Como as Ciências da Natureza, destacando entre elas a Física, podem auxiliar os historiadores a enriquecer e aprofundar seus trabalhos na pesquisa e em sala de aula? Por meio dessa pergunta, o livro Diálogos entre a Física e a História: construção de um caminho interdisciplinar para pesquisa e ensin..
O Rio de Janeiro é uma cidade de mistérios. Apesar de rios de tinta terem sido gastos nos últimos 150 anos para explicar a cidade e sua trajetória, ela tem zonas de sombra, envoltas em treva, e que a academia preguiçosamente reluta em iluminar. Uma dessas faces escuras é a área de Santa Rita. Nosso ..
Esta análise de impactos ambientais das atividades do campus do IFMG em São João Evangelista, Minas Gerais, busca trazer uma proposta rápida e segura de avaliação, dentro dos conceitos mais usuais de entrada e saída de processos produtivos com o olhar ambiental, ou seja, sendo as entradas os insumos..
Um dos mais evidentes ganhos da literatura é a possibilidade de tomarmos contato com a diversidade, significada pelas múltiplas percepções da vida, e isso é particularmente visível numa antologia de ficcionistas. No caso, são ficcionistas que passaram por uma experiência comum de oficina de criação ..
Neoliberalismo, crise da educação e ocupações de escolas no Brasil traz ao leitor um panorama sobre a dimensão latino-americana e brasileira da crise da educação pública. Entende-se que essa crise representa uma das faces da crise do capital.
Nos anos 1970, governos dos Estados Unidos, da Alemanha, ..
O livro Emoções patrimoniais em tempos de desastres: Bento Rodrigues entre a lama e a resiliência da memória explora as dimensões das emoções patrimoniais experimentadas pela comunidade de Bento Rodrigues, subdistrito localizado na cidade de Mariana (MG), após o desastre de 2015, que devastou comple..
O Verão de 54 é uma história de amor proibido. Conversão trata de família e religião, Morrissey é um policial sobre um assassino serial com “uma missão” e Sorry é uma novela para adolescentes. O Verão de 54 é uma história em metalinguagem. Conversão utiliza um narrador onisciente, Morrissey é em for..
Para a indústria do jornalismo, o surgimento do tablet representou uma nova oportunidade de capitalização em tempos difíceis, propiciando ainda a possibilidade de renovação de práticas e linguagens para uma plataforma digital, móvel e conectada de publicação de notícias. A missão deste livro é mapea..
é verdade que nunca antes o conhecimento esteve tão farto e tão distribuído, no entanto Estudos sobre Administração, Comércio e Tecnologia é um projeto que carrega consigo temáticas atuais e que são reflexo dos desafios da chamada Era da Informação, em que a cada dia é preciso se reinventar (como pe..
Este livro é resultado de uma pesquisa sobre a inserção do Partido Comunista em Blumenau e a constituição de um imaginário anticomunista durante os anos de 1960 a 1964. O trabalho foi baseado na leitura e interpretação de jornais da época, depoimentos orais, processos judiciais e fotografias. A impr..
Obter modelos afins por partes é importante para a redução da complexidade de sistemas não lineares, pois permite trabalhar com subproblemas locais interpretáveis. Assim, este livro apresenta uma forma de determinar a superfície de chaveamento dessas estruturas. Para isso, são utilizados subsistemas..
Monteiro Lobato e as Oficinas do Imaginário é uma proposta e um convite à formação de professores e educadores que desejam experimentar um mundo de mistérios e descobertas presentes nas obras do autor do Sítio do Picapau Amarelo. Os seis capítulos apresentam um Monteiro Lobato possivelmente desconhe..
Monteiro Lobato é um dos principais nomes da literatura brasileira. Mesmo após um século, sua obra segue aclamada e reverberando em escolas, tablets, redes sociais e na memória de muitos.
Como escritor e editor, usou de sua imaginação e abusou de seu prestígio para indicar o caminho a ser percorrido..
Este livro nasceu a partir da tese “Um perfil de Maria da Pureza Monteiro Lobato” defendida em 2018. A figura de Purezinha Monteiro Lobato – como assinava – sempre me chamou atenção desde os tempos de graduação. Como seria a mulher que acompanhou Monteiro Lobato por uma vida (desde 1906 a 1944), organ..
Por que investigar o processo de práticas de apropriação do conteúdo paradidático-publicitário, marcas constitutivas dos folhetos e livros do poeta Manoel Monteiro? Buscando compreender os conceitos de paradidático, publicidade, apropriação, estratégia, tática, função-autor e literatura de folhetos,..
O livro Receitas culinárias, de Lourdinha Bastos Monteiro, apresenta mais de 500 receitas distribuídas em nove capítulos: Café da manhã e lanches; Sopas e saladas; Acompanhamentos; Massas, grãos e suflês; Peixes e frutos do mar; Aves; Carnes; Sobremesas; e Petiscos e canapés. Esta é a nona edição do..
O livro “A Escola”: memórias de um jornal codoense (1916-1920) vem preencher espaço num âmbito bibliográfico ainda carente de acervos e de pesquisadores – a história da educação codoense. A análise presente nesta obra, ao articular imprensa e sociedade nas primeiras décadas republicanas, traz para a..
Em trabalho inédito, Camila Ermida Pinto utilizou a bibliometria para analisar 4.687 artigos publicados em 24 fontes bibliográficas distintas, e realizou entrevistas em profundidade com o objetivo de conhecer as impressões e experiências dos autores no acesso e na utilização de dados socioeconômicos..
Este livro traz resultados reveladores de uma pesquisa realizada, não apenas pelos impactos da pandemia nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho docente, mas também por fazerem emergir com força problemas crônicos da educação, os quais têm sido negligenciados ao longo de muitas década..
O livro Justiça ambiental, da igualdade formal à material: realidades a desafiar o Direito Brasileiro propõe-se a desvelar alguns traços da desigualdade encontrados em nossa sociedade, notadamente quanto à imposição histórica dos riscos e dos danos, de modo desproporcional e antidemocrático, a deter..
Um grito de liberdade: tendências e resiliências étnico-raciais é o tipo de obra literária organizada com o propósito de refletir sobre as questões étnico-raciais presentes na ideologia social, no discurso de organizações sociais e do Movimento Negro. São reflexões que enfatizam a luta pela garantia..
Neste volume, Débora Morato Pinto analisa e expõe com clareza o modo como, na Modernidade, o tema da consciência é majoritariamente concebido em termos de rememoração, e investiga a novidade de Henri Bergson ao associar a consciência à memória e à vida, sem fazer dela uma coisa entre outras coisas, ..
Este livro apresenta uma metodologia para avaliar os impactos da agregação da geração solar fotovoltaica sobre as despesas com energia elétrica de unidades consumidoras (UCs) de médio/grande porte, atendidas com fornecimento em tensão igual ou superior a 2,3 kV ou ainda para UCs alimentadas por sist..
Acomodando um jeito a cada incomodar é um livro que nasce dos detalhes. De aspectos e sentimentos da minha vida, das vidas que por mim passaram e que me compõem. Ele nasce da observação, das crônicas que fiz internamente e recortei, das vezes que me deparei com o amor e a dor, com a luta e com o des..