Quem foi a princesa Isabel? Que papel ela desempenhou na História do Brasil? Para alguns autores, a personagem foi uma grande heroína, que preferiu perder o trono para libertar os escravizados. Para outros, ela promoveu a abolição como uma farsa, sem qualquer preocupação com o destino dos libertos. ..
A historiadora e professora Jaqueline Vieira de Aguiar oferece, na obra Princesas Isabel e Leopoldina: mulheres educadas para governar, uma destacada contribuição à história da educação oitocentista e aos estudos culturais, por meio da releitura de cartas que expressam significativas formas de viver..
Relato experiências de vida num país que há quatro décadas surpreende, inquieta e abala o mundo. A Revolução Iraniana – a última grande revolução do século XX – transformou a religião em instrumento essencial no tabuleiro político do Oriente Médio. No Irã descobri o destino inexorável das grandes re..
O livro reúne artigos resultados de pesquisas na área da educação. Agrupa temas diversos, que revelam os avanços e limites da educação no Brasil. Ao abordar os fundamentos que têm respaldado os projetos educacionais para o país ao longo de sua história republicana, assim como práticas nos mais diver..
Identidades indígenas em perspectiva – ressignificação, negociação e articulação entre espaços formativos lança um olhar sobre como as relações interculturais constituídas entre tempos e espaços distintos vão produzindo as representações de identidades. O livro mostra que as identidades indígenas de..
Considerado o pai do conceito moderno de Estado, Thomas Hobbes tem nesse livro suas principais ideias discutidas e comentadas. Ao longo do volume, seu pensamento político é confrontado aos de Kant e Rousseau, o que permite ao leitor acompanhar a consolidação e os fundamentos da noção de cidadania...
A complexidade dos tempos atuais move que tipo de afetos em você? Medo? Paralisação? Encantamento? Euforia? Vontade de aprender? De se esconder? Acontece que a vida contemporânea está, para dizer o mínimo, complexa. Não à toa, autoconhecimento, criatividade e pensamento crítico são competências tão ..
A cada dia torna-se mais urgente refletir sobre os fenômenos ligados à diversidade das experiências juvenis. Culturas jovens: novos mapas do afeto reúne artigos de cientistas sociais que se dedicam a entender os problemas enfrentados pelas juventudes urbanas no Brasil de hoje.
Nessa obra, os jovens ..
O livro Aprender e ensinar na luta pela educação do campo: caminhos da indignação e da esperança traz a narrativa autobiográfica da professora Maria Isabel Antunes-Rocha, docente Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma obra que entrelaça a trajetória socioprofissional da aut..
O livro Representações sociais em movimento: pesquisas em contextos educativos geradores de mudança surge da tentativa de organizar e tornar público os saberes produzidos a partir de pesquisas, de mestrado e doutorado em Educação, desenvolvidas na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Min..
Em agosto de 2008, por meio da Lei n.º 11.769/08, o ensino de música passou a ser obrigatório nas escolas de educação básica de todo o país. A aprovação da Lei trouxe perguntas pertinentes aos professores da disciplina de Artes, à qual a música se aplica. Questiono, então, como um professor de Artes..
O livro Análise da mobilidade urbana em cidades de porte médio por meio da sintaxe espacial lança uma nova perspectiva sobre o estudo da mobilidade urbana em cidades de porte médio no Brasil, estando atento ao uso de novas ferramentas tecnológicas para atender às demandas da sociedade por soluções p..
Línea tras línea, puede colocarse nuevas lentes y recorrer las cicatrices de una guerra; ser testigo de luchas ante las adversidades, los ataques, las pérdidas; causa del conflicto armado en una región de Colombia. Quizás, puede sentir que mientras comparte un café en la sala, la cocina, el patio o ..
Do surgimento do primeiro jornal brasileiro, em 1808, ao princípio do Império, esse volume mostra como a imprensa influenciou o processo de independência da nação, em um período em que política e imprensa se confundiram da forma mais radical...
O livro Estética da aproximação apresenta uma análise das imagens de três minisséries de Luiz Fernando Carvalho (Hoje é dia de Maria (2005); Capitu (2008-2009) e Afinal, o que querem as mulheres? (2010)), e oferece um olhar estético para quem não somente assiste e aprecia os programas de televisão, ..
O livro que aqui se apresenta trata do processo educativo que se dá no universo de lutas e de trabalho de mulheres camponesas do Brasil e indígenas do México. No caso brasileiro, as organizações, as quais deram base à escrita, pertencem à Via Campesina, sendo mulheres do MST (Movimento dos Trabalhad..
Esta obra trata da motivação de estudantes da rede pública de ensino para a aprendizagem musical escolar possibilitada por meio do trabalho pedagógico do(a) professor(a) de música, que se configura como fator de motivação para a aprendizagem de seus(suas) estudantes. A escolha da temática se deu pel..
Esta obra apresenta e desenvolve os principais conceitos para a descrição da construção do sentido do discurso da dança, sob a perspectiva da semiótica de linha francesa (greimasiana). A partir de sua experiência como semioticista, produtora de arte, coreógrafa e artista da dança, a autora propõe, c..
Esta obra apresenta propostas pedagógicas curriculares, conteúdos musicais, estratégias e formas de avaliação de atividades musicais a serem trabalhadas com estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental — anos finais nas diversas escolas de educação básica de todo o país. Traz propostas de t..
Lola é uma menina alemã de 9 anos que muda com a sua família, mãe alemã e pai brasileiro, para a cidade de seus jovens avós maternos, que tem um bebê de colo, tia de Lola. O pai e o avô de Lola trabalham juntos para abrir um novo restaurante de comida brasileira na cidade. Todos moram juntos e Lola ..
Com prefácio de Dagoberto José Fonseca, o livro Exu foi para a escola! está inserido no campo dos estudos da temática da Lei Federal n.º 10.639/03, correlacionando esta Lei com a disciplina de Sociologia ofertada no ensino médio, e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica no estado do Paraná.
N..
Miguel dos Santos Prazeres: História, Tragédia e Ficção faz análise da personagem elo da tetralogia monteiriana, Miguel dos Santos Prazeres. A pesquisa tem como foco a dimensão trágica da personagem a partir do advento da Ditadura militar. Portanto, história, tragédia e ficção são conceitos que se r..
A eugenia está comumente associada à experiência nazista alemã, levada a cabo por Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, ainda que o nazismo tenha sido sua versão mais extrema, a eugenia não se define unicamente a partir desse acontecimento. No início do século XX, a eugenia se ..
Juramento do Psicólogo: "Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e ..