A Psicanálise praticada e pensada no Brasil é uma mixórdia colonizada, intimidada dos pés à cabeça pelo alemão de Freud, pelo inglês de Winnicott, pelo ilegivês de Lacan, pelo lerolês de Joyce, etc. Nessa embrulhada, nenhuma linha ou voz em brasilês canibalírico – a nossa língua! – capaz de desperta..
O livro Formação continuada de professores de matemática apresenta um olhar diferenciado para os professores de matemática, percebendo-os como parte integrante de um emaranhado de desafios que ocorrem no desenvolvimento de sua trajetória profissional, sendo essa trajetória baseada na busca por um di..
Imagine contar a viagem do descobrimento pelo viés da imaginação infantil. Uma aventura sobre o desejo de conhecer o paraíso, as novas terras d'além mar. Em Nuno descobre o Brasil, primeiro volume da série História literária para crianças, José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta constroem esta..
O conto de fadas “João e o pé de feijão” é de origem inglesa e foi publicado pela primeira vez no início do século XIX. Desde então, ganhou inúmeras versões e adaptações. Neste livro, há todo tipo de feijão mágico. Rosinha, roxinho, preto, bolinha, vermelho... Mas não é só isso. Dependendo da qualid..
Uma paródia bem-humorada da vida de Cosme Fernandes, um dos "degredados" que chegaram ao Brasil nos primeiros anos do descobrimento.Décimo mandamento para viver bem na Terra dos Papagaios: "naquela terra de fomes tantas e lei tão pouca, quem não come é comido". A sábia conclusão é de Cosme Fernandes..
Com muita determinação e seguindo os conselhos deixados por sua mãe, Luizinho conseguiu reescrever sua história.
A história de Luizinho começa em Salvador, na Bahia, no início do século XIX. Sua mãe, uma negra africana que chegou ao Brasil como escrava, se chamava Luiza Mahin. Luiza era muito valent..
Os três porquinhos é um conto popular muito antigo, que há séculos fascina e diverte crianças e adultos. Nesse livro a história ganha contornos inusitados: a dupla de escritores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta não se contentou com os três personagens principais e resolveu criar novos p..
A tenente Velva e o cabo Kubno são dois extraterrestres que chegam à Terra com a missão de investigar se seus habitantes têm cumprido os preceitos básicos de preservação do meio ambiente. A punição, em caso de reprovação por parte das autoridades intergalácticas, é a destruição do planeta. Para ini..
Naná é uma indiazinha guarani que nasceu por volta de 1600 no sul do Brasil. Ela se divertia com as diversas mães, acreditava em muitos deuses e adorava azucrinar o seu amiguinho Tatá. Mas o cotidiano da menina mudou radicalmente depois que Padre Inácio chegou na aldeia. Sem saber, ela presenciou um..
Imagine como seria a vida da Branca de Neve se ela casasse com o caçador? Ou se o espelho mágico mentisse para a Madrasta? Branca de Neve e as Sete Versões é o terceiro volume da Coleção Fábrica de Fábulas. Nesta releitura de um dos maiores clássicos dos contos de fadas, José Roberto Torero e Marcus..
Neste livro, a história de Cinderela ficou um pouquinho diferente. Ela continua querendo muito ir ao baile e, sem ter o que vestir, conta com a ajuda mágica da Fada Madrinha. Mas e se ela fosse ajudada pela Fada do Verão? Iria de chinelos à grande festa? E se por acaso aparecesse a Fada do Inverno ..
Nesta nova versão de um clássico conto de fadas, antes mesmo dos ovos da mamãe pata se abrirem, um deles já chamava a atenção. Era maior e cheio de manchas e, quando finalmente todos se romperam, não saiu dele um lindo patinho amarelo. Saiu um outro bicho, muito esquisito. Os outros patinhos ficam e..
Nonô descobre o espelho é o terceiro volume da Coleção História Literária para Crianças, escrita por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, com ilustrações de Rogério Doki. Em cada obra, conhecemos fatos históricos contados por crianças. Depois de ser capturado por inimigos desconhecidos, N..
Em novembro de 1807, o príncipe regente de Portugal, dom João, reuniu sua família e toda a corte e veio correndo - ou melhor, navegando - para o Brasil. Fugia de Napoleão, imperador da França, que ameaçava invadir Portugal. O jovem Pedro só tinha nove anos e estava em um desses navios. Ele era filho..
Este livro descreve de uma forma leve e divertida a experiência de famílias cujos filhos têm deficiência auditiva parcial. É baseado nos relatos da família paterna da autora, que tem uma condição genética a qual leva à perda progressiva da audição durante a vida. É uma perda do tipo condutiva, não r..
A Escola Pode: Formação continuada de professores – Estrutura do Pensamento e Aprendizagem – e mediação pedagógica do conhecimento sinaliza para as instituições de educação básica, de maneira especial para as escolas públicas, que trazem dentro de si um potencial de ser e de fazer que nem sempre pre..
Este livro traz ao leitor uma reflexão a respeito de como a relação de consumo dos cuidadores influencia suas crianças, as quais assimilam essas atitudes já na infância, mas podem reproduzi-las até a vida adulta. Conforme Mota, Viana e Loyola (2013), a sociedade de consumo e suas ideologias dominant..
O livro Mas, se a gente é o que come, quem não come nada some! tem sido o fio condutor entre meus escritos acadêmicos e uma militância política. Retrata antes de tudo que o acesso à alimentação é entre outros, um degrau para o acesso à cidadania. Envolve a discussão do Direito Humano à Alimentação A..
Contatando “brancos” e demarcando terras apresenta um repertório de narrativas obtidas em entrevistas com velhos indígenas das terras Parabubure e São Marcos sobre os primeiros contatos estabelecidos pelos Xavante com os “brancos”, entre as décadas de 1940 e 1950, e sobre os processos históricos que..
Júlia é uma jovem veterinária e se mudou para o Chile para estudar espécies capazes de sobreviver em regiões desérticas.
No ano de 2041, os sinais de que o mundo caminha para um futuro indesejado são ainda mais evidentes e ela sente que precisa fazer algo.
Certo dia, quando estava mergulhada em bus..
A Constituição outorgada de 1824, que pela primeira vez definia os direitos e deveres dos cidadãos do jovem Brasil, legitimava ao mesmo tempo a continuidade da escravidão. Esse livro busca esclarecer o que significavam esses direitos e deveres para a imensa população livre afro-descendente no Brasil..
O Lapidário é um documento que Afonso X, rei de Leão e Castela entre 1252 e 1284, manda traduzir do árabe para o castelhano, em 1250, por Hyuda Fy de Mosse al-Cohen Mosca, médico judeu a serviço da corte, com o auxílio do clérigo Garcí Perez.Na referida obra, apresentam-se 360 pedras cujas proprieda..
O livro Fracasso Escolar: uma etnografia tem como objeto de estudo o fracasso escolar entre alunos e alunas repetentes e evadidos do ensino fundamental no Brasil. É resultado de uma pesquisa etnográfica com o uso de entrevistas como principal instrumento de coleta de dados. O estudo foi realizado em..
Uma análise que abrange desde a instituição de direitos dos trabalhadores na Era Vargas à escalada grevista da década de 1980 e a recente colaboração com o empresariado, fornecendo a base para a compreensão da estrutura sindical brasieira...