Este livro conta a história e a trajetória de um casal formado por dois homens, vindos de realidades totalmente distintas: um do interior do Paraná e outro do interior da Inglaterra, ambos gays. Narram sobre sua infância, adolescência e juventude e a experiência de se descobrirem gays, o processo de..
Reis-juízes devoradores de presentes é um ensaio sobre as complexas relações entre consciência e ação moral e pretende sensibilizar empregadores sobre a justiça nas contratações de trabalho. Este livro se dirige a estudantes, pesquisadores e profissionais dedicados à gestão de pessoas e também àquel..
Maria Firmina dos Reis e Michel Foucault: diálogos possíveis no romance Úrsula lança um olhar para o discurso literário e as possibilidades de análise sob conceitos como autoria, devir e interdição, sempre se atentando às amarras das relações de poder em uma conjuntura. A obra demonstra como os enun..
O livro Arthur Thiré: uma história sobre o Professor e Educador Matemático lança um olhar sobre a vida e obra desse professor que veio da França para o Brasil, inicialmente para atuar na Escola de Minas de Ouro Preto, mas que depois passa por diversas instituições de ensino, chegando ao Colégio Pedr..
A problemática que motiva a realização deste livro incide sobre o modo com o qual, na ciência geográfica, notadamente a partir da assimilação da fenomenologia no contexto da constituição da Geografia humanista na década de 1970, se estabeleceu um perfil de interlocução entre os geógrafos com Heidegg..
O piano na universidade brasileira: trajetórias em contrapontolança um novo olhar sobre a formação superior em música, tendo como foco principal a socialização profissional dos estudantes durante a graduação e o poder simbólico da representação do "ofício do pianista" sobre as trajetórias acadêmicas..
Qual a relevância do diálogo na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)? Como se percebem os nativos digitais acerca das tecnologias? Como se aplica o design dialógico nas decisões colaborativas? Como romper o paradigma do monólogo na vivência religiosa dos jovens? Os organizadores deste livro reúne..
Monteiro Lobato e as Oficinas do Imaginário é uma proposta e um convite à formação de professores e educadores que desejam experimentar um mundo de mistérios e descobertas presentes nas obras do autor do Sítio do Picapau Amarelo. Os seis capítulos apresentam um Monteiro Lobato possivelmente desconhe..
Uma dança para liberdade: redescobrindo identidades aborda como a dança influencia intimamente os seres dançantes, em especial aqueles que se encontram privados de sua liberdade. O leitor irá imergir nesse mundo pela perspectiva dos direitos humanos e da dança juntamente à autora e experimentar as s..
Enfatizando o diálogo entre diferentes campos do conhecimento, os autores dessa série revelam um painel útil para quem deseja conhecer os principais problemas que formam o universo da ciência. Esse quarto volume trata do século XIX, um período de grande euforia em relação às conquistas científicas, ..
Comunicação, cultura e mobilização comunitária lança um olhar sobre as políticas públicas de cultura desenvolvidas no Brasil do século 21, em especial o Programa Cultura Viva. A partir de um estudo de caso, buscam-se aproximações entre as teorias de comunicação e conceitos na perspectiva da mobiliza..
Muito já se falou em inclusão, seja ela na educação ou na sociedade. A temática cresceu com o passar dos últimos 20 anos, e sobre ela milhares de autores já escreveram teses científicas, relatos de casos, experiências pessoais. A mais debatida, com certeza, é a inclusão escolar, em que a demanda de ..
A vida, desde a fecundação, é marcada por perdas, mas nenhuma que seja comparada à perda de entes por quem temos profundos laços de afeto. As perdas geram dores, no entanto, nada é tão dolorido quanto à angústia e o luto da perda de alguém que amamos. A perplexidade, o pasmo e a sensação horripilant..
Cinquenta anos depois da instauração de uma ditadura autoritária, opressiva e truculenta que se manteve no poder por mais de vinte anos, é hora de aprofundar e renovar a reflexão sobre este período traumático na história do Brasil.
Organizada e escrita pelos mais renomados pesquisadores, A ditadura..
Conscientemente, ninguém colocará em dúvida que viver é um exercício de realizar escolhas em meio à convivência com outras pessoas. Seja no plano ético, seja no âmbito político, nas particularidades do cotidiano, ou no que se refere à existência humana, nossa espécie está incontestavelmente entrelaç..
O livro Geografia e meio ambiente, uma abordagem interdisciplinar na Amazônia é o resultado do árduo trabalho de um grupo de docentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), que em conjunto com..
Adentrando a história intelectual do Ocidente, Os Jardins da Academia promove uma investigação sobre as escolas da tradição grega a Academia de Platão e o Liceu de Aristóteles , passando pela criação da universidade na Idade Média e pelo Iluminismo do século XVIII, ao mesmo tempo que desnuda o dogma..
Perspectivas quase filosóficas é o título mais apropriado para designar este escrito que circula entre as exigências da filosofia e a exaltação da literatura, convidando o leitor a se imiscuir nas exigências conceituais das palavras, mas não necessariamente nos rigores tradicionais de suas respectiv..
O tabuleiro geopolítico mudou. O planeta está abandonando as energias fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) e adotando as energias renováveis (eólica, solar, hidrogênio etc.) como base econômica. É a chamada 3ª Revolução Industrial, que mudará, por completo, o modo de vida das pessoas, co..
A religiosidade e a espiritualidade têm sido os recursos utilizados por muitos indivíduos para superar as adversidades e para conviver com enfermidades como a Hepatite C. O tratamento dessa doença pode causar muitos efeitos adversos, comprometendo a qualidade de vida e afetando o bem-estar dos pacie..
Múltiplos olhares sobre o cotidiano - Percepções sobre arte, literatura e história em O retrato do rei é uma reflexão sobre a literatura na história, utilizando como ponte referências metapicturais das mais diversas expressões artísticas. Partindo da análise do romance O retrato do rei, de Ana Miran..
A vida social dromocratizada colaborou para o engendramento de formas de violência associadas a um modus operandi do tempo real: a indiferença à alteridade, pela dificuldade de ela ser percebida e considerada; o alheamento do sujeito em relação à alteridade nas modalidades de distração, dispersão ou..
No ano 2000, o historiador Daniel Aarão Reis escreveu para a Zahar um pequeno livro para a coleção Descobrindo o Brasil, Ditadura Militar, esquerdas e sociedade. Nele, Aarão defende a tese de que, ao contrário do que pensamos, a ditadura no Brasil não foi imposta de cima para baixo, pelas elites, ma..