Maria Firmina dos Reis e Michel Foucault: diálogos possíveis no romance Úrsula lança um olhar para o discurso literário e as possibilidades de análise sob conceitos como autoria, devir e interdição, sempre se atentando às amarras das relações de poder em uma conjuntura. A obra demonstra como os enun..
Este livro conta a história e a trajetória de um casal formado por dois homens, vindos de realidades totalmente distintas: um do interior do Paraná e outro do interior da Inglaterra, ambos gays. Narram sobre sua infância, adolescência e juventude e a experiência de se descobrirem gays, o processo de..
O livro Cidade Sub-versiva Des(afetos) Performáticos do Camuflável desafia quem ler ou quem simplesmente atra(versa) o olhar sobre as perambulações tecidas pela autora e seu sujeito/pesquisador Felipe de Jesus. A obra propõe, nas ruas, nos becos, nas calçadas e no solado do sapato gasto, cartografar..
O piano na universidade brasileira: trajetórias em contrapontolança um novo olhar sobre a formação superior em música, tendo como foco principal a socialização profissional dos estudantes durante a graduação e o poder simbólico da representação do "ofício do pianista" sobre as trajetórias acadêmicas..
O livro abriga resultados de pesquisas sobre as representações sociais em áreas do conhecimento que vão das artes às ciências, passando por experiências cotidianas, cujo registro histórico nem sempre é evidente ao primeiro olhar. Trata-se de historicizar a criação, o consumo e os significados de ima..
Vamos imaginar a seguinte situação: Você está prestes a entrar no mercado de trabalho e recebe uma carta, essa carta foi escrita por você só que do futuro, muitos anos se passaram, inúmeras experiências te transformaram e essa carta vem, nesse momento, pra te dar dicas, caminhos ou simplesmente para..
Reis-juízes devoradores de presentes é um ensaio sobre as complexas relações entre consciência e ação moral e pretende sensibilizar empregadores sobre a justiça nas contratações de trabalho. Este livro se dirige a estudantes, pesquisadores e profissionais dedicados à gestão de pessoas e também àquel..
O livro Conservação da biodiversidade e pobreza no Parque Estadual da Serra do Conduru, Bahia, Brasil aborda dois temas controversos, quando se trata da criação de Áreas Protegidas no Brasil e no mundo. Os argumentos apresentados por preservacionistas e conservacionistas no que diz respeito à criaçã..
O livro Religião e Religiosidade: o relegere e o religare em Família propõe um novo olhar, a partir de narrativas autoetnográficas, para as circunstâncias sociais e culturais que direcionam e elucidam a coexistência, as conexões, as aproximações e os distanciamentos de diferentes subjetividades no c..
A comunicação é fundamental para qualquer indivíduo, independentemente de sua formação ou atuação, e produtos técnicos podem ser uma forma eficaz de comunicação. Com o intuito de auxiliar nesse novo processo de se comunicar, Produtos técnicos como instrumentos de divulgação científica propõe reflexõ..
A obra de Carla Alves de Souza tem como tema a circulação e apropriação de ideias educacionais no campo da Educação Matemática. Especificamente, a autora opta por focar um ideário educacional que evidencia mobilizações em termos acadêmicos com expressiva intencionalidade e repercussão: a Didática da..
Por que estudar e compreender o trabalho feminino? O que é ser trabalhadora no Brasil? Quais são as especificidades das vivências de prazer e sofrimento no trabalho feminino? Quais são as dificuldades enfrentadas por mulheres no contexto de trabalho associadas ou agravadas por gênero, raça e classe?..
Capas que contam histórias: a trajetória do Jornal da USP apresenta o veículo mais antigo na categoria de jornalismo universitário institucional do Brasil.Para cumprir sua tarefa de divulgação científica e de integração comunitária, o jornal universitário, como qualquer outro veículo midiático (come..
Neste novo trabalho, a autora nos traz textos com perfil de crônica, embora não tenha preocupação em demarcar gênero literário.
Temos a impressão de que ouvimos alguém que nos conta histórias.
O trabalho traz textos que são ficção, porém alguns deles têm toque autobiográfico, ou biográfico. São hist..
O suicídio parece ser o último tabu. Até mesmo o incesto é amplamente discutido na mídia, mas o suicídio de um ente querido ainda é um ato sobre o qual a maioria das pessoas é incapaz de conversar - ou até mesmo de admitir para os familiares e amigos mais próximos. Essa é uma das muitas verdades dol..
A corrida de rua é uma das modalidades esportivas que mais cresce atualmente, devido à sua praticidade e popularidade, ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Porém ninguém começa correndo 10 quilômetros da noite para o dia, é um processo que leva tempo. Diante desse quadro, surgiu uma grande nece..
Os processos de estereotipia na representação discursiva do Brasil na Espanha relaciona o discurso estratégico de promoção internacional da marca-país Brasil apresentado pelo Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil (BRASIL, 2005; 2007; 2009) e a produção midiática do jornalismo ..
O livro Neuroaprendizagem com metodologias ativas: um olhar discente retrata o atual cenário educacional que enfatiza a necessidade de aplicar em seus planejamentos de ensino as Metodologias Ativas. Mas o que são Metodologias Ativas? Quais os elementos necessários que uma estratégia de ensino necess..
O medo é uma emoção que se dá como resposta a um estímulo, que pode ser real ou imaginário. Ao despertar de um sonho em que se separava da mãe, Gabriela percebeu a existência do sentimento chamado medo. Ela e seus amigos vivenciam as mais diversas situações que lhes causam medo: de palhaço, de denti..
A complexidade de fatores que envolvem a prática de atividade física necessita ser estudada, compreendida e ampliada, de modo a serem consideradas as diferentes realidades existentes e todo o contexto sociocultural envolvido. Em meio a diferentes tipos de populações a serem investigadas, Atividade f..
Esta coletânea apresenta parte da produção científica desenvolvida no Grupo de Estudos e Pesquisa em T21 – “Fala Down” e traz ao leitor o resultado de pesquisas aprofundadas a partir da Neurolinguística Discursiva (ND) e da Teoria Histórico-Cultural (THC) realizadas no Laboratório de Pesquisa em Neu..
Se alguém superou suas limitações e venceu seus desafios, por que também não podemos vencer? Em O amor extraordinário no TEA: histórias de famílias e profissionais na Amazônia que superaram a si mesmos, as autoras ampliam a inclusão de pessoas com autismo, e isto só acontece quando as pessoas acumul..
O Instituto de Arte Contemporânea foi fundado por Raquel Arnaud em 1997, visando preservar e disponibilizar uma ampla coleção de documentos e objetos relacionados à trajetória e à obra de alguns dos mais importantes artistas construtivos brasileiros. Esta livro recupera 20 anos de atuação em uma edi..