Este livro procura discutir a imagem criada pela imprensa de uma Iugoslávia em conflito, atribuindo-lhe um exotismo exagerado e uma peculiar agressividade, obscurecendo importantes questões esclarecedoras dos confrontos, através de tal estereotipia. Isso não anula a análise da complexidade socioespa..
Cildo Meireles é um dos mais importantes artistas brasileiros em atividade, talvez o mais relevante no que se convenciona chamar de arte contemporânea. Com mostras nos principais museus do mundo (Tate Modern, New Museum, Reina Sofia, Pompidou e um pavilhão em Inhotim), a obra de Cildo se caracteriza..
O livro tem como objetivo analisar as atribuições históricas e geográficas do Colégio Estadual Mário de Andrade (Cema) entre 1964 e 1982, articuladas as transformações nacionais e locais. Buscamos saber qual era o papel da instituição naquele contexto; quais eram as bases do ensino de geografia; e q..
Selvagens & Baderneiros: representações e subjetivação do punk no Correio Braziliense (1990-2014) é uma análise histórica de processos de constituição de subjetividades delineadas a partir de representações de sujeitos e comunidade punk no discurso do jornal Correio Braziliense. Apoiando-se em uma a..
O livro Branquitude e os privilégios de raça no ensino superior apresenta os reflexos da branquitude que se relacionam com a carreira de magistério. A partir das Políticas de Ação Afirmativa (PAA) desenvolvidas no âmbito do ensino superior federal, a autora busca relacionar a manutenção do racismo e..
Ludicidade, Formação de Professores e Educação Matemática em Diálogo apresenta a ludicidade como um dos saberes importantes à docência e oportuniza a (re)significação da prática em busca de estratégias que favoreçam o processo de mediação do conhecimento, tendo em vista atender às necessidades deman..
Na segunda década do século XXI, o Brasil ainda vive o dilema de como compatibilizar crescimento econômico com desenvolvimento social e distribuição de renda para mínimo existencial de seus cidadãos. Os bens de serviços públicos essenciais aos trabalhadores, como saneamento básico, saúde, educação, ..
Ser e tempo é a obra mais marcante de Martin Heidegger, mesmo tendo permanecido inacabada. Esse livro esmiúça a reflexão do filósofo sobre o sentido mais profundo da existência humana, a terminologia por ele criada e a famosa “virada” em seu pensamento...
O livro A diferença na Educação Física Escolar: a artistagem do currículo cultural discute a questão da identidade e diferença enquanto conceitos e como a representação desses termos toma corpo na prática pedagógica dos professores e professoras que atuam nas escolas. No caso específico do currículo,..
Esta obra realiza uma análise da adequação e eficácia da lei em relação aos agricultores familiares, tratando, em especial do caso do Kochkäse, no Vale do Itajaí/SC, por intermédio de análise bibliográfica, etnográfica e documental.
O queijo Kochkäse, artesanalmente produzido por agricultores famili..
Que fascínio é esse produzido pela dança? Como explicar a paixão da corte por uma atividade tão menosprezada nos dias atuais? A dança se faz presente na civilização humana desde muito cedo. A prática atravessou os séculos e chegou à corte francesa transformando-se em requisito obrigatório para a for..
A análise epistemológica que considera a temporalidade como parâmetro para discussão é uma realidade há muito conhecida no mundo acadêmico. Este livro, que teve como ensejo inicial desvelar a complexidade da dinâmica científica contemporânea por meio da evolução epistemológica, tomando como pressupo..
Neste livro estão disponibilizados os resultados de investigações de vários jovens pesquisadores que tivemos a oportunidade de acompanhar e orientar em seus labores na busca de construir novos conhecimentos em torno de suas atividades profissionais, com o intuito de qualificá-las. Uma vez concluído ..
A obra da poetisa carioca Gilka Machado (1893-1980) surgiu em meio às fecundas transições pelas quais a literatura brasileira passava, no início do século XX, e provocou escândalo de público e de crítica. Seus primeiros livros, Cristais partidos (1915) e Estados de alma (1917), revolucionaram a poes..
O livro Respirar é fruto de um esforço coletivo para criar um material sobre o sistema respiratório que vá além dos ótimos livros que temos disponíveis. Propomos, aqui, olhar para o funcionamento do sistema respiratório sob diferentes recortes disciplinares, perseguindo a interdisciplinaridade e o p..
Muito distante do imaginário que produzimos sobre as instituições escolares, a Escola Pluricultural Odé Kayodê é lugar de encantaria, talvez seja possível dizer que é onde descansam os poemas de Manoel de Barros. Escrito a partir da etnografia com crianças na Odé Kayodê, o livro Caminhos, tramas e di..
Quando Freud publica O Mal-Estar na Civilização em 1930, alcança um ponto de convergência de estudos anteriores com foco na psicologia social. Numa trajetória que passa por momentos como do mito da criação da sociedade, em Totem e Tabu, ou da influência da repressão, nos Estudos sobre a Histeria, o ..
O uso intensivo das tecnologias digitais pelo homem na atualidade é um fato. O problema é que nem sempre as tecnologias são bem utilizadas, servindo de ferramentas para o crime, para a banalidade, e, ainda, são fontes de comportamentos patológicos para uma parcela de seus usuários. Sabe-se que as te..
Este livro, fruto de uma longa e profícua experiência das autoras no ensino da língua inglesa, aborda a questão da pronúncia da língua inglesa para brasileiros. A vivência em sala de aula e o espírito de investigação produziram uma obra que deve beneficiar a todos os que procuram aprimorar seu co..
Que dimensões éticas têm sido pensadas para a relação terapêutica? O livro A ÉTICA NA PSICOTERAPIA CENTRADA NA PESSOA: O LUGAR DA ALTERIDADE NA RELAÇÃO TERAPÊUTICA lança esse questionamento quando se propõe a ir além na discussão sobre a ética na psicoterapia trazendo à luz uma perspectiva de não to..
No âmbito da historiografia brasileira sobre a ditadura implantada no País de 1964 a 1985, o trabalho de Thiago Nunes, intitulado Gritam os muros: pichações e ditadura civil-militar no Brasil, recria um cenário pouco discutido, que diz respeito às pichações como expressão de resistência. A obra, fru..
O licenciamento compulsório é um mecanismo para controlar o abuso do direito de exclusividade por parte do detentor de uma patente. Ele permite o uso de um produto patenteado sem a autorização de seu titular, mediante um pagamento determinado por lei ou um procedimento de arbitragem. Instrumento de ..
O campo de conhecimento e atuação da arquitetura e do urbanismo se envolve com diversas escalas de observação. Este livro apresenta olhares que se debruçam sobre três dessas escalas: a arquitetura do espaço fechado, a arquitetura do espaço livre e a arquitetura da cidade. Observou-se nas duas primei..
Este segundo volume do livro Educação e linguagens tem como objetivo apresentar novos olhares para as questões da educação pensadas pelo grupo de professores pesquisadores que participaram da II Semana Científica da UNEB, realizada em setembro de 2015 no DCH Campus IX. Sua composição, a exemplo do p..