O livro que agora se publica, intitulado O patrimônio cultural e os livros didáticos de História, procura examinar (investigar, caracteri-zar e compreender) as relações entretidas no Brasil entre a historiogra?a de ponta (historiogra?a acadêmica e universitária) e a historiogra?a didática, ou seja, ..
O negro em folhas brancas apresenta reflexões sobre as imagens do negro nos livros didáticos de História produzidos no Brasil durante os anos 1980 e 1990, dando destaque para a análise dos aspectos ligados à questão da discriminação e do preconceito racial na interface entre historiografia, ensino d..
história da Educação em Desenho: institucionalização, didatização e registro do saber em livros didáticos luso-brasileiros é dedicado aos amantes da arte e do desenho, aos acadêmicos e pesquisadores sobre o tema. Este livro conduz o leitor por uma trama histórica construída para apresentar os caminh..
Este livro apresenta uma conversa com a Educação, o Turismo e o Patrimônio, aproximando e indisciplinando campos de conhecimento e somando contribuições para se pensar o fazer pesquisa na Educação para além do campo escolar/formal, bem como para se pensar as ações e os processos educativos nos quais..
“A Cozinha Brasileira e o Patrimônio Cultural: História, Hospitalidade e Turismo” reúne textos de especialistas que, direta ou indiretamente, vêm trabalhando dentro do campo de estudos da alimentação. Ao longo dos capítulos são apresentadas as múltiplas dimensões do abastecimento, das incorporações ..
Esta obra aborda uma temática extremamente necessária quando o assunto é avaliação em larga escala. A autora faz uma análise minuciosa dos descritores de leitura da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) que estão contidos na matriz de referência do nono ano, revelando que nem sempre o li..
O fim da Ditadura Militar (1964-1985), no Brasil, pôs fim à censura? Que interferências a Geografia Escolar estaria sofrendo nos dias de hoje? Em que medida o Currículo Oficial e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) continuam a impor o poder do Estado na seleção dos conteúdos educacionais? E..
O livro que se apresenta, resultado de pesquisa realizada pelas autoras, com apoio da FAPESP, pode ser lido no interior dos estudos voltados a entender os vínculos entre comunicação e educação. (...) A observação derradeira das autoras indicando ser imperioso promover a educação do olhar para o que ..
Produção e circulação de livros didáticos no Rio Grande do Sul nos séculos XIX e XX é uma obra composta por seis capítulos que abordam os livros didáticos sob diferentes perspectivas. Há muito a temática da produção didática, da circulação e da utilização dos livros escolares no Rio Grande do Sul es..
Com a finalidade de investigar a abrangência da legislação educacional nos livros didáticos de Espanhol, produzidos e publicados no Brasil no período entre os anos de 1920 e 1961, com vistas a compreender se houve proximidades e distanciamentos ao prescrito, o pesquisador Anselmo Guimarães lançou-se..
O conceito energia nas interações de professores, estudantes e livros didáticos de biologia levanta a discussão de que, mesmo com abordagens variadas dos conteúdos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNTs), o livro didático (LD) ainda se constitui como o principal recurso em sala de aula. Ne..
Na obra Conflitos no ensino da variação linguística em livros didáticos de Português, a autora faz um levantamento dos fenômenos sociolinguísticos selecionados por autores de cinco coleções de livros didáticos de português participantes do PNLD e aponta equívocos no ensino da variação e das variedad..
O Movimento da Matemática Moderna (MMM) foi um dos principais movimentos internacionais de renovação do ensino de Matemática ocorrido entre os finais da década de 1950 até finais da década de 1970. Dentro desse contexto, em 1960 os professores Osvaldo Sangiorgi e Lafayette de Morais foram enviados a..
Qual é a cultura apresentada nos livros didáticos? De que forma ela é considerada válida por esse material? A quem se apresenta? Como é proposta para o ensino? Essas são as questões investigadas no livro A cultura nos livros didáticos. A partir da análise de livros didáticos de Língua Portuguesa de ..
Este estudo tem por objetivo contribuir com as investigações sobre a História da Educação Matemática no Brasil, especialmente no período compreendido entre as décadas de 1930 e 1940. O objeto de estudo são as transformações ocorridas na organização dos ensinos de Matemática dos Cursos Complementares..
O livro Patrimônio cultural subaquático: arqueologia pública e naufrágios no estado da Bahia traz à tona um rico inventário da cultura marítima submersa, tendo como foco principal a Baía de Todos os Santos. Região de importantes naufrágios de interesse histórico, o litoral baiano apresenta um import..
A diversidade cultural tem despertado grande interesse no cenário político mundial. A crescente importância do tema e o reconhecimento da pluralidade de bens culturais suscitaram até mesmo reformulações nas diretrizes curriculares do ensino de história no Brasil. Levando isso em conta, esse volume i..
O livro trilha pelos sinuosos caminhos de Ouro Preto, a partir da descoberta do metal precioso aos colonizadores que transformou o sítio incrustado nas montanhas. A Coroa Portuguesa e a Igreja Católica foram as principais financiadoras da construção de joias artísticas e arquitetônicas do Barroco Br..
Identificação, valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural aborda aspectos relacionados a identificação, valorização e preservação dos bens materiais e imateriais produzidos nas e pelas comunidades. A obra objetiva discutir e aprofundar a análise sobre o papel que desempenham os ben..
O livro Os jovens e o patrimônio cultural: memórias narradas e sua significação na construção do patrimônio em álbuns fotográficos do Projeto EPA-Bahia convida-nos a compreender como a memória coletiva da comunidade perpassa o tempo e o espaço, levando os jovens a perceberem que o patrimônio cultura..
Se a História Cultural é chamada de Nova História Cultural é porque está dando a ver uma nova forma de a História trabalhar a cultura. Não se trata de fazer uma História do Pensamento ou de uma História Intelectual, ou ainda mesmo de pensar uma História da Cultura nos velhos moldes, a estudar as gra..
Este livro objetiva refletir sobre a práxis pedagógica do docente da disciplina de Matemática, tratando especificamente do ensino dos números racionais, aprendizado essencial para a apropriação de outros conceitos dele decorrentes e dos demais conteúdos da disciplina. Apresenta-se uma pesquisa de ca..
O livro Os laboratórios didáticos de um curso de Física tem um caráter investigativo e propõe ações voltadas para o uso do laboratório didático, contribuindo para a valorização social da ciência, de modo crítico-reflexivo, propondo importantes reflexões assim como novas estratégias metodológicas qua..
Este livro, sob a temática principal de acessibilidade digital em conteúdos didáticos, foi escrito sob a perspectiva de análise e contribuições da acessibilidade à melhoria da aprendizagem e ao desenvolvimento comunicacional de pessoas com deficiência intelectual. A obra possui intervenções da autor..