Esse livro retraça o percurso dos conceitos de melancolia e depressão na história da psicanálise e
da psiquiatria, buscando melhor defini-los e, com isso, auxiliar a elaboração do tratamento...
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), mais conhecido como autismo, é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na interação e comunicação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses restritos e repetitivos que afetam os indivíduos em diferentes níveis de gra..
Amazônia e mercado da Beleza na era da Bioeconomia é a leitura essencial para quem deseja entender os aspectos sociológicos da interferência do capital na Amazônia. O livro expõe a relação de agricultores familiares com uma das maiores empresas de cosméticos do mundo em negociações envolvendo a Prip..
O véu do preconceito instiga um novo pensamento sobre as diversidades em todos os meios sociais, principalmente nas organizações. O processo de globalização tem feito com que diversos segmentos estejam em constante mudança e se relacionem com indivíduos de vários países. Entende-se, então, que as or..
O livro Argentina e o Brasil frente aos Estados Unidos (2003 – 2015): entre a autonomia e a subordinação aborda as relações entre a potência global e a América do Sul durante o período da ascensão de governos progressistas na região, tendo como foco as relações bilaterais com o Brasil e com a Argent..
Produção e circulação de livros didáticos no Rio Grande do Sul nos séculos XIX e XX é uma obra composta por seis capítulos que abordam os livros didáticos sob diferentes perspectivas. Há muito a temática da produção didática, da circulação e da utilização dos livros escolares no Rio Grande do Sul es..
El presente tomo abarca la existencia, persistencia y posible crecimiento del voseo a lo largo de gran parte del continente americano. El voseo es un tema de creciente interés académico: habiendo sido marcado como coloquial e inapropiado, vive un renacimiento en el siglo XXI. Hace medio siglo se pre..
Vannúzia Leal Andrade Peres apresenta um novo modelo teórico de explicação dos litígios, suas singularidades implicadas com processos subjetivos dos genitores em relação à guarda dos filhos.
A subjetividade é definida por González Rey (1999) como um sistema complexo (GONZÁLEZ REY; MITJÁNS MARTÍNEZ, ..
O livro formação de educadores e psicólogos: contribuições e desafios da subjetividade na perspectiva cultural-histórica é resultado de uma construção coletiva do GT Subjetividade, Ensino e Aprendizagem da Associação Nacional de Pesquisa em Psicologia Anpepp. A obra coloca em evidência as contribuiç..
Um senhor idoso, severo e mal-humorado que acredita que ele e seu filho são as últimas pessoas virtuosas no mundo. Seu irmão, um homem político, generoso e boa-praça, que acha possível ser, ao mesmo tempo, pai e amigo do filho. Dois jovens, criados por pais e pedagogias diferentes, mas que igualment..
Vannúzia Leal Andrade Peres apresenta um novo modelo teórico de abordagem do litígio de famílias pela guarda dos filhos na perspectiva da teoria cultural histórica da subjetividade. Desenvolvida pelo teórico cubano Fernando Luiz González Rey, essa teoria possibilita compreender e explicar processos ..
O livro Gênero em movimento: mulheres na organização sindical apresenta a trajetória do movimento sindical desde sua origem até a segunda década do século XXI. Examinando sua rota de enfraquecimento e circunstâncias que o levaram a essa condição, propõe uma reflexão no sentido de enfrentar a questão..
O livro A História do Instituto de Artes da UDF: uma experiência modernista de formação de professores de Artes (1935-1939), de José Roberto Peres, proporciona uma viagem fantástica por histórias sobre o Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal, instituição criada na década de 1930 por..
O livro Lavoisier na sala de aula: uma sequência didática envolvendo o cientista e a experimentação investigativa nasce a partir dos anseios de um professor de Educação Básica em ensinar Química. é fato que para quem está em sala de aula, essa não é uma tarefa fácil, principalmente em contextos esco..
Talvez se você pensar agora, rápido, o primeiro cientista que te vem à mente é o Albert Einstein. Devido à sua fama,fez com que muitos pensassem que todo cientista tem sua cara. Cabelo bagunçado, homem, branco, um louco que gostava de colocar a língua para fora. Hélio, um menino que adora Ciência, t..