Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi o criador do célebre super-homem, embora ele próprio tenha sido um dos homens mais doentes que já houve: veio a morrer louco, segundo dizem em consequência de uma sífilis.
Antecipando o fim de todos os sistemas filosóficos, sua obra falava a língua do futuro atrav..
O livro Nietzsche e a gargalhada dionisíaca: filosofia do riso e do cômico analisa o significado do caráter cômico e do riso na filosofia nietzschiana, tendo como pano de fundo a passagem da "metafísica de artistas" para a chamada fisiologia da arte. Para isso, explicita as mudanças no conceito do "..
O livro 'Nietzsche - civilização e cultura', escrito pelo professor do Departamento de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Carlos A. R. de Moura, oferece uma introdução ao pensamento de Nietzsche e auxilia aqueles que se interessam por filosofia a encontrar o fio condutor para começar a se ..
Obra envolvente e acessível que combina com sucesso relato de viagem, biografia e pensamento filosófico
"Como posso ter suportado viver ate agora!" A reação de Nietzsche logo que chega a Sorrento resume de forma categórica a importância da sua primeira viagem ao sul.
O impacto da descoberta da sens..
A série Lições de vida aborda, em cada volume, o trabalho de um grande pensador, trazendo à tona suas ideias mais relevantes para entendermos nossos dilemas cotidianos.
"Há uma estrada que ninguém pode percorrer, só você. Não pergunte aonde leva; vá em frente." Friedrich Nietzsche
Nietzsche foi um ..
O livro Nietzsche e o Budismo: entre a imanência e a transcendência apresenta uma nova perspectiva acerca da relação entre Nietzsche e o budismo. Nele o autor investiga em primeiro lugar as fontes lidas pelo filósofo alemão de modo a oferecer ao leitor uma visão mais clara acerca do contato real que..
Com uma abordagem original e didática, em que a obra do filósofo é apresentada paralelamente à sua biografia, Nelson Boeira expõe as principais ideias de Nietzsche, talvez o pensador mais revolucionário da história da filosofia...
Resiliência e sentido da vida em Nietzsche trata do pensamento de Nietzsche sobre a superação e a autossuperação, a dor, o adoecimento, a vida, o sofrimento. Às vezes me pergunto por que insisto na temática da resiliência. A impressão que fica é que a resiliência me escolheu. A construção desta pequ..
A filosofia sempre teve por ambição melhorar nossa vida, fazendo‑nos compreender quem somos. Mas a maior parte dos livros de filosofia se interessa, sobretudo, pela questão da verdade e se limita a estabelecer fundamentos teóricos, sem se interessar pelas aplicações práticas. Nesta obra, ao contrári..
Por volta de 1890, começou-se a falar na Alemanha de duas filosofias que não admitiam nem o altruísmo moral, nem a solidariedade social. Stirner, que não havia gozado em vida senão de uma efêmera glória, acabara de ser ressuscitado por um discípulo fanático, John Henry Mackay, que via no autor de O ..
Vattimo aborda a obra de Nietzsche sob diferentes perspectivas, incluindo um panorama das interpretações recentes. Ao mesmo tempo, mantém uma coerência básica ao se confrontar com os grandes temas que a caracterizam: o niilismo, o super-homem, os problemas do tempo, da história, da verdade, a relaçã..
Um guia para o virtuosismo estilístico e filosófico de Nietzsche em Para além de bem e mal, obra capital em que ele tanto condensa e explicita o que pensara até então como amadurece e desenvolve ideias germinais...
O pequeno príncipe, de Saint-Exupéry, de tantas leituras e releituras, sempre em sentinelas algumas inspirações, mais do que isso, provações! Em um determinado dia, embriagado pelo vinho de Dionísio, a inspiração me tomou por sobressalto. E me arrebatou a uma prazível criação. Foi como me empurrasse..
A questão da racionalidade como um modelo excludente para o pensamento é o ponto central do trabalho de Viviane Mosé. Desde 1986, quando concluiu sua monografia de graduação, até a concepção da sua tese de doutorado, em 2004, que deu origem a este livro, o pensamento de Nietzsche tem sido a base par..
O livro A ética do eu de Nietzsche oferece de forma clara, simples e profunda a chave essencial para desvendar sua visão filosófica. Janela aberta para a alma de um dos pensadores mais enigmáticos e influentes da história, revela não apenas o que ele pensava, mas, acima de tudo, o porquê de seu pensame..
Em 1872, Nietzsche publica O nascimento da tragédia, provocando forte reação dos defensores da filologia pura. Além de recorrer à oposição entre apolíneo e dionisíaco para explicar a origem da tragédia, Nietzsche denunciava a morte da tragédia pelo socratismo estético e propunha seu renascimento na ..
A recepção da filosofia de Nietzsche ao longo dos anos, encontrou pontos de intersecção nas mais distintas formas. Venerado por escritores, artistas plásticos e psicanalistas, para o senso comum suas ideias simbolizavam o pensamento rebelde e a possibilidade de autocompreensão da vida simples. Talve..
A estreita relação entre o conhecimento e a vida, razão e emoção, a possibilidade de aproximar opostos, aliás, por que opostos? Não se pode ser uma coisa e outra, em vez de escolher entre uma opção ou outra? Baseada nestes princípios e questionamentos, levantados séculos atrás por Nietzsche, a autor..
Existem diferentes modos de se relacionar com uma filosofia, dentre os quais destacam-se, por um lado, o trabalho dos comentadores e intérpretes que buscam compreendê-la em seus liames e possibilidades e, por outro, o trabalho daqueles que se apropriam dela, fazendo um uso do que ela oferece e també..
Em 1870, o jovem professor de filologia clássica Friedrich Nietzsche proferiu na Universidade da Basileia um curso por ele intitulado "Introdução à tragédia de Sófocles". As anotações que restaram dessas aulas documentam não só as atividades do jovem e brilhante professor, mas também um passo decisi..
O que há de singular neste livro é a confiança de que o fruto supremo da natureza, o gênio, pode ser engendrado no mundo moderno a partir da cultura. Para atingir essa meta, as tarefas da educação são descomunais. Procurando superar suas limitações de professor universitário, Nietzsche acreditou que..
A elaboração deste pequeno livro, David Strauss, o confessor e o escritor, que abre a série de quatro Considerações extemporâneas, foi anunciada por Nietzsche em uma carta de 1873 a Richard Wagner, em que comenta sobre seu manuscrito contra o teólogo de Tübingen. Os leitores poderão notar nessa obra..
Não se espere encontrar neste texto o acabamento de uma obra preparada para publicação. Não obstante, este livro é bem rico e fecundo, e não apenas por ser o testemunho da atividade docente de um pensador que marcou a filosofia e a cultura do século XX e que continua bastante atual. A riqueza e fecu..
Este livro tem como tema central o Édipo Rei de Sófocles, que, na Antiguidade, era considerado, como afirma Aristóteles, o exemplar mais acabado da tragédia grega. Por isso, segundo Nietzsche, essa tragédia deveria ser privilegiada para uma introdução a Sófocles e a todo o espírito da tragédia grega..