Hegel introduz o leitor à vida e obra de um dos pais do idealismo alemão e do método dialético. Criador de um sistema filosófico que influenciou decisivamente toda a filosofia posterior, Hegel tem nesse livro as linhas gerais de seu pensamento discutidas com rigor e clareza...
A estética surgiu como disciplina quando a arte (e a natureza) ainda pareciam fontes privilegiadas de
sabedoria e conhecimento ético. Esse horizonte, no entanto, mudou nos últimos duzentos anos, com a afirmação do pensamento científico e tecnológico. Nesse livro, a autora toma como base as ideias d..
Antígona é a tragédia que provavelmente mais chamou a atenção dos filósofos, suscitando, desde o idealismo alemão, inúmeros comentários e acirrados debates. Esse livro analisa detalhadamente a tragédia, esclarecendo o porquê de tantas interpretações...
Por meio desta publicação, o leitor entenderá a situação de abando-no de prédios tombados e o apontamento de soluções aplicadas com sucesso. Em uma investigação de caráter crítico, são descritas as práticas intervencionistas sobre o patrimônio histórico e arquite-tônico, com foco nas adaptações dos ..
O francês Denis Diderot (1713-1784) foi um dos co-fundadores e editor chefe da Encyclopédie, ou dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers, publicada entre 1751 e 1772 e tinha por objetivo, segundo Diderot, mudar a maneira que as pessoas pensavam. Ali estavam representados os pensam..
Descartes inscreveu no coração de seu século uma obra de impressionante audácia e engenhosidade. Os textos filosóficos de Descartes pretenderam ser perfeitamente claros: para se tornar sensível à força da operação cartesiana, convém dedicar-lhes uma atenção arguta e prolongada. Longe dos lugares-com..
As pessoas pardas são a maioria dos habitantes do território brasileiro, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, mas elas ainda estão sub-representadas em diversos postos. Este livro procura discutir a questão das pessoas pardas, a partir do ponto de vista do Esta..