O livro Política externa chinesa e Primavera Árabe apresenta novas perspectivas sobre a atuação internacional da China, analisando o país como um ator internacional capaz de aplicar uma versão própria do peacebuilding internacional. A obra propõe-se a entender as raízes históricas desse peacebuildin..
Dez das mais significativas séries do artista e fotógrafo Pedro Motta são analisados por críticos brasileiros e internacionais. Intervenção do homem na natureza é um tema central, e a coleta de dados, o mapeamento e o processamento digital de imagens são procedimentos recorrentes na obra atual do ar..
João do Rio foi o pseudônimo mais famoso de Paulo Barreto (1881-1921), um dos autores mais conhecidos – e controversos – do início do século XX no Rio de Janeiro. Cronista prolífico, ele também foi crítico de arte, escreveu romances, ensaios, contos, peças de teatro, conferências sobre dança, moda, ..
Você já se perguntou qual Jesus você conhece? Qual é o recorte da vida de Jesus que você mais teve acesso? Mais ouviu falar? Mais leu? Quais óculos lhe ofereceram para ler e interpretar a vida de Jesus? Ou você ainda é uma daquelas pessoas inocentes que acredita que existe uma leitura neutra sobre o..
A reunião dos textos teatrais de João do Rio procura fazer justiça ao escritor, que há muito merecia ter seu trabalho de dramaturgo reeditado. No jornalismo, desde cedo, João do Rio mostrou-se interessado pela vida teatral da cidade do Rio de Janeiro. As peças aqui agrupadas, ainda hoje, revelam-se ..
Linguagem musical, plástica e literária estão perfeitamente integradas nesta famosa obra. Num texto claro e encantador, o livro conta a história de Pedro, garoto que enfrenta com coragem e esperteza um lobo que vivia pelas redondezas...
O Imperador D. Pedro II é um personagem emblemático da nossa história. Reinou por quase meio século, entre 1840 e 1889. A longevidade de seu reinado, por si só, é motivo de curiosidade em um país que tem como marca, principalmente no período republicano, rupturas institucionais e governamentais. Dia..
Este livro examina a cinematografia de Joaquim Pedro de Andrade e o papel decisivo da memória como seu maior impulso criativo, sobretudo a partir da inspiração fundamental de Rodrigo Melo Franco de Andrade, metáfora paterna e intelectual, a nortear sua trajetória de cineasta. Por meio da análise de ..
Antes de sair, a senhora Coelha avisou a seus quatro coelhinhos, Flopsy, Mopsy, Rabo-de-algodão e Pedro: "Vocês podem ir passear nos campos, mas não entrem na horta do senhor MacGregor!".
Após acompanharmos as travessuras de Nutkin, protagonista de A história do esquilo Nutkin (1903), lançado pela B..
Desejo e Transgressão no cinema de Pedro Almodóvar fala de um dos temas mais interessantes da psicanálise: o desejo. Como ele surge e se manifesta? Quais as consequências de seu recalque? A transgressão, uma reação ao desejo em busca de uma suposta satisfação, que jamais será completa, pois aponta p..
O Semiárido brasileiro viveu recentemente uma das piores secas de sua história, iniciada em 2012, que perdurou de maneira geral até 2016 e, em algumas regiões, se prolongou até 2018. Considerada por muitos como a maior seca da história, esta trouxe substanciais impactos negativos para a região, como..
Depois de trabalhar a terra e plantar as sementes, nada mais alegre do que colher os frutos. As festas juninas brasileiras, principalmente no Nordeste, celebram a prosperidade e a fartura das colheitas. Bandeira de São João, de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, conta, em uma narrativa simples e..
Por que excluíram a eugenia das biografias paranaenses? História da Eugenia e da Medicina no Paraná é livro significativo para quem quiser compreender a ciência eugênica em suas apropriações médicas no Paraná do início do século XX. Trabalhando o conceito de sociografia médica, o autor visa compreen..
“Canção de amor para João Gilberto Noll” é um livro singular, que desafia definições. Ele se situa entre a crítica literária, que interpela a rica e originalíssima obra do escritor brasileiro João Gilberto Noll, e o exercício poético e ficcional, deliberadamente se misturando com a obra literária em..
O livro A história do monge João Maria e de Ritta, a Mudinha lança um novo olhar sobre suas vidas e sua importância para a fé popular. Sobre Ritta, a obra é pioneira e traz detalhes que emocionam e inquietam até o leitor mais descrente. As histórias de personificações de beatos ou milagreiros sempre..
Balancê Anavantú no coração, o ritmo do quadrilheiro na Festa de São João tem como objetivo analisar, por intermédio dos jornais Estado de Minas, Diário da Tarde, Diário de Minas e Jornal de Minas, no ano de 1979, o Forró de Belô, os motivos que levaram à realização do evento, a participação da impr..
Será que conhecemos o Patrimônio Histórico e Cultural de São João de Meriti? Como é possível identificá-lo? Quais são os bens importantes a serem preservados para as futuras gerações? Como reconhecer o valor histórico e cultural desses bens? O importante é considerar sua historicidade ou as tradiçõe..
A Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) é a área geográfica economicamente mais próspera da Paraíba. Os seus 12 municípios detêm um terço da população e metade do PIB desse estado.A análise do desenvolvimento da RMJP, na primeira década deste século, levou à compreensão dos seus aspectos socioe..
O livro “Um maligno escrivão”: Bento Ferreira Mouzinho sob o reinado de D. João V (séc. XVIII) debruça-se sobre a emblemática trajetória percorrida no norte da América portuguesa por Bento Mouzinho — lusitano, criminoso e fugitivo —, que aportou à cidade de Natal na segunda década do século XVIII e,..
Este livro de Jacques Rancière, assim como “A vertical das emoções: as crônicas de Clarice Lispector”, de Georges Didi-Huberman, são fruto de conferências proferidas pelos filósofos na Universidade de Zurique, em um ciclo organizado pelo professor Eduardo Jorge de Oliveira dedicado a escritores bras..
A Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) é a área geográfica economicamente mais próspera da Paraíba. Os seus 12 municípios detêm um terço da população e metade do PIB desse estado. A análise do desenvolvimento da RMJP, na primeira década deste século XXI, levou à compreensão dos seus aspectos s..
O conto de fadas “João e o pé de feijão” é de origem inglesa e foi publicado pela primeira vez no início do século XIX. Desde então, ganhou inúmeras versões e adaptações. Neste livro, há todo tipo de feijão mágico. Rosinha, roxinho, preto, bolinha, vermelho... Mas não é só isso. Dependendo da qualid..
A homossexualidade foi encarada por inúmeras décadas como desviante em seus aspectos morais e biológicos. Por essa perspectiva, era identificada como doença e, como tal, buscavam-se tratamentos visando à sua cura. Priorizando as causas biologizantes da doença, discutia-se qual o tratamento mais efic..
Entre palavras, desenhos e modas: um percurso com João Affonso lança um olhar sobre a obra e a trajetória de João Affonso do Nascimento (1855-1924), autor do livro Três séculos de modas, publicado em 1923, em Belém, e com expressiva atuação da imprensa das cidades de São Luís, Belém e Manaus entre o..