Machado de Assis escreveu cerca de seiscentas crônicas entre 1883 e 1900, muitas delas publicadas em jornais da época e que trataram de temas importantes como a Abolição da Escravatura, o Encilhamento e a Proclamação da República. A partir desse rico e vasto material historiográfico, o economista e ..
Machado de Assis, conhecido e admirado pela autoria de romances notáveis, como 'Memórias póstumas de Brás Cubas' e 'Dom Casmurro', foi também um homem de teatro. Suas comédias, reunidas neste volume, formam um conjunto que merece a atenção dos interessados em conhecer sua obra completa, dos especial..
“Machado de Assis combateu o regime escravista, e não apenas em seus textos. Como cidadão e funcionário público do órgão encarregado de fiscalizar o cumprimento da Lei do Ventre Livre, conseguiu libertar centenas de vítimas da falsificação de documentos atestando terem nascido antes da aprovação d..
A obra Contabilidade e Gestão: Abordagem para o Desenvolvimento Rural apresenta ferramentas e instrumentos de controle e de gestão para a qualificação da avaliação de propriedades rurais, especialmente as caracterizadas por economia familiar.
Um aspecto marcante da obra concentra-se na aplicação dos..
Nós temos muito medo do Diabo. Ele sempre nos incomoda porque está associado ao Mal. Essa criatura, contudo, exerce considerável protagonismo nos escritos de Machado de Assis, autor mundialmente celebrado pela acuidade literária com que sonda as regiões impenetráveis da vida humana; nessas dimensões..
O livro que o leitor tem em mãos apresenta traços isotópicos que confirmam a presença de erotismo na obra machadiana, pois é o resultado da análise interpretativa das vicissitudes eróticas manifestas, na ficção do autor, sob profundos sentimentos de erotismo nas mais variadas formas. Aqui, o erotism..
Uma doença fatal assola o Brasil e o transforma em uma terra pós-apocalíptica: sem governo, sem leis e sem esperanças. Os sobreviventes tentam cruzar o país em busca de um porto seguro. Livro escolhido pelo clube de leitura do influenciador Felipe Neto (Clube do Livro FN).
Primeiro, o uso de novos a..
Dimensões do Ritmo nos Contos de Machado de Assis lança um novo olhar sobre a obra machadiana, conferindo atenção à experiência de leitura dessa mesma obra, bem como à existência de um clima específico, chamado pela autora de Stimmung de Cosme Velho, que emerge do estabelecimento de variados ritmos ..
O livro Cidade e Modernidade na literatura de Machado de Assis e Lima Barreto propõe analisar a vida moderna na cidade do Rio de Janeiro a partir da literatura. Machado de Assis (1839-1908) e Lima Barreto (1881-1922) foram argutos observadores do cotidiano fluminense. Pertencendo a gerações diferent..
Pela vez primeira, um descendente de Machado de Assis escreve um livro sobre este que é o maior romancista brasileiro. Nesta obra, o autor narra seu conviver com o acervo de “Tio Machado”, além de histórias que gravitam em conversas familiares e seu Complexo Machadiano – imposto a ele quando menino,..
O ser humano precisa de perspicácia para realizar uma leitura satisfatória e, consequentemente, ter entendimento sobre ela. Para nós, a leitura torna-se um desafio a cada dia, pois precisamos ter claros quais seus objetivos, suas funções e em quais contextos está inserida, principalmente quando reco..
Os ensaios aqui reunidos perseguem alguns fios condutores que lhes dão unidade de vistas, apesar da variedade dos aspectos postos em relevo. O leitmotiv é fiel ao título que o enuncia: o enigma do olhar machadiano. Para decifra-lo o ensaísta opera uma distinção crucial. O quadro observado (a socieda..
O livro O perfil da poesia de Nauro Machado no cenário da literatura maranhense lança um olhar sobre o fazer poético do autor, vendo-o como produtor de uma poesia que apresenta um tom de lamentação da vida e da própria dissolução do eu no Nada. Daí se observa uma leitura da poesia de Sartre quando r..
Este livro propõe um estudo comparatista dos romances Madame Bovary, de Gustave Flaubert, Dom Casmurro, de Machado de Assis, e O Primo Basílio, de Eça de Queirós, sobre os quais, como questão de base para o nosso trabalho, desenvolveremos uma análise crítica à interpretação que ainda os estabelece f..
"A narrativa que se faz em camadas mostra seu painel plurilíngue trazendo ao leitor a voz do personagem central, Olavo, de sua esposa, Teresa e de sua filha, Joana por meio de cartas esperadas com muita ansiedade. A vida mecânica e rotineira do casal é revelada com argúcia pelo autor. Nesta rotina e..
Festejo: novo livro do prolifico escritor-músico Carlos Machado. São quatorze contos a partir de um sonho, como Carlos nos conta já de início. Cenários: campos de girassóis e cores de Van Gogh com Oberaargau Manaus com cupuaçu do lado da Pensão Brasil rua XV calle San Martín de la Sierra na frente d..
O mundo, hoje, busca encontrar um novo marco civilizatório. A liberdade e a igualdade, como conquistas do Estado Liberal e do Estado Social, respectivamente, não mais atendem suficientemente aos anseios do Estado contemporâneo. O livro A fraternidade como categoria jurídica objetiva apresentar a fra..
O livro discorre sobre a expressão em dança, explicada pela necessidade que o ser humano tem de exprimir suas ideias, suas sensações e seus desejos. A questão principal levanta conceitos de gestão em Dança dos profissionais da área para descrever esse exercício de gerir as atividades relacionadas à ..
O Sistema de Informação em Saúde do Idoso foi concebido com o objetivo de possibilitar o planejamento de atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças crônicas na pessoa idosa frágil atendida pela Estratégia Saúde da Família do Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS). As ferramentas eletrônic..
Embora seja antiga a relação entre raça e política no Brasil, é a primeira vez que o público nacional tem em mãos um livro exclusivamente dedicado à questão racial no sistema político, mais precisamente dedicado à dinâmica eleitoral e parlamentar.
Basta acompanhar com alguma periodicidade o noticiá..
Após abandonar o amor de sua vida o personagem de "Poeira Fria" cada vez mais distante de amigos e familiares encontra-se no limite de sua existência. É deste ângulo que se desencadeiam tanto a inércia quanto as tentativas desesperadas deste professor de literatura de colocar um ponto final no atual..
Carlos María Ramírez e a construção de uma nova República Oriental do Uruguai: entre a “nação ideal” e a “nação real” (1868-1898) propõe, à luz da História dos Intelectuais, da História Intelectual e da História Conceitual, compreender o complexo caminho de consolidação nacional uruguaia mediante a ..
28 nomes da literatura brasileira contemporânea. 15 objetos pessoais de Caio Fernando Abreu. É o fruto desse encontro que o leitor tem agora em mãos. A partir do Acervo Caio Fernando Abreu, disponível no Delfos/PUCRS – que abriga desde seu antigo álbum de bebê e sua máquina de escrever, até suas car..
Aventure-se na empolgante trajetória de dois meninos que se conheceram aos sete anos de idade, viraram unha e carne, e sonharam empreender antes de experimentar as calças compridas. Luiz Casali e Carlos Colesanti enveredaram pela comercialização de publicidade no rádio, criaram um modelo de programa..