Este livro procura contribuir para o fortalecimento do debate político e público sobre gênero e feminismo no Brasil. Elevados índices de desigualdade de gênero, violência contra as mulheres e sub-representação política feminina não são propriamente uma novidade , mas os últimos anos testemunham um m..
Em Atuar como mulheres - um olhar sobre a política institucional, Maíra Kubík Mano reflete, desde uma perspectiva das teorias feministas, sobre a possibilidade da atuação conjunta das mulheres enquanto grupo minoritário no Legislativo brasileiro, seus limites e contradições, com especial ênfase na B..
Estamos tão imersos nesse mundo digital que às vezes as mudanças passam despercebidas. Entre caronas, hospedagens e faxinas contratadas por aplicativo, surgem as perguntas: “como o direito do trabalho se aplica a esses trabalhadores?”; “quais são as condições de trabalho nesse mundo digital?”; “como..
O livro Fraternidade, Tecnologia e Direitos Humanos reúne autores contemporâneos que propõem um novo olhar sobre o Direito do Trabalho, a partir das temáticas afeitas e orientações da Prof.a Dr.a Luciane Cardoso Barzotto durante os cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Rio..
O livro Não. Ele não está denuncia o genocídio da população negra a partir da sua principal vertente: o extermínio da juventude negra. A obra inova ao analisar o extermínio na perspectiva das mães que perderam os filhos assassinados, expondo as percepções delas sobre a influência da raça, do gênero ..
O fenômeno da morte é intrínseco à vida. Cada sociedade tem uma forma diferente de tratar o corpo sem vida e de reagir à ruptura dos laços familiares/comunitários provocada pela morte. Diante do exposto, os locais destinados ao sepultamento dos mortos, bem como as práticas funerárias revelam mais do..
O livro Belo Monte e ribeirinhos: voz e territorialidade na Terra do Meio, parte da perspectiva das populações ribeirinhas para refletir sobre os impactos da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, construída no rio Xingu, estado do Pará. Em particular, a autora pretende dar visibilidade aos ribeirinhos, ..
Como fazer um jornalismo eficaz em meio a tantas possibilidades proporcionadas pela internet? Como conquistar e cativar a audiêcia que se pulveriza num vasto ambiente on-line? A jornalista e pesquisadora Maíra Bittencourt propõe que a resposta para esses questionamentos não está necessariamente em m..
O nome próprio é aquilo mais singular que todos temos e o que menos diz de nós. O nome pelo qual nos reconhecemos e assinamos como sendo aquilo que somos, o nome pelo qual somos chamados e reconhecidos pelo semelhante não diz quem somos. Mas, ainda assim, ele é insubstituível. Se diz tão pouco, porq..
O livro Sertão mundo: narrativas sertanejas atualiza o olhar sobre o sertão nordestino, descortinando esse mundo a partir das falas dos autores de suas próprias vidas: os sertanejos. Com a emergência da temática da convivência com o semiárido e a iminência do agravamento das crises hídricas mundiais..
O léxico é o domínio da língua que mais se aproxima da realidade extralinguística pelo fato de representar valores, crenças, hábitos e costumes de um povo. É o conjunto de palavras por meio das quais a sociedade armazena seu conhecimento de mundo, sua cultura. O léxico registra o conhecimento de mun..