Norbert Elias por ele mesmo traz o vigor, a sinceridade e, acima de tudo, a coerência de um dos maiores sociólogos do século XX. Em uma longa entrevista e em cinco notas biográficas, Elias trata desde sua infância em Breslau e dos estudos quando jovem, incluindo elementos determinantes de sua formaç..
Composto de três ensaios interrelacionados, esse livro aborda a relação entre a pluralidade de pessoas e a pessoa singular a que chamamos "indivíduo". O propósito de Norbert Elias, ao acoplar termos aparentemente antagônicos como sociedade e indivíduo, é promover a emancipação de um uso mais antigo,..
Ao analisar o desenvolvimento social da Alemanha desde o século XVII até os dias de hoje, Norbert Elias investiga a personalidade, a estrutura social e o comportamento do povo alemão, lançando nova luz sobre a subida dos nazistas ao poder e sobre o Holocausto.
O livro é enriquecido por comparações..
A morte é um tabu enraizado nas sociedades ocidentais avançadas, e lidar com ela — e com os moribundos — representa dificuldades extremas para muitas pessoas. Esse contundente ensaio de Norbert Elias analisa a morte e o ato de morrer e, mais importante, a reação dos vivos diante dessa realidade.
Ev..
Uma pesquisa de campo numa cidadezinha inglesa no final dos anos 1950 lança luz sobre os mais recentes debates sobre as relações de poder. Um valioso instrumento para a análise de questões de grande atualidade: violência, discriminação e exclusão social.
Tardiamente consagrado como um dos cientistas..
O livro traz à tona um Norbert Elias apaixonado por música. O cientista social aplica seu enorme poder de percepção ao caso de conflito trágico entre criatividade pessoal e uma sociedade que queria controlá-la. Na opinião de Elias, a música é indissoluvelmente ligada ao tipo de sociedade e à época e..
Nessa obra que aproxima a sociologia da filosofia, Norbert Elias sustenta que o tempo não existe em si mesmo - ao contrário do que afirmavam Kant ou Newton -, sendo antes de tudo um símbolo social, resultado de um longo processo de aprendizagem.
Com que objetivo os homens sentiram necessidade de det..
Como nasceu isso a que chamamos 'direito'? Como as diferentes sociedades atendem à mesma necessidade de regulação e de justiça? Norbert Rouland faz uma viagem para a descoberta do direito, em todas as suas facetas, em seus fundamentos e em seus problemas. No momento em que se intensificam as trocas ..
Nesta obra-prima fascinante e muito acessível, Norbert Elias analisa a história dos costumes, concentrando-se nas mudanças das regras sociais e no modo como o indivíduo as percebia, modificando comportamento e sentimentos.
Elias buscou informações em livros de etiquetas e boas maneiras, desde o séc..
Esse livro constitui, ao lado de O processo civilizador, um dos alicerces sobre o qual se assenta o pensamento de Norbert Elias — além de inaugurar uma importante vertente da sociologia e da história. Ao analisar a corte de Luís XIV, o Rei-Sol, e sua rigorosa estrutura fundamentada sobre símbolos de..
Neste segundo volume, Norbert Elias examina as condições sociais, econômicas e políticas que provocaram mudanças na sociedade europeia, desde os tempos de Carlos Magno até o século atual.
Baseando-se em grande volume de dados históricos, sociológicos e psicológicos, o autor formula uma originalíssi..