Esta é a história de uma floresta que tinha vários animais e um personagem misterioso: um menino que vivia com um saco de papel na cabeça. O que o levava a ser assim? Quais motivos ele tinha para esconder o seu rosto? Ele era reconhecidamente muito inteligente e resolvia, com bons conselhos, os prob..
Este livro traz reproduções das obras do artista plástico Sergio Romagnolo, além de fotos de exposições. Inclui textos de Agnaldo Farias, de Oswaldo Corrêa da Costa e do próprio Romagnolo. Ao final, encontra-se a versão em inglês dos textos...
O Rio de Janeiro é uma cidade de mistérios. Apesar de rios de tinta terem sido gastos nos últimos 150 anos para explicar a cidade e sua trajetória, ela tem zonas de sombra, envoltas em treva, e que a academia preguiçosamente reluta em iluminar. Uma dessas faces escuras é a área de Santa Rita. Nosso ..
No livro Drogas e suas imagens: ensaios sobre a experiência com psicoativos, Getulio S. S. Pinto lança um olhar singular sobre a famigerada questão do uso de substâncias psicoativas ilegais. Fazendo um híbrido entre contos literários, discussões de cunho genealógico e debates dos campos da filosofia..
Sérgio Ricardo é um artista múltiplo. Compositor, cineasta, artista plástico, escritor, sua obra é uma das mais significativas da cena cultural brasileira desde os anos 1960, assim como é uma das mais desconhecidas. Esse desconhecimento não é apenas relativo ao grande público, aos circuitos do "merc..
A presença negra nas histórias em quadrinhos nacionais é fruto de uma evolução de valores estéticos e morais que se desenvolveu ao longo de anos na produção cultural. Com a Turma da Mônica, obra de vida do quadrinista Mauricio de Sousa, não foi diferente. Atualmente, suas personagens são uma referên..
Passado em Caleidoscópio: versões quadrinizadas da Independência do Brasil no Sesquicentenário e Bicentenário, fruto de pesquisa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), visita um conjunto de fontes inusitad..
O livro “Um maligno escrivão”: Bento Ferreira Mouzinho sob o reinado de D. João V (séc. XVIII) debruça-se sobre a emblemática trajetória percorrida no norte da América portuguesa por Bento Mouzinho — lusitano, criminoso e fugitivo —, que aportou à cidade de Natal na segunda década do século XVIII e,..
Por que excluíram a eugenia das biografias paranaenses? História da Eugenia e da Medicina no Paraná é livro significativo para quem quiser compreender a ciência eugênica em suas apropriações médicas no Paraná do início do século XX. Trabalhando o conceito de sociografia médica, o autor visa compreen..
O livro lança novas luzes sobre a sexualidade na velhice, principalmente na presença da patologia Incontinência Urinária. A obra propõe-se a descrever a sexualidade em sua totalidade, relacionando-a com as alterações na vida sexual provocadas por essa patologia. Por seu conteúdo marcante e linguagem..
Quais as possibilidades da leitura e da análise de Histórias em Quadrinhos em aulas de História? Como podemos investigar a Independência do Brasil com essas fontes documentais? Que documentos podem ser utilizados como complementação à construção desse conhecimento? Essas e outras questões foram as m..
Como as Ciências da Natureza, destacando entre elas a Física, podem auxiliar os historiadores a enriquecer e aprofundar seus trabalhos na pesquisa e em sala de aula? Por meio dessa pergunta, o livro Diálogos entre a Física e a História: construção de um caminho interdisciplinar para pesquisa e ensin..
Este livro traz resultados reveladores de uma pesquisa realizada, não apenas pelos impactos da pandemia nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho docente, mas também por fazerem emergir com força problemas crônicos da educação, os quais têm sido negligenciados ao longo de muitas década..
Em CONTROVÉRSIAS EM MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES: a ação das pessoas, das coisas e dos ciborgues o autor, Clovis Cerretto Pinto, apresenta o resultado de seus estudos sobre mudanças nas organizações, a partir da perspectiva da Teoria Ator-Rede (ANT). A abordagem, originária num doutorado, é inédita emp..
Da Pulsão ao Coração: A Face Poética de Uma Análise é um livro intimista, mas ao mesmo tempo abrangente, pois “qualquer semelhança é mera coincidência”. Dizem que uma análise leva o sujeito a um arrebatamento, esse que levou a autora, em sua formação psicanalítica, a se aventurar na arte da escrita,..
Acomodando um jeito a cada incomodar é um livro que nasce dos detalhes. De aspectos e sentimentos da minha vida, das vidas que por mim passaram e que me compõem. Ele nasce da observação, das crônicas que fiz internamente e recortei, das vezes que me deparei com o amor e a dor, com a luta e com o des..
Em trabalho inédito, Camila Ermida Pinto utilizou a bibliometria para analisar 4.687 artigos publicados em 24 fontes bibliográficas distintas, e realizou entrevistas em profundidade com o objetivo de conhecer as impressões e experiências dos autores no acesso e na utilização de dados socioeconômicos..
O livro Surdez, Cognição e Matemática procura fazer uma análise teórica das investigações sobre os processos de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos associados ao raciocínio lógico e à resolução de problemas por parte do estudante surdo, utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em ..
Cherán, Michoacán, México – 15 de abril de 2011Por volta das 5 horas da manhã, a calmaria costumeira do fim da madrugada neste pequeno município indígena é interrompida por gritos, foguetes, disparos de armas de fogo e o insistente ressoar do sino da Igreja do Calvário. Liderados por um grupo de mul..
Um grito de liberdade: tendências e resiliências étnico-raciais é o tipo de obra literária organizada com o propósito de refletir sobre as questões étnico-raciais presentes na ideologia social, no discurso de organizações sociais e do Movimento Negro. São reflexões que enfatizam a luta pela garantia..
No livro Relações entre Afetividade e Cognição: de Moreno a Piaget, Mariângela Wechsler correlaciona os períodos de desenvolvimento cognitivo, de Jean Piaget, e as etapas e fases da Matriz de Identidade, de Jacob Levy Moreno, buscando compreensão global do processo de construção de identidade do suj..
Neste volume, Débora Morato Pinto analisa e expõe com clareza o modo como, na Modernidade, o tema da consciência é majoritariamente concebido em termos de rememoração, e investiga a novidade de Henri Bergson ao associar a consciência à memória e à vida, sem fazer dela uma coisa entre outras coisas, ..
O livro “A Escola”: memórias de um jornal codoense (1916-1920) vem preencher espaço num âmbito bibliográfico ainda carente de acervos e de pesquisadores – a história da educação codoense. A análise presente nesta obra, ao articular imprensa e sociedade nas primeiras décadas republicanas, traz para a..
Este livro é fruto de uma parceria entre pesquisadoras e pesquisados, que objetiva o saber a partir do entendimento de vivências de pessoas com de ciência visual em seu cotidiano na cidade. É uma espécie de viagem, por assim dizer, em busca de memórias que não são nossas e que desconhecemos, é uma t..