As reflexões contidas neste livro podem ser excessivamente inquietantes. Quiçá indigestas ou, até mesmo, apelativas.
Contudo, possivelmente, provoquem reflexões obrigatórias por horas, talvez, tirem o sono ou devolvam a Paz.
Para mim, funcionou, encontrei tudo no nada...
Este livro é um registro das contribuições de vida, teóricas e metodológicas daquela que foi a pioneira dos estudos sobre o esporte no Brasil. Contribuições que transcenderam o campo das pesquisas esportivas e cujos impactos podem ser demonstrados na experiência de trabalhos que continuam a recriar ..
Retratos imorais é um livro inquietante; sua primeira impressão é a do choque. Ronaldo Correia de Brito se distancia de suas obras anteriores, amplifica as tensões íntimas de Galileia para criar uma coleção de contos cheia de fúria, de dor, que vibra com uma força criadora pouco vista na literatura ..
O padre José de Anchieta apreciava carne assada de macaco e bicho de taquara torrado e deixou esse depoimento para a posteridade. E ele não foi o único. Viajantes, padres, senhores de engenho e navegadores descreveram a fauna e a flora do Brasil do século XVI em detalhes. Registraram ainda ingredien..
Autor de Galileia, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, Ronaldo Correia de Brito cria uma narrativa emocionante e multifacetada, de traços dostoievskianos, sobre o amor e a culpa.Francisca é uma mulher de meia-idade, casada e sem filhos, que decide se aventurar numa romaria a Juazeiro em busc..
Passando por temas tão diversos como idolatria, identidade, rivalidade, heroísmo e paixão, Ronaldo Helal explora nesta obra as dimensões sociais do esporte. O livro traz, em versões revisadas e ampliadas, a produção do sociólogo para jornais e portais da internet em duas décadas e meia. Com leitura ..
O livro Estudos em mídia, esporte e cultura traz 10 artigos que exploram a temática esportiva em suas dimensões culturais, econômicas, sociais e midiáticas desde uma perspectiva das Ciências Humanas e Sociais, especialmente da Comunicação. São vistos assuntos como estádios e a geografia das cidades,..
O novo e impactante romance de Ronaldo Correia de Brito recria um Brasil mitológico, onde a vontade dos homens se impõe pela força. Aqui, histórias e lendas se mesclam — como afluentes de um rio — a uma saga familiar entremeada por embates de poder e paixões.
José e João são ainda crianças quando de..
Do alto da ponte da Madalena, no Recife, Cirilo observa as águas lamacentas do Capibaribe. Está pronto para pular; é a segunda vez em quatro anos que vai até lá e, parado na borda, observa os caranguejos das margens. No entanto, algo o faz mudar de ideia. Ao perambular pelas ruas dilapidadas do cent..
História Divertida é um livro onde você vai encontrar 30 textos com personagens e acontecimentos relevantes da História. Mas a maneira como essas histórias são contadas vai te surpreender, pois elas estão recheadas de curiosidades e bom humor. Você vai descobrir (ou relembrar), de um jeito diferente..
Uma das preocupações recorrentes, na atualidade, está relacionada aos hábitos alimentares dos seres humanos. Uma alimentação inadequada e atrelada ao ritmo de vida sedentário tem levado a população a enfrentar diversas doenças, entre elas, o diabetes. Diante disso, uma educação voltada para a promoç..
Durante a década de 1960, transformações pautaram acontecimentos, inclusive a respeito dos protestos da juventude, sobretudo no que se refere à política. Além disso, a exclusividade da moda lançada por meio da alta-costura foi quase extinta e o prêt-à-porter eclodiu como uma nova proposta de vestir ..
Com uma linguagem concisa e cortante, Ronaldo Correia de Brito parte de uma paisagem rural, ao mesmo tempo histórica e inventada, para criar personagens que migram, que se embrenham em outras culturas e que, acima de tudo, nos fazem perceber os conflitos próprios da humanidade. Nestes contos, o auto..
Cildo Meireles é um dos mais importantes artistas brasileiros em atividade, talvez o mais relevante no que se convenciona chamar de arte contemporânea. Com mostras nos principais museus do mundo (Tate Modern, New Museum, Reina Sofia, Pompidou e um pavilhão em Inhotim), a obra de Cildo se caracteriza..
O livro Histórias de vida e (re)existência à homofobia: um percurso narrativo a partir das experiências de cis-homens-gays é uma obra sensível, afetiva e potente. Um livro que nos faz mergulhar nas histórias vividas e compartilhadas por personagens reais que tiveram suas vidas marcadas pela violênci..
A suposta homossexualidade é o resultado de uma pesquisa desenvolvida entre os anos 2006 e 2009 na Faculdade de Educação da Unicamp. Este é um estudo voltado para a compreensão das representações sociais da homossexualidade, bem como a própria homossexualidade como representação social, existente so..
Três primos atravessam o sertão cearense para visitar o avô Raimundo Caetano, patriarca de uma família numerosa e decadente que definha na sede da fazenda Galileia. Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura. Ismael, Davi e Adonias passaram parte da infância ali, mas fizeram o possível para cortar s..
A História da província Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil, de Pero de Magalhães de Gândavo, foi a primeira obra publicada em língua portuguesa sobre o Brasil. Sua primeira edição data de 1576 e, além de inaugurar a historiografia e a geografia brasileiras – uma preocupação consciente de s..
Mas o verdadeiro destaque desta obra de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima é o carnaval recifense, com muito frevo e maracatu. O livro faz parte da Trilogia das Festas Brasileiras, que incluem Baile do Menino Deus e Bandeira de São João. Povoado de cantigas e referências tradicionais da cultura n..
O livro relata um trabalho de campo levado a termo na Coordenação de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PRPGI. A pesquisa realizada foi dividida em Análise de Documentos, Observação Sistemática, Entrevistas e Questionário.Ao final são feitas uma análise deta..
O livro investiga as configurações do homoerotismo e da homofobia em quatro narrativas juvenis contemporâneas: Eu é um outro (2014), de Hermes Bernardi Júnior; O namorado do papai ronca (2012), de Plínio Camillo; One man guy (2015), de Michael Barakiva; e Garoto encontra garoto (2015), de David Levi..
A cada livro, Ronaldo Correia de Brito expande os limites de sua ficção, e da própria literatura brasileira. Já no primeiro conto, duas irmãs velhas estão presas a uma casa antiga e se recordam de tragédias passadas enquanto, do lado de fora, caminhões e escavadeiras varam a noite à procura de um ca..
Esse livro conta a história das múltiplas crenças que se cruzaram no período colonial. Descortina a religiosidade indígena, os cultos afro-brasileiros e o mundo dos hereges. Mostra como o catolicismo foi se impondo, convivendo com bruxedos, sortilégios e orações eróticas, tudo encenado no espetáculo..
Depois de trabalhar a terra e plantar as sementes, nada mais alegre do que colher os frutos. As festas juninas brasileiras, principalmente no Nordeste, celebram a prosperidade e a fartura das colheitas. Bandeira de São João, de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, conta, em uma narrativa simples e..