Afinal, por que Estados cumprem normas de direito internacional? Quais fatores atraem sujeitos de direito em direção ao cumprimento de normas internacionais? A resposta clássica da dogmática internacionalista, em torno do fundamento da obrigação, sustenta que o “pacta sunt servanda” é uma abstração ..
Esta obra aborda situações do exercício clínico e docente em Psicopedagogia, cuja trajetória, marcada por instigações sobre a aprendizagem, foram, propositalmente, postas em contato com a Filosofia da Diferença. Nesse lugar passa a ser dita no infinitivo – aprender –, conquistando uma imanência próp..
Esta obra é dedicada ao empresário, para que este descubra como construir contratos sólidos que protejam seus interesses de ambas as partes, compreendendo os direitos exclusivos do representante e as responsabilidades essenciais do representado. Explore também os meandros de negociação, resolução de..
O livro Bases teóricas da Psicologia da Saúde trata-se de uma leitura obrigatória para estudantes e profissionais interessados na formação acadêmica e na prática da Psicologia no contexto da saúde. Também é útil para os profissionais da saúde e pesquisadores que desejam entender o papel dos aspectos..
Excelente iniciativa a de nos reunir para recordar Alicia. Ainda que seguidamente pense nela própria ou citando algum de seus aportes, essa homenagem em comum permite-nos compartilhar o valor de sua existência, tão precocemente interrompida.Suponho que a maioria daqueles que farão intervenções tenha..
Cara/Coroa reúne duas histórias sobre o que é destruído e construído nos piores períodos de nossas vidas. Em mundo destruído e talvez em um futuro, não tão distante do nosso, Tainan Rocha e Felipe Castilho nos mostram em Cara os desafios, dificuldades e perrengues que um entregador e sua moto passam..
Em Comércio, política e sociedade em Angola: negociação e conflito em narrativas coloniais (século XIX) revelam-se nuances dos enfrentamentos entre portugueses e potentados angolanos nos sertões de Luanda, que mostram aspectos das relações sociais nem sempre verificadas nas narrativas históricas. Os..
Erros são corriqueiros quando o tema é ensino de Matemática. Mas o que podemos aprender com eles e como podemos interpretá-los? Neste livro, Erros em Matemática: refletindo sobre sua origem, apresentam-se pesquisas com alunos, análises de livros didáticos, estudos, como professores lidam com o erro ..
Buscando explorar os potenciais semióticos que o som e a música têm produzido em seu encontro com a saúde, Felipe Nunes Vargas acompanha a produção de sentido em torno das expressões sonoras no contexto da clínica em saúde mental. Tomando o corpo e o sentido a partir de Spinoza e Deleuze, situa a ex..
Quem são os indivíduos objetivamente criminosos? Quais seus fantasmas e suas motivações interiores? Têm cura? Como intervir sobre eles no sentido de transformá-los e reeducá-los? Pode haver, para tanto, uma tecnologia possível? Essas são as perguntas que, mais do que nunca, balizam as diversas técni..
O livro Educação e Contemporaneidade: temas emergentes objetiva dialogar a respeito de diversas áreas de pesquisa em desenvolvimento no campo da Educação. Nesse sentido, os manuscritos presentes nesta obra visam, a partir das distintas perspectivas teóricas da Psicologia, Tecnologias e Ciências Soci..
A indústria da carne sempre busca inovações que façam aumentar o interesse dos consumidores por seus produtos. Atualmente, a origem, os ingredientes e as características do processo de produção são considerados por parte dos compradores, tais como as nomenclaturas dadas, por exemplo, como natural, a..
Apresentamos neste livro algumas considerações acerca do trabalho desenvolvido por Oliveira Vianna nas instâncias do Estado Brasileiro entre os anos de 1932 e 1940. O autor, conhecido por ser um intérprete do Brasil e um arguto analista das instituições políticas nacionais, teve papel importante tam..
Este é um livro que mostra que o segredo de uma casa feliz e cheia de imaginação é bem mais simples do que você imagina! Simplesmente ao abrir este livro, vai ser o primeiro passo para um novo começo de felicidade e magia…..
Escrever este livro, Fernando Pessoa & heteronímia: a transa (homo)erótica, me permitiu descobrir como o mais estudado poeta português levou a fundo o seu projeto heteronímico, o seu desdobramento contínuo entre vida e obra, a tal ponto que, para ser convincente em sua ambiciosa empreitada, não deix..
"Dias nublados" apresenta um narrador andarilho fazendo um percurso por Curitiba em busca de um passado que lhe deixou marcas profundas. A cidade é fria, escura, lamacenta, repleta de figuras solitárias como ele. Sonhos se misturam com cenas de outrora, com a morte, porque o lugar de quem narra é nã..
O livro Narrativas sobre a pessoa com deficiência durante a pandemia da Covid-19: acesso, educação e sociedade propõe um olhar sobre a pessoa com deficiência a partir do ano de 2020, com ênfase em ambientes formais de educação. A obra consiste em um convite à reflexão sobre o momento social da pande..
Quem (ou o que) somos nós? Somos os nossos cérebros? Ou será que somos nossos corpos? Ou nossas mentes? O que, afinal de contas, define nossa identidade? Os 35 ensaios que compõem o livro Você não é seu cérebro!, todos escritos pelo psicólogo Felipe Stephan Lisboa, tentam responder a essas e muitas ..
O presente volume reúne dois textos com abordagens e ambições diversas, mas que mantêm um traço de unidade. Ambos tratam de aspectos do pensamento marxista: o problema da sociedade comunista e o conceito de classe social. Como se nota, é uma temática démodée. A sociedade comunista é hoje entendida c..
“é um grande mérito do presente trabalho refletir sobre o imenso potencial dessa desassociação da imagem dos seus contextos representativos nas cisões históricas, mas também visualmente e tecnicamente, assim como na teoria da imagem, porque até agora apenas algumas abordagens incluíram o impacto da ..
A boa leitura denota a mistura de prazer com a capacidade criativa do leitor. Em Educação física, corpo e tradição: o jogo das comunidades tradicionais, a apreciação dos textos permite o controle do fluxo de interação com os estudos publicados, embora os autores façam tematizações e discussões profu..
Quem somos nós como nação? É ainda relevante a reflexão sobre o problema da identidade nacional nesta época de globalismo desenfreado, de desordem mundial e de ataques sucessivos das grandes corporações internacionais às instituições brasileiras, que ameaçam nossa soberania e nossa experiência histó..
A obra A isenção fiscal como política cultural para as entidades tradicionalistas gaúchas trilha caminhos acerca do direito e da cultura, expondo ao olhar do leitor as preocupações cotidianas com as manifestações culturais, mediante a análise dos direitos culturais, do direito tributário e das vivên..
Este trabalho é continuação de um primeiro estudo denominado “Till Eulenspiegel: Do direito e do avesso de um herói pícaro”, publicado em 2013 em “Direito e Literatura: por que devemos escrever narrativas” a convite de um de seus organizadores, professor Bernardo Barbosa Gomes Nogueira.
Professor G..