O livro “Um maligno escrivão”: Bento Ferreira Mouzinho sob o reinado de D. João V (séc. XVIII) debruça-se sobre a emblemática trajetória percorrida no norte da América portuguesa por Bento Mouzinho — lusitano, criminoso e fugitivo —, que aportou à cidade de Natal na segunda década do século XVIII e,..
Passado em Caleidoscópio: versões quadrinizadas da Independência do Brasil no Sesquicentenário e Bicentenário, fruto de pesquisa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), visita um conjunto de fontes inusitad..
O livro lança novas luzes sobre a sexualidade na velhice, principalmente na presença da patologia Incontinência Urinária. A obra propõe-se a descrever a sexualidade em sua totalidade, relacionando-a com as alterações na vida sexual provocadas por essa patologia. Por seu conteúdo marcante e linguagem..
Por que excluíram a eugenia das biografias paranaenses? História da Eugenia e da Medicina no Paraná é livro significativo para quem quiser compreender a ciência eugênica em suas apropriações médicas no Paraná do início do século XX. Trabalhando o conceito de sociografia médica, o autor visa compreen..
Quais as possibilidades da leitura e da análise de Histórias em Quadrinhos em aulas de História? Como podemos investigar a Independência do Brasil com essas fontes documentais? Que documentos podem ser utilizados como complementação à construção desse conhecimento? Essas e outras questões foram as m..
Em março de 2020, a vida como conhecíamos foi interrompida e um conjunto de saberes e fazeres cotidianos foram bruscamente alterados. A obra Ensino remoto: emergências da escola e da formação de professores reúne um conjunto de pesquisadoras que se dedicou a registrar “no calor do momento” as estrat..
O livro Racismo na pandemia da covid-19 no Brasil, nos EUA e na França chama a atenção para os índices de morbimortalidade entre a população negra e branca nos países em destaque.
As autoras reúnem geografias afro-diaspóricas com metodologias feministas negras de forma crítica e abrem espaços para a..
O que move o pensamento crítico é, como bem apontou Horkheimer, uma proposição da ordem existencial que lembra que o estado de coisas do mundo que nos cerca não precisa estar sempre do mesmo jeito, pois é passível de ser modificado, bastando apenas vontade e garra para o fazer. Seguindo o ensinament..
Nesta publicação, a autora Girlane Maria Ferreira Florindo fala a partir do campo das Ciências Sociais. Neste trabalho, ela permite que suas leitoras/seus leitores conheçam, inicialmente, sua inquietação acerca de sujeitos que conheceram um mundo visual e tiveram de se reinventar à condição imposta ..
O livro Educação para todos: educadores se reinventando é fruto das pesquisas de vários educadores brasileiros e portugueses. Trata de inúmeras temáticas, por exemplo, a utilização das tecnologias como ferramenta de mediação importante, que ajudou no desenvolvimento das aulas no decorrer da Pandemia..
Aprendizagem matemática e inclusão social é uma contribuição para os educadores que buscam a superação das práticas excludentes na escola, sobretudo no ensino da Matemática. Via de regra, essa disciplina constitui-se como o campo de saberes que mais exclui os alunos dos processos de aprendizagem, im..
Planeta Água Água que nasce na fonte Serena do mundo E que abre um Profundo grotão […] Águas escuras dos rios Que levam A fertilidade ao sertão Águas que banham aldeias E matam a sede da população (Guilherme Arantes)..
A obra Expressões de Cidadania em Reassentamentos Urbanos: desafios ao serviço social aborda a complexidade da categoria cidadania, utilizando-se da análise dos distintos momentos históricos da humanidade para melhor compreender a busca por essa cidadania na contemporaneidade. É, portanto, uma tenta..
O livro Jornal impresso na EJA: alfabetização por meio da notícia e reportagem propõe-se a apresentar aos leitores e às leitoras a importância da utilização do jornal impresso como ferramenta pedagógica na alfabetização de jovens e adultos. Além de realizar uma importante problematização dos process..
A presente obra Mestres e doutores na corrida para professores: formação pedagógica de mestres e doutores é uma singela contribuição dos autores à educação superior no Brasil. Ser professor é, talvez, a profissão mais importante que existe, pois todas as outras dependem dela. Médicos, engenheiros, a..
O livro Cartaz em cena: o cartaz na Belle-Époque e na arte urbana traça um panorama sobre a visualidade da modernidade e da contemporaneidade a partir do objeto gráfico cartaz. Busca, para isso, as formulações benjaminianas a respeito da modernidade e seus reflexos para contextualizar os tempos de h..
Ao publicarmos Da terra que assegura a vida aos alimentos sem agrotóxicos trazemos ao público um debate que se faz presente de forma intensa na Geografia Agrária brasileira. Agroecologia, ou Agricultura Biológica, como é denominada na Europa, é o tema central que atravessa todos os textos desta cole..
O livro As benéficas luzes da educação para meninas no Orphelinato Paraense (1893-1910) lança um novo olhar à história da educação de meninas no Orphelinato Paraense, criado em Belém ao final do século XIX, pela Associação Protetora dos Órphãos. Esta obra revela detalhes de como essas meninas eram e..
Quatro tempos e uma vida facilita entender o mundo rural, suas privações e liberdades, por algumas situações de contradição:– Tomar banho no açude, com o tempo marcado pela frase: “Eu cuspo no chão!”.– Amar as “coisas bonitas, mas limitadas do sertão, facilita se colocar em estado de liberdade, mas ..
O livro de Gabriela Ferreira conta as peripécias de Vicente Lima, “homem preto e natural do Rio de Janeiro” e de outros supostos forros em suas tentativas de promoção ao oficialato das tropas auxiliares de Sua Majestade no Rio de Janeiro de fins do século XVIII. Essas tratativas têm como cenário uma..
Na obra Bibliotecas infantis mexicanas e brasileiras: o que arquitetaram Gabriela Mistral e Cecília Meireles?, a autora Rosângela Veiga Júlio Ferreira contempla seus leitores com um trabalho de fôlego, no qual, a partir de uma ampla incursão a fontes históricas, explora aspectos da atuação das intel..
Em Cidadania, desigualdade social e política sanitária no Brasil fala-se sobre a criação do Sistema único de Saúde (SUS), a partir da Constituição de 1988, como direito de cidadania, universal e obrigação de provimento do Estado. O objetivo principal encontra-se na discussão dos motivos que levaram ..
Diversas cidades brasileiras enfrentam dificuldades para a destinação final dos resíduos da construção civil (RCC). Considerando essa realidade, o autor deste livro apresenta um estudo que aborda a destinação desse resíduo no próprio setor, com base numa análise do potencial de uso de agregados de R..
Esta obra apresenta práticas inovadoras de gestão do conhecimento e de inovação a partir de estudos que foram desenvolvidos em rede e praticados de forma colaborativa no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Esses processos foram criados desde a concepção da UAB e implementados no período de ..