O livro Amazônia Azul: a contribuição do Brasil para a mudança normativa do regime internacional dos mares faz um verdadeiro trabalho de Arqueologia sobre a construção da última fronteira brasileira: a definição dos espaços marinhos de sua plataforma continental no Atlântico Sul, conhecida como Amaz..
“Os Estados têm a obrigação de proteger e preservar o meio marinho”, conforme o imperativo da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. No entanto, diante de metamorfoses sociais, mais precisamente, diante do advento das nanotecnologias no mundo, os desafios não se fazem nada simplórios par..
As sociedades humanas sempre tiveram, em todas as épocas e formas de organização, especial atenção ao uso e ocupação da terra. A razão óbvia: Todas as sociedades tiraram dela seu sustento. E entenda-se sustento tanto o pão de cada dia como a ética refundidora da sociedade. A argamassa espiritual que..
A obra Contabilidade e Gestão: Abordagem para o Desenvolvimento Rural apresenta ferramentas e instrumentos de controle e de gestão para a qualificação da avaliação de propriedades rurais, especialmente as caracterizadas por economia familiar.
Um aspecto marcante da obra concentra-se na aplicação dos..
Aventure-se na empolgante trajetória de dois meninos que se conheceram aos sete anos de idade, viraram unha e carne, e sonharam empreender antes de experimentar as calças compridas. Luiz Casali e Carlos Colesanti enveredaram pela comercialização de publicidade no rádio, criaram um modelo de programa..
Carlos María Ramírez e a construção de uma nova República Oriental do Uruguai: entre a “nação ideal” e a “nação real” (1868-1898) propõe, à luz da História dos Intelectuais, da História Intelectual e da História Conceitual, compreender o complexo caminho de consolidação nacional uruguaia mediante a ..
O presente livro tem como objeto de estudo o tempo dentro da obra Terra nostra (1975), do autor Carlos Fuentes. O objetivo é investigar como o tempo no romance apresenta uma forma estética que transgride a sua concepção linear. Nessa perspectiva, como leitora, realizei uma análise do tempo na obra a..
Em 1999 a revista Playboy estampou em suas páginas uma matéria que iria abalar o cenário cultural da arte erótica brasileira. A matéria trazia, depois de décadas de mistério, a verdadeira identidade do mais famoso autor de quadrinhos eróticos do Brasil: Carlos Zéfiro. Durante as décadas de 1950 a 19..
28 nomes da literatura brasileira contemporânea. 15 objetos pessoais de Caio Fernando Abreu. É o fruto desse encontro que o leitor tem agora em mãos. A partir do Acervo Caio Fernando Abreu, disponível no Delfos/PUCRS – que abriga desde seu antigo álbum de bebê e sua máquina de escrever, até suas car..
Um livro que busca desmistificar por completo a vida e a obra de Caravaggio, para que seja mais efetiva a leitura de suas invenções pictóricas. O acontecimento do título segue um conceito de Alain Badiou: o acontecimento como erupção do inédito. O mito dará lugar aqui a uma leitura ligada à pintura...
O livro A história do Yoga no Brasil, de Carlos Alberto Tinoco, propõe um passeio histórico acerca do surgimento do Yoga no Brasil. Utilizando recursos fotográficos, o autor apresenta um mapeamento temporal dessa atividade no Brasil, evidenciando a interferência cultural do Yoga na cultura brasileir..
A América Latina se desenvolve, historicamente, como uma região essencialmente periférica do mundo, sendo constantemente explorada, oprimida e violentada. Sua exploração se dá a partir de um colonialismo violento, que induz não apenas à extração de riquezas naturais, mas também à escravidão, opressã..
Mozambique was the world’s leading producer and exporter of cashews in the 1970s, commanding 40% of the world market. However, decades of civil war, unreliable national strategies, low farm-gate-prices, feeble marketing systems, lacks of agriculture inputs and consumer goods, severe drought, ageing ..
O livro Habermas e o ofício docente: à luz do agir comunicativo apresenta o ofício docente na perspectiva da interação comunicativa no cenário educacional das sociedades ocidentais complexas e pluralistas. Desse modo, o conceito habermasiano de agir comunicativo possibilita pensar o ofício docente c..
Neste trabalho, tem-se por objetivo evidenciar o uso e exploração do espaço urbano portuário, averiguando sua correlação com o advento da disseminação de uma agenda mundial modernizadora. Para tal, pretendeu-se destacar os embates e as soluções encontradas quando o modelo portuário vigente se defron..
Uma nova visão burguesa de mundo, contrafeita à visão aristocrático-feudal e religiosa, século após século, a partir dos séculos XI-XII, construiu uma nova relação entre os homens, uma nova relação entre eles e o ambiente concreto e material. Impulsionado pela deusa razão de Kant, o urbano venceu o ..
Embora, ao longo da História, não tenha sido rara a luta contra determinadas leis ou atos governamentais, alegando violações à justiça, a expressão ‘desobediência civil’ só ganha o mundo após a publicação póstuma, no século XIX, da palestra de Henry David Thoreau — que, originalmente, nem levava ess..
Imagine um improvável encontro entre André Rebouças e Frantz Fanon? O primeiro, engenheiro brasileiro, afrodescendente, um dos maiores nomes do abolicionismo no Brasil do século XIX. O segundo, psiquiatra francês negro, natural da Martinica, pensador humanista e um dos grandes influenciadores de mov..
Todas as pessoas sentem, de forma consciente ou não, um
chamado para o encontro com o infinito, com a eternidade. Vez por outra, quando menos se espera, o insondável nos visita quando sentimos seu toque nos nossos corações. Essa misteriosa força que nos “arrasta” para ele é como se fosse o toque sua..
Este livro demonstra que em todo sacrifício um objeto passa do domínio comum ao universo religioso de distintas denominações, possibilitando confundir as fronteiras entre ambas. Obra imprescindível para a compreensão das raízes da cultura brasileira...
A tarde de sua ausência, décimo quinto romance de Carlos Heitor Cony, é um livro movido pela obsessão. Tudo começa quando Henrique recebe pelo computador uma foto em preto e branco, tirada nos anos 1960, da numerosa família Machado Alves, na varanda de seu casarão em Ipanema. Álvaro, o patriarca, es..
A Pedagogia da Infância Indígena Guarani Ñandeva é um mergulho nas práticas pedagógicas da escola indígena que revelam o desenvolvimento da infância na educação escolarizada. Com uma narrativa poética, o autor revela novos olhares dos estudos culturais pós-críticos sobre a infância indígena. De form..
A educação especial como modalidade da educação básica ainda é uma incógnita, uma vez que ainda existem muitas interrogações que dificultam sua compreensão e implementação. Esta obra traz uma série de pontos que ajudarão o leitor a encontrar um fio condutor para o trabalho na educação básica, principa..
Trata-se aqui de uma investigação sobre o discurso produzido pela história das navegações, como enigmática façanha que perpassará uma verdadeira saga entre diferentes séculos. Ao penetrarmos no signo semiótico, surge-nos a tentativa de desvendar o fenômeno da sincronicidade existente entre os person..