Poeta e dramaturgo de trágico destino, García Lorca legou-nos uma obra que ultrapassou as fronteiras de tempo e de sua tão querida Espanha por seu valor intrínseco. Este artesão da palavra produziu, em tão breve período de tempo e de forma tão intensa, a poesia com os traços universais que caracteri..
O livro Gestão Democrática: impasses e desafios para elaboração de uma lei estadual, retrata que a partir da década de 1980, com os movimentos sociais acontecendo no país devido à queda do regime militar, no setor educacional, uma das preocupações foi em relação à gestão democrática da educação nos ..
O pensamento de Pierre Lévy – Comunicação e Tecnologia é uma introdução à filosofia deste que é tido como um dos maiores pensadores de cibernética, escrita de forma a organizar seu pensamento e destacar a evolução de suas ideias, mostrando seus principais conceitos e propostas. Lévy articulou seu pe..
formação profissional em Educação Física: trajetórias à luz de Pierre Bourdieu apresenta um estudo que analisa o ser social como síntese da pluralidade de mundos, dotado de diversidade de disposições e de modos de agir, sentir e pensar. No trabalho, analisa-se, à luz dessa perspectiva, a trajetória ..
Experiência e moral: Pierre Bayle e o ateísmo virtuoso mostra que o arsenal crítico de Bayle se traduz em uma investigação da superstição, uma interrogação sobre os supostos laços indissolúveis entre sociedade e religião, uma crítica ao inatismo da ideia de um deus em todos os homens, uma indagação ..
A obra As diferentes faces e interfaces de uma educação para o século XXI: diálogos fronteiriços com Paulo Freire, Edgar Morin, Fernando Hernández, Pierre Lévy e Rodolf Steiner propõe a você ampliar seus horizontes e superar o conhecimento cartesiano, reducionista e mecânico, ainda tão presente em n..
Todo poder aos sovietes! A revolução russa 100 anos depois reúne escritos de autores diversos que mantêm em comum o horizonte: a finalidade última de alcançar a liberdade. Pensada no sentido marxiano de emancipação das relações sociais alienadas e reabsorção pela sociedade de suas próprias forças, a..
Literatura, História e Memória em García Márquez traz uma nova perspectiva sobre a obra do escritor colombiano Gabriel García Márquez, sob o aspecto da teoria da história e da memória. O livro evidencia como o escritor, valendo-se de fontes históricas, personagens, vozes e perspectivas, oferece aos ..
Nem por Freud, nem contra Freud, mas com Freud. Este livro em forma de manifesto está longe de ser uma apologia sistemática; é um convite ao prazer de uma obra redescoberta...
Por que motivo os contos de fadas dão origem a tão profuso número de ilustrações, adaptações e reinvenções? O que, na forma dessas narrativas, instiga a criatividade de tantos ilustradores, escritores, músicos e cineastas para que se apropriem delas e as recriem das mais diversas formas? Como se dá ..
Imagine um improvável encontro entre André Rebouças e Frantz Fanon? O primeiro, engenheiro brasileiro, afrodescendente, um dos maiores nomes do abolicionismo no Brasil do século XIX. O segundo, psiquiatra francês negro, natural da Martinica, pensador humanista e um dos grandes influenciadores de mov..
Quem tem medo da literatura? Encurtada entre curtidas e o preço do papel; lida entre teorias que esquecem, apagam ou recalcam a história e a sociedade que se escrevem nas teias dos textos. Como navegar? A sociedade dos textos se propõe a ser um escrito corsário: desde a sociologia, contra-atacar a r..
Escrito com Alain Darbel, inaugura um caminho de pesquisa que renovou em profundidade a sociologia da arte e a museologia, a partir de uma pesquisa realizada em vários países da Europa. Obra essencial para a História da Arte, Sociologia, Museologia, Estética e para todos que querem compreender algun..
"A República transformada em uma democracia doutrinária; o empirismo e a utopia tomando o lugar das idéias e fazendo do Povo uma matéria para experiências; pequenos homens, pequenas idéias, pequenos discursos; a mediocridade, o preconceito, a dúvida, logo, talvez, a cólera. A vontade do Povo, que de..
Composto de três textos – os dois primeiros reproduções de um curso do Collège de France
transmitido pela televisão francesa –, esse livro de Pierre Bourdieu disseca e desmonta os
mecanismos de censura que estão por trás das imagens e discursos exibidos na TV. Sobre a televisão, best-seller na Fra..
O poder nem sempre é exercido numa relação hierárquica de dominação e submissão – esta é a tese desenvolvida por Pierre Clastres neste que é um dos mais importantes trabalhos de antropologia política do século XX. Os onze artigos, publicados entre 1962 e 1974, fazem uso do arcabouço teórico desenvol..
Um dos personagens mais complexos e fascinantes da história antiga
Nesta que pode ser considerada sua biografia definitiva, o grande historiador francês Pierre Grimal, um apaixonado pela civilização romana, explica por que Marco Aurélio foi o maior dos imperadores - o mais humano, o mais sábio, o ..
Obra central na carreira sociológica do autor, este livro constrói uma correspondência entre práticas culturais e classes sociais, evidenciando as relações de poder como categorias de dominação pelo capital cultural. Violência simbólica que aparece na ação sutil de comer, vestir, cuidar do corpo, ou..
Um dia, na minha rua, ...
a menina Martine abriu a torneira da cozinha e , em vez de água, saiu uma mulherzinha de vestido lilás e asas de libelula;
dentro da barriga de um tubarão, a boneca Escubidu achou seus óculos escuros e uma ostra com pérola e tudo;
a namorda do príncipe Blub foi parar na ..
Pascal não produziu neologismos, nem desviou as palavras consagradas de sua acepção usual para alicerçá-las em significações radicalmente novas. Constata que "as palavras diversamente ordenadas formam um sentido diverso e que os sentidos diversamente ordenados produzem diferentes efeitos". "Um mesmo..