Produtos florestais não madeireiros: as comunidades e a sustentabilidade do desenvolvimento é um livro de leitura obrigatória para quem gosta da natureza e, também, para quem quer aprender a gostar, de verdade, da nossa terra. Nele, Márcia Joana Souza Monteiro, a autora, mostra os usos que os morado..
No livro O Farol de Joana Preta: Heterotopias e Memórias em Olivedos- PB (1940-1970), encontram-se narrativas que anunciam uma tessitura de fios que compõem uma história, com um espaço apresentado como objeto do conhecimento histórico, o "Farol e Joana Preta" enquanto protagonista desse espaço e rep..
Você já se viu lendo e relendo o mesmo trecho de um livro diversas vezes sem conseguir concentrar-se no sentido das palavras? Já pensou que estar o tempo todo on-line pode ter a ver com essa dispersão? Pensa sobre as consequências do contato intenso das crianças com celulares e tablets? Aspectos de ..
O livro Metodologia Quantitativa: Técnicas e Exemplos de Pesquisa, a exemplo da obra anterior Metodologia Qualitativa: Técnicas e Exemplos de Pesquisa, apresenta o tema de forma fácil e acessível a estudantes, docentes e pesquisadores. A pesquisa quantitativa produz dados que podem ser comunicados p..
Monteiro Lobato é um dos principais nomes da literatura brasileira. Mesmo após um século, sua obra segue aclamada e reverberando em escolas, tablets, redes sociais e na memória de muitos.
Como escritor e editor, usou de sua imaginação e abusou de seu prestígio para indicar o caminho a ser percorrido..
O livro Receitas culinárias, de Lourdinha Bastos Monteiro, apresenta mais de 500 receitas distribuídas em nove capítulos: Café da manhã e lanches; Sopas e saladas; Acompanhamentos; Massas, grãos e suflês; Peixes e frutos do mar; Aves; Carnes; Sobremesas; e Petiscos e canapés. Esta é a nona edição do..
Por que investigar o processo de práticas de apropriação do conteúdo paradidático-publicitário, marcas constitutivas dos folhetos e livros do poeta Manoel Monteiro? Buscando compreender os conceitos de paradidático, publicidade, apropriação, estratégia, tática, função-autor e literatura de folhetos,..
Monteiro Lobato e as Oficinas do Imaginário é uma proposta e um convite à formação de professores e educadores que desejam experimentar um mundo de mistérios e descobertas presentes nas obras do autor do Sítio do Picapau Amarelo. Os seis capítulos apresentam um Monteiro Lobato possivelmente desconhe..
Este livro nasceu a partir da tese “Um perfil de Maria da Pureza Monteiro Lobato” defendida em 2018. A figura de Purezinha Monteiro Lobato – como assinava – sempre me chamou atenção desde os tempos de graduação. Como seria a mulher que acompanhou Monteiro Lobato por uma vida (desde 1906 a 1944), organ..
Os grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Lexicais (NEL) e Edição e Estudo de Textos (GPEE), ambos cadastrados na CAPES/CNPq, reuniram-se para discutir a língua e suas linguagens. Dessas discussões, nasceu esta obra, que a Appris Editora apresenta ao público de todas as áreas. Entre a Palavra, o Discu..
Assistir a filmes e séries de televisão em inglês é uma maneira proveitosa de aprender e aprimorar o uso da língua, pois podemos observar fatores como entonação, expressões idiomáticas e verbos frasais, além de outros elementos frequentes na língua inglesa falada. 'What's On: aprenda inglês com fi..
Estudos de linguagem: léxico e discurso reúne uma série de perspectivas linguísticas sobre um elemento em comum: a Bahia. Terra de cantos e encantos, os efeitos de sentido e o universo lexical que ora a descrevem, ora nela se fazem presentes, recebem uma atenção especial, seja por meio de estudos di..
O livro Simulação em saúde: construindo um ambiente simulado reúne informações sobre o emprego da simulação enquanto estratégia pedagógica e evidencia o fortalecimento ocorrido no processo de ensino e aprendizagem aos discentes, docentes e profissionais de saúde a partir de sua implementação. A simu..
A fim de ampliar nosso olhar para adoção de um modelo curricular oficial para as escolas e suas implicações na prática docente, Cláudia Oliveira traz para o centro da discussão a teoria da vida cotidiana de Heller, inserida no tempo e no espaço escolar, assim como o indivíduo e suas objetivações sob..
Para além das mortes vividas, a pandemia que vivemos nos últimos dois anos, e que ainda nos assombra, trouxe em seu bojo novas formas de vivenciar a dor antes inimagináveis. Como Antígonas, muitos não pudemos enterrar nossos mortos. Como zubis, perdemos a dimensão de olhar um rosto sem máscara. O co..
Um livro de consulta para quem tem como objetivo se iniciar ou se aperfeiçoar em artes plásticas. Na primeira metade do livro, expõem-se os materiais de desenho e pintura. A segunda metade se dedica às técnicas, e nela se estuda o rendimento dos materiais mais relevantes...
Corpo para que te quero se inscreve na tradição de pesquisas e publicações que o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e intervenção Social da PUC-Rio, LIPIS, vem desenvolvendo. Mais uma vez, com agudo rigor teórico e originalidade, sem, contudo, perder o dom da leitura agradável, as organizadora..
Ocupar as ruas, disputar os espaçostempos, dialogar com outros trabalhadores, olhar nos olhos dos estudantes, partilhar medos, angústias e esperanças. Correr, chorar, sentir doer, mas amar, sonhar, tecer laços, dar as mãos... Este livro é um emaranhado de memórias; memórias de luta. Nos anos de 2013..
Que corpo é este que anda sempre comigo? aborda a ampla discussão sobre os "discursos do corpo" na contemporaneidade. Do culto ao corpo à obrigação de ser bela, da dor do envelhecimento à anorexia e automutilação de jovens adolescentes, da obesidade infantil ao trauma inscrito no corpo, do percurso ..
O livro O fracasso NÃO é escolar é uma reflexão sobre o pano de fundo, ou seja, a essência de um tema que completa, no mínimo, quarenta anos na educação brasileira: o fracasso escolar.
Mas será que o fracasso é mesmo escolar? Que fenômenos podem justificar esse fracasso somente no espaço escolar? O ..
Esse volume trata de assuntos em alta no mundo dos negócios: a combinação entre interesses privados e virtudes públicas, conscientização e politização do empresariado, a distinção entre “filantropia social” e “responsabilidade social” das empresas, marketing como recurso ou finalidade. Incentivando ..
Estudar o livro pelas lentes da antropologia do consumo é um caminho curioso para compreender os valores da nossa cultura.
Objetos e Coisas: livros, decoração e a antropologia do consumo, trazendo o livro para uma análise para além de seu conteúdo literário, observa as relações entre pessoas e coisa..
Este é o quarto volume de coletâneas dedicadas aos estudos do corpo, em uma perspectiva interdisciplinar, que tenho o prazer de apresentar. Fruto de investigações que vêm sendo desenvolvidas no Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – Lipis, da PUC-Rio, vinculado a esta vice-r..
Corpos, poderes e ensino de Filosofia trata o ensinar e o aprender a filosofar como problema filosófico. Reflete sobre a prática do filosofar, busca fundamentação no diálogo com a tradição filosófica, para pensar sua importância, métodos, estratégias. Objetiva investigar aspectos políticos e estétic..