Duas irmãs, filhas de um fazendeiro fluminense, são as figuras centrais deste romance, que desvenda o horror e a poesia da vida com rara sensibilidade. Publicado originalmente em 2001 e vencedor do Prêmio José Saramago, Sinfonia em branco foi também finalista do Prix des Lectrices da edição francesa..
“Minha situação era óssea, era da ordem das estruturas, sem carne, sem glacê. Eu cabia dentro de um corpo de treze anos de idade e todos os meus bens materiais cabiam, agora, numa mala pesando vinte quilos”, escreve Adriana Lisboa, em Azul Corvo, romance magistral, selecionado pelo jornal inglês The..
Numa mescla de passado e presente, em meio a um Rio de Janeiro mítico e uma Nova Zelândia misteriosa, Adriana Lisboa constrói um romance brilhante sobre arrependimento e perda.
Vanessa e André estão eternamente ligados por uma perda irreparável na infância. Num feriado à beira da piscina, o irmão..
Hanói é um romance sobre deslocamentos, sobre detalhes que mudam um destino, e sobre a transitoriedade da vida. É também uma história contemporânea sobre o encontro de culturas distintas e miscigenação. David é brasileiro, filho de mãe mexicana e de pai brasileiro. Alex é uma garota que vem de uma ..
"Inúmeras são as entradas e saídas pelas veias (vias, vaus, vagas) abertas deste conjunto de poemas de Adriana Lisboa. Uma travessia em que se podem nomear (como sugere a epígrafe de Rosalba Campra) “sizígias e eclipses e marés que deixam a descoberto velhos naufrágios”. Uma odisseia às avessas, já ..
Adriana Lisboa usa o próprio ofício da escrita para mergulhar nos mistérios que envolvem as relações mais íntimas. Quando desapareceu no mar de Mangaratiba, a jovem escritora Teresa deixou dois prêmios literários recém-conquistados, um romance inacabado e um poema de Manuel Bandeira pendurado num ím..
O sucesso reúne nove contos que desenvolvem personagens marcantes: uma jovem cartomante com um passado traumático; um casal elegante com uma filha de temperamento instável; um fotógrafo que descobre uma tragédia iminente; uma empregada doméstica que se envolve num arriscado jogo de sedução, entre ou..
“O vivo” é o quarto volume de poesia de Adriana Lisboa, premiada romancista, contista e tradutora brasileira. Pela Relicário Adriana publicou, em 2019, “Deriva”, volume de poesia finalista nos prêmios Oceanos e Jabuti 2020.“O vivo” conta com prefácio de Cláudia Roquette-Pinto e texto de orelha de Pr..
Não há como negar o protagonismo juvenil dos estudantes e sua influência na construção democrática no cotidiano escolar em todo o território brasileiro. O livro Protagonismo Juvenil e democracia O legado das ocupações das escolas no Rio de Janeiro e seus desdobramentos lança um novo olhar sobre os e..
Entre idas e vindas temporais, Adriana Lisboa conduz o leitor a habitar os pensamentos em desassossego de Adelaide, uma ex-presidiária e ativista pelos direitos dos animais que se vê diante da brutalidade das relações humanas.
Adelaide integrou um grupo de ativistas dos direitos animais e acabou se ..
Escrito a quatro mãos, este livro nasceu do encontro entre dois grandes nomes da música e da literatura, respectivamente: Jocy de Oliveira e Adriana Lisboa.
“Realejo dos mundos” é um romance inédito de Adriana Lisboa, escrito em homenagem à peça homônima multimídia de Jocy de Oliveira, de 1987. Por..
Haruki é um desenhista carioca, de origem nipônica, que é convidado para ilustrar a tradução de uma clássica obra japonesa, o Diário de Saga, de Matsuo Basho. Diante do desafio, ele resolve passar um tempo no país de seus antepassados - algo que nunca havia pensado em fazer antes. Às vésperas da via..
A medida do amor, em régia proporção, é a mesma da dor – eis a descoberta sempre tardia do luto. Justo então será, aos que restamos, examinar a letra miúda de uma tal revelação. “Dura quanto o amor para ser amor?”, pergunta-se a narradora deste livro entre as visitas ao pai internado em um hospital ..
A melhor maneira de enfrentar o medo é brincar com ele e desmistificá-lo. Este livro faz exatamente isso. Ele conta a história de um menino que está voltando sozinho para casa e, de repente, fica no escuro total. Seus pés chutam uma garrafa, um cachorro se assusta e começa a correria, uma perseguiçã..
As obras de Jekupé, um escritor guarani discute as ficções, as adaptações de mitos, os poemas confessionais e os ensaios de literatura nativa de Olívio Jekupé. Com uma literatura diversa em seus gêneros, o autor ganhou destaque no mercado editorial de literatura infantojuvenil no Brasil e busca ampl..
Entre tradição e desenvolvimento: uma clínica brasileira em diálogo. Uma obra coletiva fiel às clínicas de trabalho e à clínica de atividade, mas sobretudo tingida com uma nota singular, original, tanto em termos da metodologia, como dos meios profissionais em questão e de uma epistemologia fortemen..
Da dificuldade econômica vivenciada nas últimas décadas no Vale do Mucuri, pode-se apontar como principal responsável as atividades predatórias contínuas que marcaram a exploração agrícola a partir do século XIX. Tendo como ponto de partida essa formação e seus reflexos que surge em boa hora este li..
Quem (ou o que) somos nós? Somos os nossos cérebros? Ou será que somos nossos corpos? Ou nossas mentes? O que, afinal de contas, define nossa identidade? Os 35 ensaios que compõem o livro Você não é seu cérebro!, todos escritos pelo psicólogo Felipe Stephan Lisboa, tentam responder a essas e muitas ..
Juventude e transição escola-trabalho: tempo do devir discute a relação entre trabalho e capacitação de jovens aprendizes por meio da investigação sobre a percepção que esses indivíduos têm sobre o período de transição da escola para o mercado de trabalho e a partir de sua participação em programa d..
Vamos imaginar a seguinte situação: Você está prestes a entrar no mercado de trabalho e recebe uma carta, essa carta foi escrita por você só que do futuro, muitos anos se passaram, inúmeras experiências te transformaram e essa carta vem, nesse momento, pra te dar dicas, caminhos ou simplesmente para..
Adoção: escolhas do coração é um livro que trata dos fatos e atos no processo de adotar. Há a necessidade de ampliarmos nossos olhares, pois adoção é uma doação por inteiro. Neste livro abordamos: adoção tardia, a concepção da adoção em todos os seus múltiplos olhares, os caminhos percorridos para s..
A história da humanidade também pode ser contada por meio da confecção de adornos e acessórios, que sempre estiveram presentes como forma de identidade dos grupos e sentido de pertencimento. Neste segundo volume de A Joia no percurso do tempo: através da arte e da cultura, as autoras continuam a sua..
Educando para Parúsia apresenta a responsabilidade que todos nós adultos responsáveis temos em educar, preparando e educando esta nova geração para a terra prometida, o Quinto Império BRASIL. PARúSIA é apresentada como a terra prometida, um novo mundo para a humanidade. Os adultos responsáveis têm u..
Muitos estudiosos têm mostrado que a habilidade em se relacionar constitui um importante ingrediente das relações emocionais entre os gêneros. Pensando nos jovens e no seu futuro como marido ou esposa, o autor retrata um panorama das relações de gênero em diversas sociedades e apresenta as desiguald..