A Guanabara Tupinambá e suas aldeias ancestrais, a história do primeiro carioca e dos exploradores, conquistadores e moradores pioneiros, a disputa entre portugueses e franceses, a guerra contra os nativos e as batalhas que marcaram a fundação do Rio de Janeiro. Sucesso de crítica, publicado pela pr..
“O Rio Javari, conhecido antigamente com o nome de “Hiauari”, não notabilizou-se logo de princípio. Ao tempo em que passou por períodos de desbravamento não fez heróis, fez mártires. Não fez vencedores, fez vítimas. Não distribuiu glórias, matou e aniquilou.” (Castilhos Goycochêia). “Não basta chega..
Assembleias Legislativas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul: política de recrutamento para as comissões permanentes pretende contribuir para o entendimento do funcionamento das Assembleias Legislativas, tendo como tema o recrutamento parlamentar para o sistema de comissões permanent..
Como era o Rio de antes de todos os janeiros? Era o que, desde pequeno, se perguntava o jornalista e pesquisador Rafael Freitas da Silva. O resultado de tamanha curiosidade está em O Rio antes do Rio, que agora chega à 6ª edição. Rafael segue em busca de uma história esquecida, de relíquias e pistas..
João do Rio foi o pseudônimo mais famoso de Paulo Barreto (1881-1921), um dos autores mais conhecidos – e controversos – do início do século XX no Rio de Janeiro. Cronista prolífico, ele também foi crítico de arte, escreveu romances, ensaios, contos, peças de teatro, conferências sobre dança, moda, ..
A reunião dos textos teatrais de João do Rio procura fazer justiça ao escritor, que há muito merecia ter seu trabalho de dramaturgo reeditado. No jornalismo, desde cedo, João do Rio mostrou-se interessado pela vida teatral da cidade do Rio de Janeiro. As peças aqui agrupadas, ainda hoje, revelam-se ..
Reflexões sobre o passado e o presente seguidas de proposições para o futuro do Rio de Janeiro fazem parte da rotina de todo carioca, da gema ou de coração, em especial daqueles que se dedicam à arte incontrolável de defen- der essa maravilhosa cidade. Com este livro, a carioca Patrícia Reis nos rev..
Nesta obra, Rubens Andrade avalia a relação surpreendente que se estabeleceu entre os movimentos sociais em rede em junho de 2013 e a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Neste novo cenário, de espaços de manifestação da população no processo de discussão e deliberação de matérias na ordem do dia do ..
O livro Remoções de favelas no Rio Janeiro: entre formas de controle e resistências busca discutir uma conjuntura recente na cidade do Rio de Janeiro, na qual uma forma de intervenção estatal sobre as favelas, que se considerava superada, tanto política quanto academicamente, retornou com força cons..
Segundo volume da aclamada trilogia Ibis do indiano Amitav Ghosh, Rio de fumaça capta um momento crucial na história da expansão do comércio marítimo – o tráfico do ópio da China no século XIX e seus desdobramentos mundiais. As relações entre diferentes nações, que podem definir o futuro econômico d..
A imagem dos anos 1950 como sendo os “anos dourados”; tem até hoje um forte apelo emocional e é constantemente reproduzida na memória coletiva, por meio da televisão, do cinema e da imprensa nacional e internacional. Nos trabalhos acadêmicos e de divulgação histórica sobre essa época, é comum a pres..
O Rio de Janeiro é um lugar precursor — isso para o bem e para o mal. Rio, O Ori narra uma cidade arrastada pelo enxurro de muitas dores e delícias, pela complexidade dos interesses que a constituíram e que tem nos seus modos uma psicologia das ruas. Basta tragar o sabor dos ventos que tocam este ch..
O debate sobre refugiados na Europa e a permanência de meninos em situação de rua no Brasil são temas em destaque no cenário político social. Por isso Beatriz Brandão faz grande contribuição para a discussão ao expor os resultados de um estudo comparativo entre as trajetórias de jovens "refugiados" ..
“A Transposição do Rio São Francisco era o sonho do nordestino e agora é uma realidade”, relata uma agente de saúde de Caturité, município localizado no Cariri Paraibano – a primeira região a receber as águas do rio São Francisco. No entanto, megaprojetos trazem consigo megarriscos e, além dos efeit..
O livro analisa as práticas de conservação do patrimônio cultural carioca desde a década de 1980, momento em que a legislação carioca passou a prever, de forma inédita, a possibilidade da proteção urbana por meio de um instrumento específico, consagrado pelo Plano Diretor Decenal da Cidade (1992), c..
Além do Rio, a Gota D’Água: Nossas Medeias vai além de reflexões acadêmicas. Ultrapassar as margens desta obra é resgatar, por meio das comparações das peças teatrais, Além do Rio, Medea (1957) e Gota D’Água (1975), a Medeia que habita dentro de nós. Não a infanticida, cruel e implacável, mas sim aq..
Mulheres Negras em Rio, 40 graus (1955): representações de Nelson Pereira dos Santos tem como tema as representações das mulheres negras difundidas no filme Rio, 40 Graus, de Nelson Pereira dos Santos, com base nos estudos feministas e de gênero, cujo intuito é o de historicizar/desnaturalizar essas..
Vó, o que é um rio?
Um rio é um fio, diz a minha avó. Ele cria padrões bonitos na superfície da terra, faz renascer campos e consciências, cria histórias e faz com que diferentes lugares, épocas e pessoas se encontrem...
O novo e impactante romance de Ronaldo Correia de Brito recria um Brasil mitológico, onde a vontade dos homens se impõe pela força. Aqui, histórias e lendas se mesclam — como afluentes de um rio — a uma saga familiar entremeada por embates de poder e paixões.
José e João são ainda crianças quando de..
O livro explora a arena pública formada ao redor da questão da precariedade habitacional nas cidades de Londres e Rio de Janeiro a partir do acompanhamento de quatro movimentos sociais formados nessas cidades. A análise desenha um panorama da questão da moradia no Brasil e no Reino Unido, formado po..
O livro Parque Estadual do Rio Preto: geografia e diversidade relata a experiência de uma disciplina de pós-graduação do curso de Geografia em dois anos sucessivos de trabalhos de campo no parque. A obra apresenta desde aspectos da geografia física até da sociedade e diversidade biológica do lugar. ..
Esse livro apresenta documentação dos trabalhos de Nick Rands feitos para o componente Cadernos de Viagem na 8° Bienal do Mercosul em 2011. O projeto Um Quadrado no Rio Grande do Sul envolveu o desenho do maior quadrado possível no mapa do estado do Rio Grande do Sul, uma viagem a cada um dos cantos..
Em Existe o outro lado do rio? Silvana Maria Bitencourt analisa a cultura da engenharia e as relações de gênero construídas no espaço da universidade, buscando compreender as motivações, as influências, as dificuldades, as perspectivas e as táticas construídas pelas estudantes nesse campo de poder/s..