No livro O Farol de Joana Preta: Heterotopias e Memórias em Olivedos- PB (1940-1970), encontram-se narrativas que anunciam uma tessitura de fios que compõem uma história, com um espaço apresentado como objeto do conhecimento histórico, o "Farol e Joana Preta" enquanto protagonista desse espaço e rep..
Ocupar as ruas, disputar os espaçostempos, dialogar com outros trabalhadores, olhar nos olhos dos estudantes, partilhar medos, angústias e esperanças. Correr, chorar, sentir doer, mas amar, sonhar, tecer laços, dar as mãos... Este livro é um emaranhado de memórias; memórias de luta. Nos anos de 2013..
O livro Racismo na pandemia da covid-19 no Brasil, nos EUA e na França chama a atenção para os índices de morbimortalidade entre a população negra e branca nos países em destaque.
As autoras reúnem geografias afro-diaspóricas com metodologias feministas negras de forma crítica e abrem espaços para a..
Escrever um livro com propriedade sobre biomecânica que entrelaçasse a prática de musculação constituiu um desafio que motivou os autores a fazerem os primeiros esboços em meados de 2017. Foi um desafio que consumiu meses ininterruptos, concomitantemente ao aperfeiçoamento acadêmico, mas que pouco a..
Esse volume trata de assuntos em alta no mundo dos negócios: a combinação entre interesses privados e virtudes públicas, conscientização e politização do empresariado, a distinção entre “filantropia social” e “responsabilidade social” das empresas, marketing como recurso ou finalidade. Incentivando ..
Produtos florestais não madeireiros: as comunidades e a sustentabilidade do desenvolvimento é um livro de leitura obrigatória para quem gosta da natureza e, também, para quem quer aprender a gostar, de verdade, da nossa terra. Nele, Márcia Joana Souza Monteiro, a autora, mostra os usos que os morado..
Corpos, poderes e ensino de Filosofia trata o ensinar e o aprender a filosofar como problema filosófico. Reflete sobre a prática do filosofar, busca fundamentação no diálogo com a tradição filosófica, para pensar sua importância, métodos, estratégias. Objetiva investigar aspectos políticos e estétic..
Estudar o livro pelas lentes da antropologia do consumo é um caminho curioso para compreender os valores da nossa cultura.
Objetos e Coisas: livros, decoração e a antropologia do consumo, trazendo o livro para uma análise para além de seu conteúdo literário, observa as relações entre pessoas e coisa..
Um livro de consulta para quem tem como objetivo se iniciar ou se aperfeiçoar em artes plásticas. Na primeira metade do livro, expõem-se os materiais de desenho e pintura. A segunda metade se dedica às técnicas, e nela se estuda o rendimento dos materiais mais relevantes...
A presente obra tem como objeto o projeto de educação para as famílias veiculado em quatro livros publicados entre os anos de 1958 a 1967, escritos por Maria Junqueira Schmidt, professora e intelectual católica, que circulou dentro e fora do Brasil e que também teve algumas obras publicadas pela Edi..
Que corpo é este que anda sempre comigo? aborda a ampla discussão sobre os "discursos do corpo" na contemporaneidade. Do culto ao corpo à obrigação de ser bela, da dor do envelhecimento à anorexia e automutilação de jovens adolescentes, da obesidade infantil ao trauma inscrito no corpo, do percurso ..
Você já se viu lendo e relendo o mesmo trecho de um livro diversas vezes sem conseguir concentrar-se no sentido das palavras? Já pensou que estar o tempo todo on-line pode ter a ver com essa dispersão? Pensa sobre as consequências do contato intenso das crianças com celulares e tablets? Aspectos de ..
O livro O fracasso NÃO é escolar é uma reflexão sobre o pano de fundo, ou seja, a essência de um tema que completa, no mínimo, quarenta anos na educação brasileira: o fracasso escolar.
Mas será que o fracasso é mesmo escolar? Que fenômenos podem justificar esse fracasso somente no espaço escolar? O ..
O que pode um corpo? Como decifrar suas diversas formas de expressividade? Qual a sua linguagem? Como sofrem, afinal, os nossos corpos? Mais uma vez, as organizadoras deste livro trazem-nos os frutos de suas pesquisas no Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (Lipis) e em suas..
Para além das mortes vividas, a pandemia que vivemos nos últimos dois anos, e que ainda nos assombra, trouxe em seu bojo novas formas de vivenciar a dor antes inimagináveis. Como Antígonas, muitos não pudemos enterrar nossos mortos. Como zubis, perdemos a dimensão de olhar um rosto sem máscara. O co..
Este é o quarto volume de coletâneas dedicadas aos estudos do corpo, em uma perspectiva interdisciplinar, que tenho o prazer de apresentar. Fruto de investigações que vêm sendo desenvolvidas no Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – Lipis, da PUC-Rio, vinculado a esta vice-r..
Corpo para que te quero se inscreve na tradição de pesquisas e publicações que o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e intervenção Social da PUC-Rio, LIPIS, vem desenvolvendo. Mais uma vez, com agudo rigor teórico e originalidade, sem, contudo, perder o dom da leitura agradável, as organizadora..
O livro Expressões da Violência: Experiências de Intervenção e Pesquisa em Serviço Social é uma coletânea de artigos que versam sobre o tema da violência na contemporaneidade. É um convite de leitura aos pesquisadores, profissionais, estudantes e interessados pelo tema, mas, sobretudo, pela leitura ..
Brinquedos e brincadeiras que todas as crianças merecem conhecer é uma história alegre, repleta de movimentos e cores, baseada na história real da infância da autora, que traz o resgate de brinquedos e brincadeiras de um passado nem tão distante. Este livro é indicado para todas as crianças apaixona..
Joana de Vilhena Novaes usa com muita coragem seu aprendizado sobre as atividades do pensamento ao se expor de corpo e alma na arte de imitar a vida. Sua poesia transita pelo perigoso território do desejo — a aceitação e a rejeição — no eterno embate entre o amor e as paixões. Joana revela a escolha..
A Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo na Área Insular de Santos aprovada em 1998, cujos índices urbanísticos ainda vigem, instituiu um modelo de produção do espaço urbano da área insular do município que resultou em impactos urbanos e ambientais negativos.
Com uma base técnico-conceitual do..
Uma coisa é a teoria: estudar, pesquisar, falar e escrever sobre autismo ou conviver com um autista filho de estranhos. Outra coisa é ser pai e mãe de uma pessoa humana autista. Daí a importância das experiências e/ou do mistério envolvente entre facticidade e validade. Aqui, o leitor vai encontrar ..
A composição de formação de professores e condições de trabalho em classes multisseriadas é resultado de um esforço do pesquisador em apresentar uma análise crítica sobre as condições em que a educação rural continua existindo e as possibilidades da emergência e consolidação da Educação do Campo, qu..
Numa sociedade ressecada pelo autoritarismo estrutural, este livro propõe-se a ser um oásis de democracia. É uma obra que focaliza alguns dos principais desafios quase intransponíveis e tarefas quase impossíveis da gestão democrática na escola pública, quais sejam: as intrincadas relações de poder d..