Esta obra, uma autobiografia de uma mulher de 68 anos denominada Um pouquinho de Mazé — Parte I, é uma história de uma simples mulher que, ao chegar na maturidade, entendeu que era capaz de realizar muito, de encarar seus fantasmas e vencê-los. Nesta obra você conhece uma mulher que se transforma em..
O livro Educação para todos: educadores se reinventando é fruto das pesquisas de vários educadores brasileiros e portugueses. Trata de inúmeras temáticas, por exemplo, a utilização das tecnologias como ferramenta de mediação importante, que ajudou no desenvolvimento das aulas no decorrer da Pandemia..
O livro Psicopedagogia: reflexões e construções no percurso da prática foi criado a partir da articulação de autoras, pesquisadoras, estudiosas e profissionais da Psicopedagogia, com o objetivo de propiciar ao leitor o contato com o diálogo psicopedagógico, favorecendo um olhar acurado, tanto da abr..
Em 2 de agosto de 2017 vivenciamos um fato histórico: o Dia da Sobrecarga da Terra. Passamos a viver no vermelho, com saldo negativo em relação aos recursos naturais de que dispomos no planeta. Preocupados com a sustentabilidade da Terra, doutores, mestres, professores, especialistas e alunos reunir..
A história da humanidade também pode ser contada por meio da confecção de adornos e acessórios, que sempre estiveram presentes como forma de identidade dos grupos e sentido de pertencimento. Neste segundo volume de A Joia no percurso do tempo: através da arte e da cultura, as autoras continuam a sua..
O livro Representações Líquidas lança um novo olhar sobre os processos de sociabilidade que produzem as imagens fotográficas, com foco especial para as áreas de Divulgação Científica, Fotojornalismo e Publicidade. A obra discute a questão da "representação" sob o cenário formado por um composto de m..
O livro Juventude e engajamento social: o movimento de um programa socioeducativo é uma discussão sobre o movimento que o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem –, de caráter socioeducativo, produziu na vida dos egressos ludovicenses, elegendo como campo de análise a Dimensão Ação Comuni..
A presente obra surge a partir de trabalhos desenvolvidos na disciplina intitulada “Formação de professores: dimensão histórica, cognitiva, ética, afetiva e de desempenho”, sob responsabilidade da Prof.ª Dr.ª Renata Portela Rinaldi, desenvolvida no ano de 2020 no Programa de Pós graduação em Educaçã..
Esta coletânea traz o resultado de fecundas pesquisas em torno dos temas: descolonialidade curricular e formação de professores, diferença indígena, políticas de diversidade étnico-racial no novo PNE, diferença negra e indígena no livro didático, igualdade racial no PPP da escola, desconstrução do p..
Por que algumas crianças "não aprendem"? Já tentei de tudo! é melhor encaminhar para uma avaliação. Como ensinar essas crianças sem prejudicar aqueles que aprendem? Tais narrativas estão presentes no cotidiano escolar. Os problemas de aprendizagem são desafios diários enfrentados pelos gestores, pro..
Eles são mais curtos que um romance ou uma novela, surgiram a partir de narrativas transmitidas de geração em geração, transitaram pelo fantástico, pela lenda de cunho histórico, abordaram modos e costumes e também se alimentaram de intrigas. Esse tipo de texto literário, que hoje é identificado com..
Os sertões – marco fundamental nos estudos sobre a formação brasileira, ao lado de Casa-grande e senzala e Raízes do Brasil – foi escrito a partir de um trabalho jornalístico sobre a rebelião de Canudos, liderada por Antonio Conselheiro e duramente reprimida pelo governo.
Além do texto estabelecid..
Coletânea organizada por professores da USP traz material raro e revela como o gênero da narrativa curta se consolidou nas letras nacionais.
O sino e o relógio é a primeira antologia, em muitas décadas, de contos românticos brasileiros. Com ênfase em material raro, ela reúne 25 narrativas publicada..
Este texto reúne dados e análises sobre a situação de todas as unidades de conservação federais e estaduais do Brasil, depois de 20 anos de consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Os autores vêm estudando há mais de 20 anos as políticas de proteção da biodiversidade brasileira e..
No início do século XX, um jornalista literário vindo de Caruaru-PE para o Rio de Janeiro é um dos nomes mais respeitados da literatura brasileira. Mas a despeito de seu reconhecido valor como escritor e divulgador cultural, é hoje um nome praticamente esquecido no cenário literário nacional. O nome..
A História Social da Cultura Escrita é um dos muitos tributários que desaguam no grande oceano da História Cultural. No caso concreto, trata-se de um campo da História que faz convergir dados sócio-históricos, demográficos, culturais e políticos, visando à busca e à compreensão dos processos de esco..
O livro O movimento estudantil em São José dos Pinhais – Paraná (2007-2015) é um estudo sobre os modos de pensar e agir dos estudantes do município de São José dos Pinhais, reunidos em torno de sua agremiação, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), durante o período de 2007 a 2015. N..
Há quem afirme que José Luis Salinas tenha sido o maior quadrinista argentino de todos os tempos, embora não tenha construído uma obra de conteúdo nacionalista. A explicação para isso estava no fato de ele ser um artista do mundo. E que trabalhou para o mundo. Seus quadrinhos de The Cisco Kid e Dico..
José era uma girafa solitária que morava na savana africana. José Girafa vivia entediado, porque não tinha amigos e passava o dia todo sem ter o que fazer. Um dia, ele escreveu uma carta e pediu que o pelicano a entregasse ao primeiro animal que encontrasse "do outro lado do horizonte". Assim, outro..
Com a Abolição da Escravatura em Angola, o aumento demográfico da população indígena em nada beneficiava os senhores de escra-vos. Esse novo fato fez emergir em todo território angolano os autointitulados mestres do Okavango, discípulos de Thomas Malthus, que tinham como principal objetivo reeducar os..
Os arquitetos são capítulos da biografia da cidade. A cidade, o berço da formação dos arquitetos. Em Belém do Pará, início do século XX, ares do progresso e a fase de maior riqueza da sua história, trazidos pela extração da borracha. A cidade ganhava dimensão cosmopolita atraindo profissionais e cur..
“[...] Temas como a política, a participação das mulheres, as doenças, o voluntariado, a imprensa e a iconografia têm sido objeto de escrutínio da nova historiografia.
Um dos produtos dessa renovação é o livro que agora chega às livrarias, O Legado de Marte: olhares múltiplos sobre a Guerra do Para..
Geovanni Gomes Cabral nos conta que, para criar seus versos e gravuras, José Costa Leite - nascido em 1927 na pequena cidade paraibana de Sapé e residente na igualmente diminuta Condado, em Pernambuco - "vivia caçando" textos, ideias e palavras. Espreitando sons, imagens e gestos em diversos lugares..
Este livro explicita a relação entre política e religião, tema de interesse das Ciências Sociais, e pode ser considerado componente importante para entender o movimento de expansão evangélico-pentecostal, especialmente da Assembleia de Deus, em Rondônia e no Brasil. Pela postura do proseli - tismo e..