Numa linguagem clara e acessível, Nasio explica a fantasia – um dos fenômenos mais espantosos da nossa vida psíquica. O psicanalista se destaca pela clareza e elegância com que consegue transmitir, inclusive para não-especialistas, conceitos complexos da psicanálise.
"Que é uma fantasia? É um teatri..
Situada no limiar da medicina, a psicossomática é o que se pode chamar de uma das frentes de pesquisa de ponta em psicanálise. É nesse espírito que o autor traz novas contribuições ao que Lacan considerou como seu conceito maior, o objeto a...
A ótica particular do renomado psicanalista argentino em análises sobre pintura, música e dança
Nas palavras do psicanalista e psiquiatra J.-D. Nasio, a concepção de uma obra de arte "é um processo único e impenetrável. É impossível surpreender o segredo do ato de criar, que permanecerá sempre um m..
Livro-chave que permite o acesso do estudante à obra de Freud assim como oferece novos subsídios ao profissional experiente. Divide-se em três partes: exposição clara e rigorosa das principais noções freudianas, seleção de trechos da obra de Freud e cronologia dos acontecimentos decisivos em sua vid..
Encontram-se reunidos, pela primeira vez em um único volume, os grandes autores da psicanálise, sua vida e obra. Verdadeiro instrumento de trabalho para o especialista e o estudante, esse livro serve de guia às obras dos sete psicanalistas cujas perspectivas teórico-clínicas são indispensáveis a uma..
J.-D. Nasio, psicanalista, psiquiatra de formação e autor já consagrado pela elevada qualidade de suas numerosas publicações, dedica-se nesse volume a elucidar, a partir dos desenvolvimentos clínicos extraídos da leitura lacaniana de Freud, as principais questões colocadas pela histeria marcada pelo..
Um livro que mostra através de casos clínicos comoventes como um psicanalista acompanha seus pacientes até a cura
J.-D. Nasio expõe de modo original a sua concepção e a sua prática de como conduzir uma análise. O livro foi construído em torno de 8 exemplos de seu consultório – como o Homem de Negr..
O diálogo caloroso e envolvente entre representantes de duas gerações distintas de psicanalistas coloca o leitor em contato direto com o universo clínico de Françoise Dolto. Uma introdução às ideias e à prática da psicanalista, respeitada pelo importante trabalho realizado com crianças. Em pauta, te..
"O silêncio está sempre presente numa sessão de análise, e seus efeitos são tão decisivos quanto os de uma palavra efetivamente pronunciada." Nasio
O mutismo da criança autista, as pausas do psicanalista, o paciente quase sem palavras e o processo silencioso do trabalho de luto são alguns dos temas ..
Castração. Foraclusão. Narcisismo. Falo. Supereu. Identificação. Sublimação. Esse livro ensina os fundamentos da psicanálise enunciados com toda a exatidão exigida pelo rigor da teoria freudiana e com toda a clareza capaz de estimular o desejo de saber. É um instrumento manejável e rigoroso de orien..
Essa rigorosa introdução à obra de Jacques Lacan aborda os grandes temas lacanianos: inconsciente, gozo, objeto a, fantasia e corpo, seguindo a mesma concepção do já consagrado livro Lições sobre os 7 conceitos cruciais da psicanálise, do mesmo autor...
Respondendo a perguntas de um estudante de psicologia, Nasio faz uma reflexão sobre diferentes assuntos da psicanálise. A forma de trabalho de um psicanalista, a dependência do paciente, a sexualidade, o ódio, o ciúme, as identidades masculina e a feminina, a relação entre pais e filhos, os problema..
Em cinco lições, o renomado psiquiatra e psicanalista J.-D. Nasio se propõe a aprofundar, de forma brilhante e didática, a teoria e a clínica da depressão — para ele, mais do que um distúrbio de humor, a depressão é antes de tudo uma patologia da desilusão.
Qualquer um pode ficar deprimido? O que po..
Esse livro reúne, pela primeira vez, comentários sobre os mais célebres casos de psicose que os
grandes mestres da psicanálise nos legaram: o caso Schreber de Freud, o caso Dominique de Dolto, o caso das irmãs Papin de Lacan e outros. Cada capítulo, consagrado a um caso, compreende:
• a vida do pac..
Todas as manhãs as pessoas se defrontam, diante do espelho, com duas imagens: a que de fato está refletida; e a que é apenas sentida. A fusão das duas define o eu de cada um. Essa é a ideia desenvolvida por J.-D. Nasio, que utiliza relatos de casos, entrevistas, quadros comparativos e figuras para t..
Angústia, tristeza, revolta, orgulho e medo são alguns dos sentimentos típicos da adolescência e não saber expressá-los é um dos principais dilemas dessa fase. O renomado psicanalista e psiquiatra J-D. Nasio apresenta numerosos conselhos sobre o que se deve - e o que não deve - fazer para ajudar o a..
O que é o complexo de Édipo? A partir de sua vasta experiência como palestrante e clínico, J.-D. Nasio analisa separadamente o desenvolvimento do conceito mais crucial da psicanálise no menino e na menina. Sempre claro e objetivo em suas exposições, avalia a presença do Édipo na raiz das neuroses or..
Esse livro explora o mistério da dor de amar – seja ela causada por perda, abandono, humilhação... –, buscando entender o mecanismo daquilo que nos causa dor. Nasio se destaca pela clareza e elegância com que consegue transmitir, inclusive para não-especialistas, conceitos complexos da psicanálise...
Sempre achamos que psicose é sinônimo de doença mental. No entanto, ela pode se manifestar em qualquer pessoa sadia por meio de um rompimento passageiro com a realidade. No instante da loucura, o louco que às vezes somos segue, obstinado, uma ideia fixa e falsa que emerge sempre nas mesmas circunstâ..
Porque amor e dor são indissociáveis, Juan-David Nasio trata, nessa densa e bela obra, não só do amor como da dor. Fenômeno-limite, a dor é estudada sob três aspectos – enquanto afeto, sintoma e perversão –, engendrando o que o autor chama de uma "metapsicologia da dor"...
Ao desfazer o estereótipo do profissional silencioso que deixa a sessão correr ao sabor da fala
espontânea do paciente, esse verdadeiro manual da clínica mostra que o psicanalista também tem expectativas, objetivos e decepções...
Em geral, quando não encontramos nenhuma justificativa concreta para uma dor corporal, costumamos dizer que ela é psíquica. Porém, mais do que uma sensação, a dor pode ser uma emoção que surge sem qualquer agressão física imediata. É o caso do viúvo que sente dores no corpo quando entra em contato c..
O mesmo inconsciente que nos impele a repetir com serenidade comportamentos bem-sucedidos nos leva também a repetir, compulsivamente, atitudes que conduzem ao fracasso.
É dessa ambivalência que J.-D. Nasio trata nesse livro, com a clareza que caracteriza sua vasta obra. O autor toma como ponto de p..
J.-D. Nasio retoma nesse livro a teoria freudiana da pulsão escópica, onde o jogo das três vozes – ativa, reflexiva e passiva – se exerce nos três tempos da pulsao: olhar, olhar-se, ser olhado. Nasio sublinha a fascinação, aquilo que cega pelo foco de luz que vem do Outro. Propõe ainda a tese de que..