O tabuleiro geopolítico mudou. O planeta está abandonando as energias fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) e adotando as energias renováveis (eólica, solar, hidrogênio etc.) como base econômica. É a chamada 3ª Revolução Industrial, que mudará, por completo, o modo de vida das pessoas, co..
Este livro conta a história e a trajetória de um casal formado por dois homens, vindos de realidades totalmente distintas: um do interior do Paraná e outro do interior da Inglaterra, ambos gays. Narram sobre sua infância, adolescência e juventude e a experiência de se descobrirem gays, o processo de..
Maria Firmina dos Reis e Michel Foucault: diálogos possíveis no romance Úrsula lança um olhar para o discurso literário e as possibilidades de análise sob conceitos como autoria, devir e interdição, sempre se atentando às amarras das relações de poder em uma conjuntura. A obra demonstra como os enun..
Reis-juízes devoradores de presentes é um ensaio sobre as complexas relações entre consciência e ação moral e pretende sensibilizar empregadores sobre a justiça nas contratações de trabalho. Este livro se dirige a estudantes, pesquisadores e profissionais dedicados à gestão de pessoas e também àquel..
Desde os anos 1980, uma série de mudanças tecnológicas, econômicas e ideológicas vem sendo observadas na esfera militar estadunidense. Essa “Revolução nos Assuntos Militares” foi conduzida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o qual movimenta e articula diversos conceitos, práticas, tecno..
Forças Armadas, Defesa e Segurança no Brasil contemporâneo discute um tema que retornou com força ao debate público nos últimos anos: o papel que as Forças Armadas brasileiras devem exercer em relação à defesa, à segurança e às instituições republicanas brasileiras. O autor destaca que nem sempre o ..
O livro O nascimento da biopolítica em Mato Grosso trata do entrelaçamento das vidas e das formas de governá-las. Entre fazer morrer e deixar viver, e fazer viver e deixar morrer, toda uma história de domínio, violência e exercício de poder desenvolve-se na tentativa de controle das populações mato-..
Este livro conta a história do menino que nasceu na comunidade do Proença, em São Gonçalo-RJ. Com oito anos, veio morar em Curitiba. Foi adotado por Toni Reis e David Harrad. À época, não sabia ler nem escrever, mas com três meses de Curitiba já tinha aprendido na Escola Municipal Batel. Com o incen..
Eles são mais curtos que um romance ou uma novela, surgiram a partir de narrativas transmitidas de geração em geração, transitaram pelo fantástico, pela lenda de cunho histórico, abordaram modos e costumes e também se alimentaram de intrigas. Esse tipo de texto literário, que hoje é identificado com..
Enquanto o liberalismo atrai-nos para a direita, o socialismo, para a esquerda. Talvez, o valor "navegacional" do distributismo é não nos apontar nem para direita, nem para esquerda, direcionando-nos simplesmente para frente. Hoje, na presença de um "livre mercado", o qual se comporta, às vezes, mai..
Qual é a função do recurso à substância na psicose? Chega a ser um discurso corrente na literatura psicanalítica que, além de ter um efeito anestésico sobre as manifestações psicóticas, esse recurso teria uma função estabilizadora gerada pela identificação imaginária ao significante “toxicômano”.
..
A série Breve História da Ciência Moderna apresenta, em linguagem acessível para um público amplo , o processo de desenvolvimento do pensamento científico em seus diversos contextos históricos.
Esse terceiro volume trata da consolidação da racionalidade científica, no auge do Iluminismo, e também de..
Na obra Compartilhamento de recursos na Administração Pública: limites e possibilidades, o autor lança um novo olhar sobre o modelo atual de uso de bens públicos, que se encontra alicerçado sobre o paradigma da propriedade. Impulsionado pela necessidade premente de redução dos custos da Administraçã..
O livro Identidade e Poder lança um olhar sobre temas que agitam o meio social das reservas extrativistas, desvelando assuntos complexos relacionados aos conflitos existentes nesse cenário. A obra focaliza as relações de identificação e poder, ainda pouco estudadas, nas áreas de reservas extrativist..
Regimes autoritários e ensino de história: as narrativas didáticas sobre a Guerra do Paraguai põe em foco as relações entre ensino de história e política. A partir de uma rica pesquisa documental, esta obra convida o leitor a refletir sobre as conexões entre o Brasil e o Paraguai, durante as Ditadur..
Úrsula, pode ser considerado o primeiro romance de autoria negra e feminina do Brasil, além de ser o primeiro de cunho antiescravista, foi publicado em 1859 na cidade de São Luís. É, também, o romance inaugural da chamada literatura afro-brasileira – entendida, aqui, como a produção literária afrode..
O livro Arthur Thiré: uma história sobre o Professor e Educador Matemático lança um olhar sobre a vida e obra desse professor que veio da França para o Brasil, inicialmente para atuar na Escola de Minas de Ouro Preto, mas que depois passa por diversas instituições de ensino, chegando ao Colégio Pedr..
A problemática que motiva a realização deste livro incide sobre o modo com o qual, na ciência geográfica, notadamente a partir da assimilação da fenomenologia no contexto da constituição da Geografia humanista na década de 1970, se estabeleceu um perfil de interlocução entre os geógrafos com Heidegg..
O piano na universidade brasileira: trajetórias em contrapontolança um novo olhar sobre a formação superior em música, tendo como foco principal a socialização profissional dos estudantes durante a graduação e o poder simbólico da representação do "ofício do pianista" sobre as trajetórias acadêmicas..
Qual a relevância do diálogo na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)? Como se percebem os nativos digitais acerca das tecnologias? Como se aplica o design dialógico nas decisões colaborativas? Como romper o paradigma do monólogo na vivência religiosa dos jovens? Os organizadores deste livro reúne..
Monteiro Lobato e as Oficinas do Imaginário é uma proposta e um convite à formação de professores e educadores que desejam experimentar um mundo de mistérios e descobertas presentes nas obras do autor do Sítio do Picapau Amarelo. Os seis capítulos apresentam um Monteiro Lobato possivelmente desconhe..
Uma dança para liberdade: redescobrindo identidades aborda como a dança influencia intimamente os seres dançantes, em especial aqueles que se encontram privados de sua liberdade. O leitor irá imergir nesse mundo pela perspectiva dos direitos humanos e da dança juntamente à autora e experimentar as s..
Enfatizando o diálogo entre diferentes campos do conhecimento, os autores dessa série revelam um painel útil para quem deseja conhecer os principais problemas que formam o universo da ciência. Esse quarto volume trata do século XIX, um período de grande euforia em relação às conquistas científicas, ..