A obra A isenção fiscal como política cultural para as entidades tradicionalistas gaúchas trilha caminhos acerca do direito e da cultura, expondo ao olhar do leitor as preocupações cotidianas com as manifestações culturais, mediante a análise dos direitos culturais, do direito tributário e das vivên..
A obra A isenção fiscal como política cultural para as entidades tradicionalistas gaúchas trilha caminhos acerca do direito e da cultura, expondo ao olhar do leitor as preocupações cotidianas com as manifestações culturais, mediante a análise dos direitos culturais, do direito tributário e das vivên..
O livro Entre subordinações e insubordinações: mulheres de Rachel de Queiroz propõe discutir as relações de gênero cristalizadas nos textos literários e nos discursos sociais, com vistas a refletir sobre a naturalização de conceitos e preconceitos culturais, propagados no contexto do patriarcado. A ..
O livro A arquitetura literária de Eça de Queiroz é uma compilação das produções acadêmicas realizadas desde o período da minha graduação em Letras (UFPA), quando conheci a fundo a prosa queirosiana, e incrementada no período da especialização em Literatura e suas Interfaces (UEPA), por meio dos est..
O lirismo de Luiz Felipe Leprevost neste livreto parece não pousar na coreografia ensaiada que antecede a língua na orelha. Ele se fecha em silêncio, cortinas cerradas do palco, gola levantada, chuva, neblina. Mas também não é melancolia, solidão. Menos ainda o caminho florido de quem vai à casa. A ..
"Meu coração é tua comida. Vem, não morre de fome." Assim começa o novo livro de poemas de Luiz Felipe Leprevost. Um convite ao leitor para se alimentar dos belos versos, mas ao mesmo tempo viscerais, que estão no livro. A poesia de Leprevost é um equilíbrio frágil e delicado entre a beleza do amor ..
"Dias nublados" apresenta um narrador andarilho fazendo um percurso por Curitiba em busca de um passado que lhe deixou marcas profundas. A cidade é fria, escura, lamacenta, repleta de figuras solitárias como ele. Sonhos se misturam com cenas de outrora, com a morte, porque o lugar de quem narra é nã..
Com uma carreira consolidada na Poesia e no Teatro, Luiz Felipe Leprevost volta suas atenções para a prosa e o resultado é o livro “E se contorce igual a um dragãozinho ferido”, uma história narrada entre Curitiba e o Rio de Janeiro. Com um belo e frenético texto, Leprevost nos conta a história de J..
A boa leitura denota a mistura de prazer com a capacidade criativa do leitor. Em Educação física, corpo e tradição: o jogo das comunidades tradicionais, a apreciação dos textos permite o controle do fluxo de interação com os estudos publicados, embora os autores façam tematizações e discussões profu..
A Organização das Nações Unidas (ONU) por meio dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), busca assegurar o equilíbrio entre os três pilares do desenvolvimento sustentável (social, econômico e ambiental) por meio de um esforço conjunto de países, empresas, instituições e sociedade..
Os sertões – marco fundamental nos estudos sobre a formação brasileira, ao lado de Casa-grande e senzala e Raízes do Brasil – foi escrito a partir de um trabalho jornalístico sobre a rebelião de Canudos, liderada por Antonio Conselheiro e duramente reprimida pelo governo.
Além do texto estabelecid..
A reflexão sobre o elemento temporal da narrativa é determinante para a compreensão do romance, gênero literário que se constituiu e se desenvolveu à luz de uma nova sensibilidade em relação ao tempo instaurada com o advento da modernidade.
Entretanto, falar de tempo é tarefa difícil que filósofos c..
O livro Estética da aproximação apresenta uma análise das imagens de três minisséries de Luiz Fernando Carvalho (Hoje é dia de Maria (2005); Capitu (2008-2009) e Afinal, o que querem as mulheres? (2010)), e oferece um olhar estético para quem não somente assiste e aprecia os programas de televisão, ..
Carlos Drummond de Andrade, em seu poema “Diálogo incessante”, afirma que “Mesmo no silêncio e com o silêncio dialogamos”. Ao ler o livro de Yvonélio Nery Ferreira, com o qual conseguiu navegar pelas águas turvas do silêncio a partir da produção literária de Luiz Vilela, foi possível perceber o cons..
"O pedagogo é um leigo em sua própria matéria"? A provocação aparece em artigo assinado no final do ano de 1968 por Luiz Benedicto Lacerda Orlandi, formado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista, então funcionário do Colégio Vocacional de São Paulo e futuro professor de Filosofia da Univer..
O livro Luiz Gonzaga: um contador do Nordeste do Brasil apresenta a vida de Luiz Gonzaga, sua obra, seus temas, sua importância para a divulgação da cultura sertaneja nordestina, transcrevendo e analisando letras de muitas de suas canções. Uma obra útil a professores de todos os níveis de ensino por..
Apoiadas pela bolsa de pesquisa da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), as análises a que o leitor terá acesso o colocarão diante de diversos excertos jornalísticos que o ajudarão a definir os contornos que a busca pela liberdade na província grão-paraense tomou entre os anos..
Nascido em casa de tocador e endireitador de fole, Luiz Gonzaga aproveitou naturalmente um bocado de talento familiar. Mas o que o filho de Januário com certeza não imaginava é que se tornaria um cantador e sanfoneiro tão popular, a ponto de ser coroado Rei do Baião! Com o molejo dos seus xotes, xax..
Aventure-se na empolgante trajetória de dois meninos que se conheceram aos sete anos de idade, viraram unha e carne, e sonharam empreender antes de experimentar as calças compridas. Luiz Casali e Carlos Colesanti enveredaram pela comercialização de publicidade no rádio, criaram um modelo de programa..
Publicado no contexto das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, Entre o passado e o futuro. As ideias republicanas no Rio da Prata e o Brasil joanino nos oferece uma maneira pouco usual de (re)pensarmos a luta política no Brasil nos anos que antecederam nossa independência. O livr..
Cara/Coroa reúne duas histórias sobre o que é destruído e construído nos piores períodos de nossas vidas. Em mundo destruído e talvez em um futuro, não tão distante do nosso, Tainan Rocha e Felipe Castilho nos mostram em Cara os desafios, dificuldades e perrengues que um entregador e sua moto passam..
O livro Convergêcias audiovisuais: linguagens e dispositivos enfoca o caráter multifacetado do audiovisual por meio de uma coletânea de textos que exploram essa variedade. Seja no cinema, na televisão ou mesmo em projeções mapeadas, o audiovisual é abordado neste livro a partir de transversalidades ..
O livro Quando é preciso decidir: Benjamin Constant e o problema do arbítrio aborda a obra de Benjamin Constant (1767-1830), um dos “pais fundadores” do liberalismo político, por um ângulo pouco usual: o problema do arbítrio e da decisão. Com efeito, é comum a caracterização do liberalismo como uma ..
Este livro traz o alinhamento entre a teoria e a prática para as aulas de educação física na educação infantil. Destaca-se por, entendendo as características e peculiaridades da primeira etapa da educação básica, apresentar possibilidades de atuação pedagógica que oferecem links numa proposta integr..