Este livro traz reproduções das obras do artista plástico Sergio Romagnolo, além de fotos de exposições. Inclui textos de Agnaldo Farias, de Oswaldo Corrêa da Costa e do próprio Romagnolo. Ao final, encontra-se a versão em inglês dos textos...
A presença negra nas histórias em quadrinhos nacionais é fruto de uma evolução de valores estéticos e morais que se desenvolveu ao longo de anos na produção cultural. Com a Turma da Mônica, obra de vida do quadrinista Mauricio de Sousa, não foi diferente. Atualmente, suas personagens são uma referên..
Sérgio Ricardo é um artista múltiplo. Compositor, cineasta, artista plástico, escritor, sua obra é uma das mais significativas da cena cultural brasileira desde os anos 1960, assim como é uma das mais desconhecidas. Esse desconhecimento não é apenas relativo ao grande público, aos circuitos do "merc..
Tempos turbulentos afligem o mundo nos últimos anos. À onda de populismo nacionalista que levou ao Brexit e a Trump, para ficar só nos principais eventos, juntam-se a pandemia e a guerra da Ucrânia, mais recentemente. Choques por si só suficientes para abalar a geopolítica mundial e colocá-la de nov..
Como num rio turbulento em que mal se vê a margem, o Brasil e o mundo têm tentado atravessar águas cada vez mais perigosas. As diversidades econômicas e políticas cresceram e se tornaram imbricadas a tal ponto que em vários momentos parece que estamos num abraço de afogados.
Mas, se a economia e a ..
Esta é a história de uma floresta que tinha vários animais e um personagem misterioso: um menino que vivia com um saco de papel na cabeça. O que o levava a ser assim? Quais motivos ele tinha para esconder o seu rosto? Ele era reconhecidamente muito inteligente e resolvia, com bons conselhos, os prob..
Uma serra fincada no meio da caatinga com uma nascente de água em seu topo é o palco de uma longa história de ocupação que inclui a presença indígena, refúgio de pessoa escravizada e, posteriormente, chegada de uma família de retirantes. A nascente ficou conhecida como “olho d'água” e a sua localiza..
O livro “Um maligno escrivão”: Bento Ferreira Mouzinho sob o reinado de D. João V (séc. XVIII) debruça-se sobre a emblemática trajetória percorrida no norte da América portuguesa por Bento Mouzinho — lusitano, criminoso e fugitivo —, que aportou à cidade de Natal na segunda década do século XVIII e,..
O livro lança novas luzes sobre a sexualidade na velhice, principalmente na presença da patologia Incontinência Urinária. A obra propõe-se a descrever a sexualidade em sua totalidade, relacionando-a com as alterações na vida sexual provocadas por essa patologia. Por seu conteúdo marcante e linguagem..
Quais as possibilidades da leitura e da análise de Histórias em Quadrinhos em aulas de História? Como podemos investigar a Independência do Brasil com essas fontes documentais? Que documentos podem ser utilizados como complementação à construção desse conhecimento? Essas e outras questões foram as m..
Passado em Caleidoscópio: versões quadrinizadas da Independência do Brasil no Sesquicentenário e Bicentenário, fruto de pesquisa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), visita um conjunto de fontes inusitad..
Por que excluíram a eugenia das biografias paranaenses? História da Eugenia e da Medicina no Paraná é livro significativo para quem quiser compreender a ciência eugênica em suas apropriações médicas no Paraná do início do século XX. Trabalhando o conceito de sociografia médica, o autor visa compreen..
Vivência familiar, vivência profissional, vivência intelectual e vivência moral são temas bastante relevantes para o ser humano na busca pela construção de um indivíduo. Pode não parecer, mas todos têm uma ligação entre si. Tendo como inspiração esses temas, o autor Mario Sergio Cortella elaborou o ..
Juventude rural e conflitos socioambientais no Brasil: existências e resistências faz parte dos resultados da pesquisa intitulada “Mapeamento das ações da juventude rural sobre as mobilizações e conflitos socioambientais no Brasil”, desenvolvida com apoio do Edital Universal 2016 – CNPq. A obra cont..
O livro O Irracionalismo de Conveniência – ensaio sobre pós-verdade, fake news e a psicopolítica do fascismo digitalreflete criticamente sobre o irracionalismo de conveniência, presente nas formas autoritárias da ideologia da doutrina neoliberal e sua tentativa de colonizar a esfera pública, por mei..
Não se desespere nos convida a ir em busca do bem-viver. Acolher instantes deliberados de paz interior e sentir a prazerosa sensação mental, ainda que provisória, da aparente suspensão do fluir do tempo, permitindo um distanciamento das aflições cotidianas e uma recusa momentânea às perturbações que..
No livro Drogas e suas imagens: ensaios sobre a experiência com psicoativos, Getulio S. S. Pinto lança um olhar singular sobre a famigerada questão do uso de substâncias psicoativas ilegais. Fazendo um híbrido entre contos literários, discussões de cunho genealógico e debates dos campos da filosofia..
A partir dos anos de 1980, as escolas estaduais paulistas enfrentaram uma crescente precarização estrutural, agravada pelo declínio no desempenho estudantil evidenciado em avaliações externas como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Esta..
O livro Um novo mundo digital demonstra a preocupação da humanidade com o uso da Inteligência Artificial no mercado de trabalho, ao abordar os dilemas sociais entre as novas tecnologias digitais e a capacidade da força humana no trabalho.
São três as questões que o livro quer explorar: o que é a tec..
A relação do homem com a religião e a natureza do sentimento religioso foram temas que intrigaram o pai da psicanálise. Esse volume guia o leitor na descoberta do peso do ateísmo na criação da psicanálise...
Cada indivíduo, em sua jornada, busca compreender a gratuidade de sua própria existência, mesclando virtudes e vícios, desejos e necessidades, em busca da paz de espírito. Este livro nos convida a refletir sobre nossa essência, sobre o porquê de nossa existência, sobre o significado que atribuímos à..
“Este livro pode ser lido como a história de um caderninho". É através da figura do pequeno caderno de notas de capa verde que Chejfec inicia a viagem ensaística e narrativa que imprime em Últimas notícias da escrita. Um pequeno caderno de notas, esquecido numa vitrine pouco glamurosa, desenrola o f..
A técnica corporal: Gradus ad Parnassum para a arte da Educação Física escolar é um daqueles textos que surgem inicialmente sem grandes pretensões, apenas com o intuito de fazer uma breve análise e compreensão das contradições que se apresentam na realidade de determinadas áreas de conhecimento. Um ..
Educação Tributária propõe uma reflexão acerca do arranjo tributário brasileiro e procura lançar certa objetividade na discussão de nosso modelo tributário. Por meio de uma exposição normativa e histórica, tenta compreender como uma tributação que gira em torno de 40% de toda a riqueza produzida no ..