Apenas um sinal de interrogação delimita a diferença de percepções acerca do ensino vocacional, por alunos – objeto do documentário de Toni Venturi (2011), Vocacional: uma aventura humana – e o livro, Vocacional: uma aventura humana?, por educadores.
Para que adolescentes do Ginásio Estadual Vocacio..
Idealmente, o Estado não deveria servir ao privilégio de poucos às custas da maioria de seus cidadãos, que o sustentam via pagamento de tributos, entre outras formas. A legislação tributária é, por vezes, labiríntica, e por trás de discursos de defesa do livre mercado e da ampla concorrência pode ca..
O grupo de pesquisa Diferença, Educação e Cultura (UFSM/CNPq)* desenvolve pesquisas no campo da educação e suas articulações com as questões contemporâneas sobre a centralidade da cultura e da diferença. Filia-se ao campo teórico-metodológico dos estudos culturais e à perspectiva pós-estruturalista ..
Machado de Assis, conhecido e admirado pela autoria de romances notáveis, como 'Memórias póstumas de Brás Cubas' e 'Dom Casmurro', foi também um homem de teatro. Suas comédias, reunidas neste volume, formam um conjunto que merece a atenção dos interessados em conhecer sua obra completa, dos especial..
“Machado de Assis combateu o regime escravista, e não apenas em seus textos. Como cidadão e funcionário público do órgão encarregado de fiscalizar o cumprimento da Lei do Ventre Livre, conseguiu libertar centenas de vítimas da falsificação de documentos atestando terem nascido antes da aprovação d..
Machado de Assis escreveu cerca de seiscentas crônicas entre 1883 e 1900, muitas delas publicadas em jornais da época e que trataram de temas importantes como a Abolição da Escravatura, o Encilhamento e a Proclamação da República. A partir desse rico e vasto material historiográfico, o economista e ..
O livro Entre santas, bruxas, loucas e femmes fatales - (más) representações e questões de gêero nos cinemas desnuda os problemáticos estereótipos (interseccionais) de gêero e o quanto a história das produções audiovisuais, desde sempre, está ligada às outras formas do fazer artístico e literário no..
Atualmente, a liderança compartilhada é tema de debate. A enfermagem vive um novo repensar de liderança, assumindo diferentes papéis dentro de suas atividades assistenciais e na gestão de saúde. Este estudo buscou analisar as “14 competências de liderança como ferramentas para a promoção da qualidad..
Pela vez primeira, um descendente de Machado de Assis escreve um livro sobre este que é o maior romancista brasileiro. Nesta obra, o autor narra seu conviver com o acervo de “Tio Machado”, além de histórias que gravitam em conversas familiares e seu Complexo Machadiano – imposto a ele quando menino,..
Este livro propõe um estudo comparatista dos romances Madame Bovary, de Gustave Flaubert, Dom Casmurro, de Machado de Assis, e O Primo Basílio, de Eça de Queirós, sobre os quais, como questão de base para o nosso trabalho, desenvolveremos uma análise crítica à interpretação que ainda os estabelece f..
O livro Cidade e Modernidade na literatura de Machado de Assis e Lima Barreto propõe analisar a vida moderna na cidade do Rio de Janeiro a partir da literatura. Machado de Assis (1839-1908) e Lima Barreto (1881-1922) foram argutos observadores do cotidiano fluminense. Pertencendo a gerações diferent..
Dimensões do Ritmo nos Contos de Machado de Assis lança um novo olhar sobre a obra machadiana, conferindo atenção à experiência de leitura dessa mesma obra, bem como à existência de um clima específico, chamado pela autora de Stimmung de Cosme Velho, que emerge do estabelecimento de variados ritmos ..
O livro que o leitor tem em mãos apresenta traços isotópicos que confirmam a presença de erotismo na obra machadiana, pois é o resultado da análise interpretativa das vicissitudes eróticas manifestas, na ficção do autor, sob profundos sentimentos de erotismo nas mais variadas formas. Aqui, o erotism..
Os ensaios aqui reunidos perseguem alguns fios condutores que lhes dão unidade de vistas, apesar da variedade dos aspectos postos em relevo. O leitmotiv é fiel ao título que o enuncia: o enigma do olhar machadiano. Para decifra-lo o ensaísta opera uma distinção crucial. O quadro observado (a socieda..
Uma doença fatal assola o Brasil e o transforma em uma terra pós-apocalíptica: sem governo, sem leis e sem esperanças. Os sobreviventes tentam cruzar o país em busca de um porto seguro. Livro escolhido pelo clube de leitura do influenciador Felipe Neto (Clube do Livro FN).
Primeiro, o uso de novos a..
O ser humano precisa de perspicácia para realizar uma leitura satisfatória e, consequentemente, ter entendimento sobre ela. Para nós, a leitura torna-se um desafio a cada dia, pois precisamos ter claros quais seus objetivos, suas funções e em quais contextos está inserida, principalmente quando reco..
O livro O perfil da poesia de Nauro Machado no cenário da literatura maranhense lança um olhar sobre o fazer poético do autor, vendo-o como produtor de uma poesia que apresenta um tom de lamentação da vida e da própria dissolução do eu no Nada. Daí se observa uma leitura da poesia de Sartre quando r..
Nós temos muito medo do Diabo. Ele sempre nos incomoda porque está associado ao Mal. Essa criatura, contudo, exerce considerável protagonismo nos escritos de Machado de Assis, autor mundialmente celebrado pela acuidade literária com que sonda as regiões impenetráveis da vida humana; nessas dimensões..
A obra Vozes e vidas de jovens escolares LGBTQIA+ insere-se no campo da educação em sexualidade, na perspectiva da promoção da saúde e dos direitos humanos. Por meio de uma escrita envolvente, ilustra trajetórias escolares e experiências afetivossexuais de jovens LGBTQIA+ participantes de um projeto..
Qual o papel da escola e do ensino dos conhecimentos escolares no desenvolvimento das crianças e jovens e como podemos aprimorar a formação docente? Nesta obra, formadores de professores e professores da Educação Básica, comungando das perspectivas histórico-cultural desenvolvimental, lançam-se à re..
Neste instigante livro de Sandra Duarte, as narrativas de Jorge Luis Borges e as obras visuais do artista capixaba Hilal Sami Hilal entrelaçam-se de maneira ímpar, deflagrando múltiplos sentidos e provocando um leque de possibilidades conceituais e imagéticas. Com acuidade e desenvoltura, a autora n..
Vivemos um dos maiores fluxos migratórios da humanidade, e a escola, cada vez mais, tem recebido crianças imigrantes, desafiando-nos a novos olhares, novas perspectivas e novas práticas pedagógicas. A fim de investigar esse fenômeno na instituição escolar, a obra Um olhar para as crianças imigrantes..
Um vasto painel da evolução da comunicação de massa, traz também diversas perspectivas teóricas inéditas para uma melhor interpretação de sua influência sobre os indivíduos, a sociedade e a cultura.
Nesse livro-texto, internacionalmente conhecido e adotado, os autores aplicam questões das teorias cl..
O que um professor faz em uma sala de aula é muito poderoso e complexo, pois envolve emoções, que geram agrupamentos mentais de conhecimentos, os quais, por sua vez, afetam nosso movimento em sala e impactam nos alunos. Somos administradores, médicos, engenheiros, historiadores, psicólogos, dentre o..