Primeira incursão lírica de Oduvaldo Vianna Filho, nesta peça de 1966 um casal discute sua separação iminente, relembra os anos de matrimônio e revela conflitos mais profundos que se misturam aos impasses que vive o Brasil pós-1964..
Escrita em 1970, esta peça lança luz sobre um homem dividido entre a solidariedade e a ambição, a liberdade e a monogamia, a escolha de seu próprio país ou a vida fora dele..
Escrita em 1965, esta peça sintetiza as dificuldades do engajamento político, as disputas em torno das diferentes correntes estéticas da arte e os dilemas éticos e materiais enfrentados pela esquerda brasileira a partir da ruptura institucional de 1964..
Escrito em 1968, Papa Highirte é o trabalho teatral mais significativo sobre o esforço da esquerda perante o autoritarismo, a tortura e a repressão dos anos mais duros do governo militar..
Peça nunca publicada de Oduvaldo Vianna Filho, de 1969, apresenta os mecanismos e jogos de interesses do telejornalismo brasileiro com surpreendente atualidade...
Este volume apresenta três peças de Oduvaldo Vianna. Trata-se de uma pequena mas significativa amostragem, já que Oduvaldo escreveu mais de trinta peças. A opereta O Clube dos Pierrôs, de 1919, até então inédita, revela um frescor não esmaecido pelapassagem do tempo. A comédia de tese Feitiço, de 19..
O livro Angel Vianna através da História – a trajetória da dança da vida traz para o leitor a instigante vida e obra de uma das maiores personalidades da dança no Brasil: Angel Vianna. Sua longa e produtiva trajetória está entremeada de histórias particulares de Angel, que como uma boa mineira adora..
O livro Ensino compreensivo e avaliação formativa. Não basta saber que seu filho está com notas abaixo da média! Abarca reflexões sobre avaliação externa e interna e suas implicações no currículo escolar, e principalmente reflete sobre o prejuízo pedagógico causado para os estudantes em formação. In..
“Ex-gay”: isso existe? Essa era a pergunta que todo mundo fazia a Odacyr Roberth quando ele falava sobre o tema que estava investigando. Muito além de propor provar ou negar a possibilidade da existência de ex-gays, neste livro o autor identifica as causas que levam um homossexual a querer deixar de..
Sangar, Filho de Anate, é a misteriosa e emocionante história do terceiro juiz dos israelitas, a quem apenas dois versículos na bíblia hebraica foram dedicados. A letra de uma oração poderosa é entrelaçada entre as páginas do livro.
No final do século 13 a.C., as tribos divididas de Israel correm se..
Este é um livro de histórias. Algumas delas são de amor. Não só daqueles amores românticos que um dia acabam. Mas daqueles que nascem com a gente, ocupam nosso coração e permanecem ali pra sempre. São essas as nossas histórias. Do amor de pai para filho, de avó para neto, de tio para sobrinho, de ho..
Dois anos após sofrer um traumático evento em sua vida, o detetive Antony Mitchell decide mergulhar em um grande desafio: encontrar Anne Rose, uma garotinha que desapareceu em plena luz do dia enquanto brincava com suas amigas próximo a uma floresta na cidade de Miracle, no leste escocês. Mesmo sabe..
Não há como educar sem transmitir ideologias. Mas se é assim, por que ignoramos isso? Dia após dia as crianças são doutrinadas, abandonando os valores de seus responsáveis. E que susto levam esses ao perceberem que os seus mudaram de forma irreversível. Seria evitável essa mudança? São inúmeros fato..
Todos querem dar à filha ou ao filho a autoconfiança essencial para que a vida lhe sorria. Uma criança bem desenvolvida, que está bem consigo mesma, que aprende com prazer, abre-se para as novas experiências da vida, sente-se bem com os outros. É com isso que toda mãe e todo pai sonham. É a mais bel..
Em Plinio Martins Filho, editor de seu tempo, Ulisses Capozzoli não se limita à narrativa do biografado, mas a insere no quadro muito mais amplo da historicidade, acompanhando a trajetória e as contribuições de editores internacionais.
Com rigor, Capozzoli dá conta das profundas transformações tecno..
"Uma das grandes riquezas na atuação do psicólogo está em lidar, continuamente, com temas que atravessam nosso cotidiano e sobre os quais, imersos em rotinas corridas e desgastantes, usualmente pouco refletimos. Seja por meio da clínica ou de pesquisas acadêmicas, além das outras tantas áreas de ins..
Era uma vez uma família. Toda família é feita de pais e filhos, alguns avós e alguns netos. Ninguém escolhe a família que tem. E cada família, e toda família, carrega o peso de grande parte do que você, eu e cada um, é. Nestas páginas impregnadas de lembranças frágeis e, algumas vezes, descoloridas,..
Qual o lugar da mulher num local predominantemente masculino como um garimpo? Venha! Descarregue a mala, livre-se de todos os pré-conceitos, embarque neste trem chamado literatura e embrenhe-se num dos garimpos da Chapada Velha, tão próspero outrora. Com peneira nas mãos e vários sonhos na cabeça, v..
Esta peça, até então inédita em forma de livro, é lançada na coleção Dramaturgos do Brasil. O leitor finalmente poderá conhecer a releitura que Renato Vianna faz do mito de Fausto, na qual, como salienta Sebastião Milaré, "relata os últimos dias de um escultor, não por meio de dados da realidade, ma..
"Fabiano Vianna é um arquiteto das biografias imaginárias. Como Sebald, cria a sua literatura em algum lugar entre a memória e a invenção, resgatando o tom fabulesco da oralidade e a ingenuidade proposital dos elementos da cultura popular. Os relatos de Quem costura quando Mirna costura, para usar u..
Mais uma vez Monica Vianna, autora de Da geladeira ao divã: psicanálise da compulsão alimentar, brinda-nos com um novo livro que apresenta uma escrita clara e consistente, oportunizada não só pela intimidade com os conceitos teóricos utilizados ao longo da produção, mas, e sobretudo, por sua vasta e..
Esta obra é uma oportunidade de observar o carinho de uma criança com os seus animaizinhos, bem como a reciprocidade e a interação entre eles. Um exemplo concreto de que para o amar não existe idioma, nem raça, cor, credo nem limites...
Este livro é um objeto de expiação dos fantasmas que rondam o meu mundo, desistente, rejeitada, ignorada e, ao mesmo tempo, de uma enorme vontade de superar. Passar por cima da ferrugem que me cala nas horas mais cruciais. Nele, está meu suor e sangue por aceitar tanto mal que me fizeram e ainda faz..