Antes de se tornar o autor consagrado de "Em busca do tempo perdido", Marcel Proust, como tantos escritores de sua época, passou pelo jornalismo. Foi nos periódicos franceses que publicou seus primeiros textos: crônicas em que descreve os salões parisienses – espécies de saraus literários e musicais..
Os artigos reunidos nessa coletânea foram produzidos ao longo de mais de vinte anos. Pascaliano em seus primeiros textos, Marcel Conche afasta-se progressivamente de Pascal, apostando na moral contra a religião, na certeza do mal contra a suposição do Bem...
O livro Navegando pela Psicologia apresenta uma exploração por campos de conhecimento da Psicologia, o Construtivismo Semiótico-Cultural e a Esquizoanálise, respectivamente, uma ferramenta e uma linha teórica. Buscando trazer à tona características marcantes de ambos os campos, o autor ilustra o per..
O livro A Evolução do Dinheiro: da sua origem até as criptomoedas aborda a trajetória do dinheiro ao longo do tempo, passando pela análise do cenário econômico na Antiga Mesopotâmia, o surgimento do Padrão Ouro, as Moedas Fiduciárias e quais são os impactos observados e novas perspectivas com o surg..
Nenhum sonho é impossível, nenhum sonho é impossível, nenhum sonho é impossível. Só depois de gravar na mente e no coração, podemos seguir. Combinados?
Caro leitor, está a fim de conhecer um carinha que ousou sonhar e acreditar que era possível realizá-lo? Sim, R.E.A.L.I.Z.Á-L.O, muita ousadia ou d..
Aikido, cuidado de si e educação física: trilhando um caminho para uma arte do bem viver lança-se no caminho do Aikido para perceber os sentidos por trás de seus saberes e práticas. Situada sob a ótica do imperativo Cuidado de Si a partir dos estudos de Michel Foucault, esta obra revisita as técnica..
Análise minuciosa sobre o fenômeno do sacrifício, tomando os exemplos dos rituais védicos e judaicos. Os autores – entre os pais fundadores das ciências sociais – descrevem os mecanismos dos rituais e a recorrência de alguns de seus elementos para então formular a unidade do conceito de sacrifício, ..
Invejamos os adolescentes por sua juventude e suas promessas, mas esquecemos muito depressa que se trata também de um período doloroso, porque representa uma perda: perda do pensamento mágico da infância, das ilusões sobre si mesmo e sobre o mundo. É preciso aprender a aceitar os próprios limites e ..
O livro Compêndio da produção científica do curso de Medicina vem ressaltar a importância da relação Ensino/Pesquisa, entrelaçada com o binômio Docente/Aluno. Essa é uma relação dinâmica, cheia de entusiasmo e permanente, a qual permite unir grupos de alunos de diferentes períodos do curso de Medici..
Alguns dos principais textos fundadores da antropologia social estão reunidos neste livro póstumo de Marcel Mauss, publicado em 1950. Além do clássico "Ensaio sobre a dádiva", os capítulos sobre magia (em colaboração com Henri Hubert), técnicas corporais, noção de pessoa e ideias de morte tornaram-s..
Ao nascer, o bebê e a mãe fazem um só. É o tempo da fusão, indispensável, em que ele vai ganhar segurança e força. No entanto, é preciso crescer e, para isso, distanciar-se para poder ganhar novos territórios de autonomia e liberdade. Todo o desenvolvimento psicomotor da criança, toda vida humana ap..
Atualmente, muito se tem feito no sentido de minimizar as situações de violência presentes na escola, de um modo geral, com vistas a transformar o ambiente escolar em um local em que possamos falar de cultura de paz, ética, empatia, cooperação, solidariedade, dentre outros valores, que acreditamos p..
Antes de se tornar o autor consagrado de Em busca do tempo perdido, Marcel Proust, como tantos escritores de sua época, passou pelo jornalismo. Foi nos periódicos franceses que publicou seus primeiros textos: crônicas em que descreve os salões parisienses – espécies de saraus literários e musicais, ..
A filosofia não visa a utilidade e a felicidade, mas unicamente a verdade. O próprio cético filosofa submetido à idéia de verdade, pois, diga ele o que for, só poderá dizer o que lhe parece verdadeiro...
As mudanças e incertezas do mundo contemporâneo nos tornaram habituados à velocidade, à instabilidade, ao efêmero e ao passageiro. Vivemos em uma sociedade pós-industrial, mas ainda somos rodeados por organizações e instituições que carregam consigo resquícios do industrialismo. O resultado é um abi..