Esse “clássico contemporâneo” traz um vivo debate sobre história e cultura. Ao analisar questões fundamentais para a pesquisa antropológica, Marshall Sahlins, um dos principais expoentes das ciências sociais nas últimas décadas, defende a interpretação simbólica da cultura além do utilitarismo.
Publ..
Marshall Sahlins, um dos mais brilhantes antropólogos contemporâneos, retoma o debate sobre a relação entre cultura e história, e nos revela uma obra extraordinária em vários sentidos.
Em primeiro lugar, porque estabelece um diálogo com o grego Tucídides – o primeiro historiador a romper com o rela..
Ilhas de história é uma reunião de ensaios de Marshall Sahlins sobre sociedades insulares: Havaí, Fiji e Nova Zelândia. Com erudição e ironia, suas reflexões são uma crítica à história e à antropologia ocidentais, cujo pensamento acadêmico cria falsas dicotomias entre passado e presente, estrutura e..
Quando chegou ao Havaí, no final do século XVIII, o capitão James Cook foi recebido como um deus.
Tempos depois, foi assassinado também como um deus. Esse ato de aparente vitória dos havaianos
sobre os britânicos marcou, como explica com brilhantismo o antropólogo Marshall Sahlins, o núcleo da domin..
Divertido, irreverente e provocativo. Aqui, o conceituado antropólogo Marshall Sahlins dispara contra os principais conceitos e temas da virada do século XXI: capitalismo tardio, globalização, terrorismo, relativismo cultural, pós-estruturalismo, utilitarismo, pós-colonialismo. O volume é composto p..