Desde as minhas primeiras memórias, fui atravessado por dois polos: o Ideal e o Real. Assim se deu a construção de parte da minha subjetividade, por meio desses dois extremos antagônicos e paradoxalmente complementares. Foi deles que sempre me alimentei durante toda a minha existência. Hoje, na fase..
Amarrem-nos para nos imobilizar. Ensurdeçam-nos para que percamos os prazeres harmoniosos dos sons. Arranquem nossas línguas para nos condenar ao silêncio e às perdas das agradáveis sensações de degustação. Queimem nossa pele para que deixemos dos júbilos do toque e tapem nossas narinas para que per..
Versa sobre a distância entre a Educação formal, que morbidamente deforma, e a Educação da realidade, que cada vez mais se distancia da Modernidade para inserir-se na Pós-Modernidade...
FICçãO CONTROLADA: o efeito de real na minissérie histórica apresenta uma análise da minissérie de televisão JK produzida e exibida pela Rede Globo de Televisão no ano de 2006. O livro é uma versão condensada de vasta pesquisa e configura-se como material bibliográfico que pode interessar tanto a pe..
Como foi a travessia dos Bragança de Portugal para o Brasil? D.João e Carlota Joaquina vieram na mesma embarcação? O pesquisador Kenneth Light revela nesse livro, pela primeira vez, as aventuras da corte na viagem pelo Atlântico. O leitor vai se deparar com uma descrição minuciosa das naus, detalhes..
Música e periferia: o sonho e o real em um mundo negro chamado Bahia tem como tema a profissionalização de jovens na área de Música por meio de projetos sociais. São protagonistas aqui os músicos da Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê - OBADX -, os quais são alunos egressos da Escola de E..
Nesse livro, Hal Foster interpreta a História da Arte como um sujeito regido pelo modelo psicanalítico lacaniano, no qual operaria o retorno do real, isto é, a alternância de antecipações e reconstruções de eventos traumáticos. Esse mecanismo se manifestaria tanto nos movimentos neovanguardistas no ..
Em 1990, quando o cinema nacional teve um momento de retomada, a produção de vídeos e filmes documentais começou a crescer. Foi nesse período também que uma série de questões ligadas ao tema passou a preocupar cineastas, críticos e realizadores. Por que a busca pelo real tem ganhado tanta importânci..
A obra Os Governos FHC e a Reforma do Estado no Brasil do Real: em busca da legitimidade perdida – uma abordagem histórico-sociológica, que ora é apresentada ao público, trata da explicação (relação de causalidade), da compreensão (apreensão dos sentidos do mundo evocados por indivíduos, grupos soci..
Os 17 artigos reunidos no livro trazem questões pontuais da literatura brasileira em autores obrigatórios de nosso cânone e em autores pouco discutidos, que encontram aqui leitura generosa: são as discussões prementes da autoficção, das fronteiras borradas entre ficção, memória e confissão; são as p..
Vila Real é um romance dotado de tensão e violência. Publicado originalmente em 1979, este livro de João Ubaldo Ribeiro é uma complexa metáfora dos conflitos rurais que respingam de sangue a história do Brasil. Ambientada nas imediações de uma pequena cidade fictícia do sertão nordestino, a narrativ..
O processo de globalização da cultura do mundo moderno, em que se postula a formação do ser “cidadão cósmico”, faz suscitar a clássica discussão das categorias: passado versus presente, parte versus todo, singular versus plural e particular versus universal. Neste livro a comunidade Kalunga é alvo d..