movimento zapatista em diversos níveis, este livro procura identificar o que mobilizou essa participação; entender o impacto dela na vida dessas mulheres e quais ferramentas podemos utilizar para a mobilização de comunidades em outros contextos. Co..
A obra A Trajetória do INEP no Contexto das Públicas Brasileiras lança um novo olhar sobre essa instituição que sobrevive até hoje no cenário educacional brasileiro. Mais que isso, compreender sua trajetória nos possibilita localizá-la no espaço-tempo da política nacional. Por meio de análise docume..
Esse livro reúne mais de cinquenta textos produzidos nos anos 1960 e 1970 por artistas e grupos de variadas tendências, áreas de atuação e nacionalidades, inclusive inúmeros brasileiros que oferecem diversos pontos de vista e refletem o pensamento estético contemporâneo.
A coletânea traz tanto escr..
Esta obra, produto do Projeto de Pesquisa "Usina de Ciências", foi realizada pela inquietação frente ao dilema do vazio da sistematização do conhecimento em Administração em 40 anos de existência do curso de Bacharelado em Administração da UFMT, presencial, campus de Cuiabá e frente à dificuldade do..
Este trabalho parte da compreensão de que as paisagens periféricas não podem ser compreendidas e planejadas apenas com procedimentos de estudo e intervenção prontos/padronizados, concebidos a partir de um enfoque universalista e distanciado, excluindo seu caráter local. É fundamental a imersão nessa..