'O herói do nosso tempo' não é um romance, é uma biografia de tendência psicológica em que cada história mostra um traço característico da personalidade complexa e romântica de Pietchórin. Os tormentos e as paixões deste refletem, em parte, o estado de alma do próprio Liérmontov. Comparado, freqüent..
O mestre e Margarida é um romance revolucionário. É uma obra com um estilo absolutamente original, sobre a liberdade da escrita e a força do amor em tempos adversos. É também uma sátira devastadora da vida sob o regime soviético, da censura e da repressão. Um dos livros mais importantes e cultuados ..
O mestre e Margarida narra a fantástica chegada do diabo em plena Moscou comunista dos anos 1930. Tudo começa em uma tarde de primavera, quando Satanás e seu séquito diabólico decidem visitar a cidade e encontram poetas, editores, burocratas e todo tipo de pessoas tentando levar a vida em pleno regi..
Todas estas diferentes existências políticas e sociais deixam-se hoje reduzir a duas categorias principais, diametralmente opostas uma à outra, e inimigas naturais uma da outra: as classes políticas, compostas por todos os privilegiados, tanto da terra quanto do capital, ou mesmo somente da educação..
O conto oriental O Demônio é um grande poema da literatura russa, e nele podemos entender muito mais do que a poesia conta, pois há todo um universo do Cáucaso, emoções e o julgamento de Deus. O destino do amor mortal e imortal é narrado de forma única; é possível vivenciar cada cena, cada ato e ent..
Os textos reunidos neste volume provêm de três momentos importantes da carreira de Mikhail Bakhtin e permitem compreendê-la melhor. Iniciam com os extratos da sua primeira grande obra, descrição fenomenológica do ato de criação...
Repleto de sutilezas, com uma narrativa veloz e feita de cenas curtas e sem subterfúgios, Asas é considerado o primeiro romance de coming-out do mundo
Franco e afirmativo, Asas foi o primeiro romance russo a tratar abertamente da homossexualidade e tornou-se um dos textos-chave da história da liter..